O Adobe Flash Player é um dos reprodutores de mídia mais populares da Internet. O software, criado em 1996 e adquirido pela Adobe em 2005, é multiplataforma, ou seja, permite que diversos navegadores reproduzam vídeos, jogos e animações em formato Flash. Entretanto, o Flash Player começou a ganhar concorrentes mais modernos, o que resultou na decisão da Adobe de suspender o seu funcionamento no final do ano de 2020.

A empresa anunciou em 2017 que descontinuaria o software este ano, e a data está próxima: no dia 31 de dezembro, o Adobe Flash Player irá, de fato, acabar. No comunicado, a própria companhia reconheceu que outras ferramentas, como HTML5, WebGL e WebAssembly, conseguem desempenhar o papel que antes era realizado pelo plugin. Saiba a resposta de seis perguntas sobre o fim do Adobe Flash Player.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e para que serve o Flash Player?

O Flash Player é um software criado para reproduzir formatos específicos de vídeos nos navegadores. A plataforma atua como um plugin, que pode ser baixado em browsers como Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox. O Flash surgiu em 1996, criado pela FutureWave, como uma ferramenta que criava animações a partir de gráficos vetoriais. Por isso, o recurso permitia que alguns formatos de vídeos e aplicações pudessem rodar online.

Em 2005, a Adobe comprou o software e o Flash Player seguia como a principal ferramenta do segmento, além de prover tecnologia para praticamente toda a Internet. Nos anos 2000, alguns jogos, como os do Facebook e o Habbo Hotel, se popularizaram na web e funcionavam por conta do suporte do Flash Player.

Quando o Flash Player vai acabar?

A Adobe afirmou em julho de 2017, por meio de comunicado, que encerraria as atividades do Flash Player em 31 de dezembro de 2020. Nessa nota, a empresa disse que não iria mais atualizar o software a partir desta data e encorajou as demais plataformas e desenvolvedores a migrar qualquer conteúdo em Flash para outras ferramentas mais modernas.

Dessa forma, a partir do primeiro dia do ano de 2021, não haverá mais suporte para o Adobe Flash Player por parte da empresa. Além disso, para promover a segurança dos usuários, a Adobe afirmou que irá bloquear qualquer tipo de conteúdo que seja rodado pelo Flash Player a partir do dia 12 de janeiro de 2021.

Por que o Flash Player vai acabar?

Ainda em 2010, o Flash Player já era alvo de críticas. No mesmo ano, Steve Jobs, então presidente executivo da Apple, publicou uma carta com diversos pontos negativos sobre a ferramenta. Entre os comentários, disse que não usaria o Flash Player no iOS e afirmou que a plataforma era inviável para as versões mobile de navegadores, principalmente por ser pesada e consumir muita bateria.

Nos computadores, uma das principais críticas ao Flash Player era a falta de segurança. Relatos de falhas estavam se tornando comuns e, segundo a própria Adobe, 292 correções ocorreram na ferramenta em um período de 14 anos. Essas vulnerabilidades permitiam que hackers pudessem atacar dispositivos através de anúncios, promovidos a partir do software, além de conseguirem acessar a memória do computador por meio dos scripts da plataforma.

Quais programas vão substituir o Flash Player?

O principal substituto do Flash Player é o HTML5. Além de já ser um concorrente direto, é um sistema mais leve e que permite a fácil manipulação dos elementos de áudio e vídeo sem a necessidade de plugins, como o próprio software da Adobe. Grandes plataformas que trabalham com imagens, como o YouTube, já migraram para o HTML5 antes mesmo do anúncio do fim do Flash Player.

... >

Outras ferramentas que trabalham layout e visual, como CSS e Adobe Animate, também tendem a ocupar o espaço do Flash Player. O JavaScript, uma linguagem de programação, também gera informação visual, além de imagens em 3D e animações, e é popular nas versões para celular.

Veja também: Como usar presets do Lightroom para editar suas fotos do Instagram

Quem será afetado com o fim do Flash Player?

Na prática, o usuário final será pouco impactado. Isso se dá porque os desenvolvedores e companhias tiveram mais de dois anos desde o anúncio da Adobe para adaptarem suas aplicações. Empresas como Apple, Google e Microsoft estão dando suporte para a transição do Flash Player para outras plataformas, justamente com o objetivo de não afetar o consumidor. Na verdade, caso o usuário esteja usando navegadores em sistemas atualizados, é possível que ele nem se dê conta que o Flash Player “morreu”.

Enquanto isso, desenvolvedores podem ficar aliviados, uma vez que o Flash Player era alvo de ataques e, por isso, as aplicações exigiam constantes atualizações. O internauta só irá perceber que a ferramenta deixou de ser usada, no máximo, se acessar algum site na web que não esteja atualizado. A única consequência será de que o navegador não conseguirá carregar a página em questão.

Como desinstalar o Flash Player?

Em alguns casos, o próprio navegador sugere e guia o usuário a desinstalar o Flash Player. Ao abrir uma guia do Google Chrome, a aplicação irá notificar o usuário para desativar o programa. Dessa forma, basta clicar em “Desativar”, e sem nenhum outro redirecionamento, o Flash Player não irá mais rodar no navegador.

Em outros casos, o usuário pode baixar o desinstalador do Flash Player, disponibilizado pela própria Adobe. Após fazer download do software, o internauta deve fechar o navegador, abrir e rodar o desinstalador.

Problema no Adobe Flash Player: Vídeos estão travando no PC. Saiba como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.