Rodrigo "El Gato" Fernandes é um dos maiores nomes do Free Fire brasileiro. O rondoniense de 24 anos de idade conquistou milhões de fãs pelo Brasil com suas lives jogando o Battle Royale da Garena. Atualmente, El Gato soma mais de três milhões de seguidores em seu canal da Nimo TV e mais de oito milhões no YouTube. Já no Instagram e no Twitter, o influenciador acumula mais de quatro milhões e 180 mil seguidores, respectivamente. El Gato conversou com o TechTudo sobre a sua carreira, sobre o poder de transformação social do FF e deu dicas para quem sonha em ser um streamer de sucesso.

El Gato tem uma trajetória curiosa: ele surgiu produzindo conteúdo de humor religioso, tornou-se comediante de stand-up, até que virou streamer de Free Fire deslanchou. Hoje, depois da fama, Rodrigo se entitula como um "businessman". E não é à toa.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

El Gato não é apenas um produtor de conteúdo. Em 2019, ele fundou a Los Grandes, um dos principais times do cenário competitivo de Free Fire no Brasil. Ele também promove competições, como o Gran Duelo. Além do sucesso no jogo, El Gato ainda tem investido na música: em parceria com o selo musical Hyplay Records, o rondoniense lançou em novembro o clipe "Bau Bau". Na última sexta-feira (11), ele lançou a música e o clipe "Satisfatório".

TechTudo - Em novembro de 2020 você fez a estreia musical com "Bau Bau", e agora lançou mais uma música, a "Satisfatório". Esse é um El Gato diferente. Como nasceu a ideia de investir na música e como está sendo a experiência?

El Gato - Recentemente, eu andei "colando" com uns cantores bem conhecidos no cenário do trap, como o Mc Kawe e Jovem Dex, e me diverti muito com eles. Então, acabei entrando na "vibe". Inclusive, eles gostaram da minha voz, dos meus clipes, enfim, das coisas que eu faço e me falaram: "Por que você não grava um trap, só para ver se você gosta?". Foi o que me motivou a gravar a "Bau Bau" com a Hyplay, que foi criada justamente para unir o mundo da música e dos games, e eu curti muito! E agora, eu lancei "Satisfatório", e também curti.

Isso está sendo um hobby para mim. Quando aliviarem minhas demandas de trabalho, com certeza, eu vou colar no estúdio e me dedicar para produzir mais um som com a Hyplay para os fãs curtirem!

TechTudo - Sua origem é humilde e foi transformada pelo Free Fire. Hoje o Battle Royale é visto como um instrumento de inclusão social que muda a vida de muita gente. Como você se sente vendo esse fenômeno e sendo parte dele?

El Gato - Olha, vou ser sincero, quando eu comecei a jogar Free Fire eu não pensava que ia ajudar as pessoas carentes mostrando que aquele era um caminho que poderia dar certo. Eu realmente gostava do jogo, comecei minha carreira jogando e deu certo. Hoje, eu fico muito feliz em ver o que o Free Fire se tornou.

O jogo é simples, para que todo mundo tenha condição de jogar, porque hoje infelizmente a galera que tem pouca condição financeira não tem acesso a muitos jogos e nem possui equipamento. O Free Fire é um jogo completo, que a gente se diverte e bate de frente com qualquer jogo da atualidade. Para mim, irmão, o melhor jogo é o Free Fire.

Eu vivo pelo Free Fire. Então, fico feliz pra caramba pelo FF proporcionar isso para as pessoas!

TechTudo - Quando uma pess

... oa começa a carreira de pro player ou produtor de conteúdo, as pessoas sempre perguntam sobre a reação e suporte dado pela família. Vamos fazer diferente: como foi a sua reação, suas esperanças e inseguranças no início da sua carreira? Você teve medo do projeto gamer não dar certo?

El Gato - Eu não tive medo do projeto não dar certo, até porque um pro player/influencer não precisa abrir mão de muita coisa, porque nós já trabalhamos com Internet. Eu continuei trabalhando e produzindo meu conteúdo. Então, consegui linkar as duas coisas e eu não coloquei nada em risco. Pessoalmente falando, para mim, eu não tive essa dificuldade, mas eu sei que muita gente tem que deixar o emprego e investir dinheiro para fazer dar certo.

E, o que eu acho disso? Eu acho que vale a pena! Tudo tem um risco, mas se você está arriscando para ter uma carreira legal, a chance de sucesso é grande, claro, se você acreditar em si mesmo! Enfim, eu não abri mão de muita coisa, mas para quem tem que abrir mão, eu sei que talvez seja difícil, e para motivar: eu acredito que quando as pessoas se esforçam, pagam um preço, elas têm muita chance de dar certo. Mas se não der certo, pelo menos você tentou!

TechTudo - Qual foi a história mais marcante que você viveu com um fã? Você já passou por alguma situação inusitada ou que te fez se sentir muito realizado?

El Gato - Acho que nunca passei por uma história marcante com um fã. Eu adoro receber o carinho de todos eles, o amor dos meus fãs, mas eu nunca encontrei um fã fanático… Eu nunca passei por uma situação assim! Meus fãs são bem legais, graças a Deus, e não são nada abusivos, por isso eu sou bem carinhoso com eles!

TechTudo - Mesmo com a pandemia, 2020 foi um ano muito importante para o desenvolvimento do Free Fire no cenário competitivo. O que mais te anima com o crescimento do Free Fire como esport, principalmente no Brasil?

El Gato - O que mais me anima é que vão ter mais pessoas me assistindo, e consequentemente, a minha carreira vai se consolidar ainda mais. Até porque eu não estou mais tão dedicado a jogar. Mas eu sei que tem muita gente chegando, então estou mais dedicado em ensinar as pessoas a terem uma carreira.

Inclusive, quero fazer um convite para a galera que está pensando em investir e sonha em fazer parte desse mundo de streamers, influenciadores e pro players: façam a faculdade do El Gato, a Losacademy.com. Lá, eu falo sobre todo o caminho que eu percorri e ensino qual caminho você pode trilhar para chegar ao sucesso no Free Fire.

TechTudo - Você é fundador da Los Grandes, mas tem a bagagem de pro player e criador de conteúdo. Como é trabalhar no Free Fire pela perspectiva de gestor, já tendo a experiência do outro lado da moeda?

El Gato - Olha, isso me viciou! Hoje, nos meus trampos, eu gosto muito de estar por dentro do negócio para poder conhecer o meio e agir da forma correta. Por conhecer o cenário, eu consigo fazer contratações boas e participar ou não de campeonatos. Eu acabo tendo o feeling de saber o que é bom ou não para a empresa.

Então, acho que toda empresa e que todo "businessman” deve conhecer muito bem o seu negócio antes de investir. Aliás, isso você aprende em qualquer aula sobre investimento: você precisa conhecer o negócio que está investindo, senão pode acontecer de dar um tiro no escuro e quebrar a cara. Então, particularmente, eu acredito que tive sucesso por causa disso.

TechTudo - Como nasceu a ideia de criar a Los Grandes Academy? Que dica você daria para o fã que sonha em entrar para a organização?

El Gato - Eu criei a Los Academy exatamente porque muitas pessoas me veem como um espelho. Eles conhecem meu sucesso no mercado de livestream e o quanto eu tenho a agregar. Então, eu tive a ideia de criar a Los Academy para alcançar essas pessoas de uma forma fácil e simples e com um custo acessível. A nossa faculdade tem um custo baixo de investimento, porque a gente realmente sabe como é a situação das pessoas no Brasil.

Existe muita dificuldade em pagar custos altos, investir... Então, eu faço bem baratinho, mas dou tudo de mim para que as pessoas possam evoluir como streamer. Faça Los Academy, lá tem peneira, que inclusive já começou, nós estamos escolhendo dois pro players para entrar para o time da Los Grandes. E, em menos de um mês, vamos estrear um reality show para escolher um streamer para morar aqui na Game House da Los Grandes por uma temporada. Então, venha fazer a Los Academy e não desista do seu sonho!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.