A Shopify é uma plataforma de e-commerce que possibilita a criação de lojas online e facilita a compra e venda de produtos pela internet. A ferramenta é uma opção para quem quer começar um negócio pela Internet ou deseja ampliar a exposição de produtos vendidos em lojas físicas.

A empresa aposta em uma interface intuitiva e recursos fáceis de usar, como ferramentas de layout , design e temas prontos, que podem ser utilizadas mesmo por pessoas sem experiência na área. Além disso, também é possível fazer a integração com redes sociais e outras plataformas para ajudar a alavancar as vendas. Interessados na plataforma podem ainda usá-la via desktop ou aplicativo para iPhone (iOS) e Android. A seguir, veja como a Shopify funciona e entenda se vale a pena para o seu negócio.

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O que é Shopify?

A Shopify é uma empresa canadense fundada em 2006 que desenvolveu uma plataforma para a criação de lojas online e gestão de produtos e vendas. O serviço funciona de forma semelhante a plataformas como Wix, WordPress e Webbly, que permitem criar sites pessoais, portfólios, blogs e páginas para vender na internet.

Entre os destaques da Shopify estão a fácil usabilidade do serviço e a possibilidade de integração com outras plataformas como Facebook, Instagram e Amazon. Também está entre as plataformas que são utilizadas para fazer dropshipping, um modelo de negócio que consiste em receber os pedidos de compra e encaminhá-los diretamente ao fornecedor. Dessa forma, o vendedor não é responsável pela logística de entrega.

Como funciona o Shopify?

O primeiro passo para começar a usar é fazer um cadastro gratuito com um e-mail e senha para login. Em seguida, o usuário já pode começar a montar a sua loja, mas vale lembrar que é preciso contratar um plano de acordo com os recursos que deseja. Há, ainda, a opção de um testar a plataforma gratuitamente por 14 dias, sem a necessidade de fornecer dados de cartão de crédito.

Embora a Shopify seja bastante intuitiva, os usuários têm acesso a vídeos, tutoriais e webinars que ensinam a utilizar todos os recursos e a vender na plataforma. Para quem preferir, é possível ainda contratar um especialista no próprio serviço para construir e gerenciar a loja online.

Caso o usuário já possua uma loja virtual em outra plataforma, também é possível fazer a migração. Já as vendas incluem uma taxa de transação que pode variar de 0,5% a 2%, dependendo do plano contratado.

Quais recursos o Shopify oferece?

A Shopify oferece uma ampla variedade de templates para configurar o design da loja com temas gratuitos e pagos de diversos setores: alimentos e bebidas, arte e fotografia, móveis e bijuterias, por exemplo. Também oferece aos lojistas benefícios como domínio personalizado, banco de imagens gratuito e sites otimizados para SEO e responsivos.

A plataforma conta ainda com softwares de gestão que automatizam diversas tarefas administrativas, como controle de pedidos, de estoque e de clientes. Há também ferramentas para gerenciar as lojas em diversos canais de vendas por meio de celulares, mídias sociais, lojas físicas e lojas pop-up. Além disso, a plataforma oferece recursos para otimizar o relacionamento com o cliente, como a possibilidade de configurar serviços de chat para a loja.

Outra facilidade são as ferramentas gratuitas de marketing incorporadas ao sistema que ajudam a melhorar as vendas e mensurar resultados por meio de relatórios. A plataforma permite, por exemplo, enviar e-mails personalizados para clientes, construir blogs e gerar códigos promocionais. O usuário ainda pode incrementar o seu negócio na Shopify app Store, que é a própria loja de aplicativos

... da plataforma. Há também o Gerador de Nomes, um recurso que sugere nomes e domínios inéditos para ajudar o usuário a construir a sua marca.

Quem pode usar o Shopify?

Com o crescimento das transações comerciais no ambiente virtual, a ferramenta é uma opção para novos empreendedores ou empresários que desejam criar uma loja online. Durante a pandemia, também pode ser uma alternativa para quem precisou migrar o seu negócio para a web.

A ferramenta é recomendada para pessoas que não dominam a área de programação de sites, além de quem deseja oferecer produtos e serviços com apoio de ferramentas que automatizam as tarefas. No entanto, pode ser bastante útil também para usuários mais experientes, que buscam montar uma loja virtual com mais praticidade.

Além disso, a Shopify conta com programas para parcerias. O Afiliados é indicado quem tem o objetivo de trabalhar com a divulgação das lojas e produtos. Outra alternativa é o Shopify Partners, que coloca em contato lojistas e especialistas de diversos setores, como designers, programadores e desenvolvedores interessados em criar projetos juntos.

Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online

Shopify é bom?

A plataforma figura entre as mais utilizadas no mundo para a criação de lojas online. Também possui certificações de criptografia de ponta a ponta que atestam, tanto aos lojistas quanto aos clientes, que é seguro fazer transações via a plataforma. Contudo, no site Reclame Aqui, a empresa aparece com a reputação “Não recomendada”, com mais duas mil reclamações em três anos de cadastro no site.

Vale destacar que, na área de dúvidas do cliente, a empresa orienta aos consumidores que precisam de ajuda a entrar em contato diretamente com as lojas. Além disso, também informa que os produtos, políticas e práticas de negócio são de responsabilidade das empresas hospedadas na plataforma.

Diferenças para a Woocommerce

Outra plataforma procurada para montar lojas virtuais é o WooCommerce, um plugin de WordPress que possibilita criar sites com códigos abertos. Ou seja, o usuário consegue modificar, adaptar e aprimorar o tema que utiliza em sua página na Internet.

Uma das principais diferenças em relação ao Shopify é que esta ferramenta exige que o usuário tenha noções de programação ou aprenda a administrar alguns recursos, como gerenciamento de atualizações, backups e personalização de plugins. Vale lembrar também que o WooCommerce é gratuito, mas é necessário pagar pelo domínio e a hospedagem do site.

Para fazer uma escolha entre Shopify ou WooCommerce, também é necessário levar em consideração que, na segunda opção, a questão da segurança também fica a cargo do usuário. Dessa forma, é preciso administrá-la por meio de atualizações, certificações e plugins de proteção. No entanto, pode ser uma boa opção para quem tem habilidades de programação voltadas para sites na web e deseja personalizar ao máximo sua página.

Preços e planos

A Shopify possui três opções de planos mensais que se diferenciam por fatores pré-estabelecidos. Entre eles, aspectos como a quantidade de integrantes da equipe com acesso a administração da loja, acesso a relatórios profissionais e o valor da taxa de transação definem a variação nos preços.

O plano básico custa US$ 29 (cerca de R$ 145 em conversão direta), com aplicação de 2% de taxa. Já o intermediário tem valor de US$ 79 (cerca de R$ 400) e taxa de 1%, enquanto o plano avançado custa US$ 299 (cerca de R$ 1.500), com taxa de 0,5%. É possível optar por planos maiores com desconto de 10%, em caso de contrato anual, e de 20% no contrato de dois anos.

A plataforma aceita ainda diversos tipos de pagamentos como boletos, dinheiro, cartões de crédito, Paypal, Amazon Pay, Apple Pay, entre outros.

Via Shopify 1, 2 e 3

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