Natal é uma ótima oportunidade para se dar de presente uma nova Smart TV, para aproveitar a casa e curtir com a família. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher o aparelho perfeito para sua casa.

Para quem tem dúvidas sobre os tipos de tela e o tamanho ideal, temos algumas recomendações. As TVs mais modernas no mercado têm display de LED, OLED e QLED.

LED - A tela de LED é uma evolução do LCD, o famoso cristal líquido, que utiliza um emissor de luz traseira que fica ligado o tempo todo para reproduzir as cores, incluindo o preto e o branco. Nas telas de LCD, a imagem é formada quando um impulso elétrico é enviado aos pixels compostos pelos cristais líquidos.

Nas TVs de LED, a criação das imagens também ocorre com a luz traseira enviada aos cristais líquidos, a partir de microlâmpadas em um painel de LED. Por isso, as TVs de LED mais modernas e com resolução 4K alcançam mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.

QLED - As TVs com pontos quânticos (Quantum Dot LED, ou QLED) prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais próxima do real. A tela QLED precisa de fonte de iluminação, que vem de uma camada de microscópicos cristais que absorvem e emitem frequências de luz para criar as cores e a imagem.

Apesar do maior volume de cor e brilho, o preto e os tons escuros das telas QLED costumam ser menos intensos. Atualmente, o preço das Smart TVs de QLED é intermediário, entre o LED e os aparelhos de OLED. É possível encontrar Smart TVs QLED 4K e também 8K.

OLED - As telas de OLED não usam iluminação traseira. Os pixels se acendem um a um quando estimulados por impulsos elétricos. A tela de OLED é formada por diodos orgânicos que emitem a própria luz. A tecnologia possibilita TVs mais finas, uma vez que não há painel de luz traseiro.

As TVs de OLED têm alto brilho e contraste e prometem cores puras, inclusive em tons escuros, já que o preto é formado por pixels desligados. Elas também estão disponíveis com resolução 4K e no 8K. As desvantagens das telas de OLED são o preço mais alto e a possibilidade de "burn-in" após alguns anos de uso, como acontecia com as antigas telas de plasma.

Tamanho e distância

É importante definir quais tamanhos de Smart TV você vai pesquisar até fazer a sua escolha. Isso depende, basicamente, do tamanho do ambiente, do espaço disponível para o aparelho e do quanto você pretende investir.

Quanto maior a TV, maior o espaço exigido para instalá-la em um móvel ou presa à parede e também para você aproveitar a imagem no melhor ângulo de visão, admirando a tela toda quando sentado no sofá.

Com o 4K e o 8K, as novas tecnologias de tela e funções como Eye Comfort, que regulam o brilho para um nível confortável aos olhos, o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor do que era recomendado anos atrás.

Para assistir TV em um ambiente mais escuro, você também pode programar brilho e contraste de forma personalizada ou deixar a própria TV ajustar de forma automática.

Ainda assim, é preciso alguma distância para você ter a tela toda em seu campo de visão. Veja uma estimativa atual das marcas:

- TV de 32 polegadas: mínimo 1,20m
-

... TV de 40 polegadas: mínimo 1,50m
- TV de 50 polegadas: mínimo 1,90m
- TV de 60 polegadas: mínimo 2,20m
- TV de 70 polegadas: mínimo 2,50m

Tendo essas informações, já é possível começar a escolher. Vai ser uma Smart TV 4K ou você vai investir na mais alta resolução disponível, 8K? O Shoptime tem todas as opções.

Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online os melhores produtos para você e sua casa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.