Uma imagem polêmica voltou a circular na Internet e está dividindo usuários das redes sociais sobre o seu real conteúdo. A ilusão de ótica mostra uma sequência de formas geométricas em preto, branco e diferentes tons de cinza que, dependendo do ponto de vista de cada pessoa, pode revelar quadrados ou círculos. A figura viralizou pela primeira vez em 2017 e voltou ao centro das discussões nesta semana no Twitter.

Mistérios envolvendo ilusões de ótica são comuns nas redes sociais e despertam discussões entre usuários frequentemente. No início do ano, um GIF mostrava setas azuis e vermelhas que pareciam estar em movimento. Em 2017, foi a vez da polêmica da cor do tênis cinza ou rosa que viralizou no Twitter, Facebook e WhatsApp. Já em 2018, outra ilusão de ótica fabricada por pesquisadores discutiu se a foto estava parada ou em movimento.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Na rede social, uma publicação recente relacionada à imagem acumula mais de 1,5 mil retuítes e 15 mil curtidas. Algumas pessoas afirmam que enxergam na figura uma sequência de quadrados alinhados na horizontal, enquanto outras conseguem encontrar 16 círculos na tela, distribuídos entre quatro linhas e quatro colunas. Usuários chegaram a desenhar os círculos manualmente na figura para ajudar outras pessoas a visualizarem as formas geométricas.

Afinal, são quadrados ou círculos?

Revelando o mistério, a imagem não mostra nem quadrados nem círculos, apenas linhas sombreadas na horizontal e na vertical. Quando os traços se encontram, nosso cérebro transforma automaticamente essas combinações em um padrão mais coerente ao nosso entendimento. Por isso, cada pessoa possui uma interpretação diferente das formas exibidas.

As tonalidades das cores e as sombras das linhas utilizadas na figura facilitam essa percepção, porque criam a ilusão de profundidade que gera as formas geométricas. Há casos, ainda, de pessoas que conseguem identificar os dois formatos, e podem alternar entre as visualizações sempre que desejam.

A figura foi criada em 2006 pelo pesquisador Anthony Norcia, que é um membro do Smith-Kettlewell Eye Research Institute, instituto de pesquisas relacionadas à visão. Na época, a imagem, denominada "The Coffer Illusion" (devido à semelhança dos "quadrados" com um cofre) figurou entre o Top 10 do concurso

... “Melhor Ilusão de Ótica do Ano”, organizado pela Neural Correlate Society.

Veja também: Como saber se uma foto é fake? Veja dicas para descobrir

WhatsApp: qual a resposta para o desafio do elefante e da igreja? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.