Mensagens temporárias são uma opção para se comunicar com amigos em aplicativos para Android e iPhone (iOS). A função, que autodestrói mensagens enviadas após um período de tempo, passou a ser disponibilizada inicialmente pelo Snapchat. De maneira similar ao que aconteceu com a função Stories, o recurso foi adaptado para outros apps e, atualmente, é possível utilizar a funcionalidade pelo WhatsApp, Telegram e Instagram.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de aplicativos que autodestroem conteúdo enviado nos chats. Confira, a seguir, como funciona o recurso, que pode ser excluído após a visualização do destinatário ou depois de um período pré-estabelecido, e mantenha seus chats ainda mais protegidos de olhares curiosos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Snapchat

O Snapchat é uma rede social para Android e iPhone que ficou conhecida por suas publicações que desaparecem em 24 horas. Inicialmente, o serviço só permitia chats privados em que o conteúdo se autodestruía assim que o destinatário visualizasse a mensagem — recurso que está disponível até hoje. Depois disso, o Snapchat introduziu a função Stories, que posteriormente foi adaptada para outras redes sociais, como o Instagram, Facebook e Messenger, por exemplo.

Uma função interessante dos chats privados do Snapchat é a possibilidade de modificar a duração das mensagens. Por padrão, a plataforma autodestrói o conteúdo enviado e recebido assim que os usuários visualizam as mensagens, mas é possível guardar todo o conteúdo compartilhado por até 24 horas. Além disso, outra funcionalidade útil e que garante mais privacidade na plataforma é o alerta que é emitido quando o destinatário faz uma captura de tela.

2. Instagram

O Instagram já permitia enviar fotos que se autodestroem em chats privados, com recurso que alertava para capturas de tela, similar à função do Snapchat. Porém, recentemente, a rede social também adicionou o modo temporário nos chats privados. Para ativá-lo, é necessário iniciar uma conversa e, em seguida, deslizar o chat para cima.

Assim que o chat assumir o modo noturno e emojis de "segredo" saltarem sobre a tela, o modo temporário é ativado e todas as mensagens trocadas são apagadas assim que o destinatário visualizá-las ou sair da conversa. Vale lembrar que a função também tem previsão para chegar ao Messenger, já que houve integração entre os serviços de mensagem do Facebook.

3. WhatsApp

O modo temporário também chegou ao WhatsApp, mensageiro do Facebook. O recurso pode ser acessado por celulares Android e iPhone e apaga as mensagens automaticamente após sete dias. A função deve ser ativada individualmente nas conversas do mensageiro e também pode ser habilitada em grupos, desde que seja pelo administrador do chat.

Após ativado, o recurso exclui automaticamente todas as mensagens compartilhadas nas conversas, incluindo fotos, vídeos e áudios após sete dias. No entanto, o WhatsApp não é capaz de apagar o conteúdo caso esteja armazenado na memória interna do smartphone. Para ativar a função, é necessário ir para as configurações do chat e, em "Dados", selecionar a opção "Mensagens temporárias".

4. Telegram

O Telegram, além de permitir criar chats secretos com mensagens que se autodestroem, também possui um recurso capaz de apagar automaticamente as fotos e vídeos enviados nas conversas comuns do mensageiro, logo após o destinatário das mensagens visualizá-las. Você pode programar o tempo

... de exibição do arquivo e, para isso, deve tocar sobre o ícone de relógio no menu inferior que aparece após selecionar um anexo antes de enviá-lo.

5. Bedford

O Bedford é um app disponível apenas para iPhone (iOS) que possui uma proposta curiosa. Ele foi desenvolvido por Joshua Kushner, que desejava ter uma rede social para conversar apenas com a sua esposa. Por isso, o mensageiro funciona como um chat privado e só permite enviar mensagens para uma única pessoa. É possível enviar arquivos de texto, fotos e vídeos pelo app e todo o conteúdo das mensagens desaparece após 48h.

WhatsApp: como falar com alguém sem adicionar aos contatos? Saiba no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.