O Instagram passou por diversas mudanças ao longo de 2020. Além de comemorar sua primeira década no mês de outubro, o aplicativo do Facebook também trouxe inovações que deixaram a rede social mais completa. Uma das novidades que mais fez sucesso entre os usuários foi o Instagram Reels, que permite criar vídeos de até 30 segundos usando áudios e efeitos. A ferramenta surgiu para concorrer com o TikTok, app chinês muito famoso entre os adolescentes.

Para relembrar outras atualizações deste ano, como as novas fontes para os Stories, a chegada do Instagram Shop ao Brasil e a integração com o Messenger, preparamos uma lista com a retrospectiva. Confira, a seguir, todas as novidades e recursos lançados pelo Instagram em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Instagram Reels

O Instagram Reels chegou para concorrer diretamente com o TikTok. A ferramenta surgiu a partir de um recurso que estava em testes no Brasil, chamado Cenas, que foi substituído pelo Reels após os avanços. Inicialmente, o função permitia criar microvídeos criativos de até 15 segundos, com efeitos e áudios originais ou já existentes. Meses depois, para a alegria dos usuários, uma atualização passou a permitir a criação de vídeos com o dobro do tempo.

2. Novidades para a versão web

O Instagram também investiu em novidades para a versão web, que pode ser acessada pelo computador. Em abril, com a explosão das lives durante a quarentena, a rede social ganhou um recurso para assistir aos vídeos ao vivo pelo PC.

Além disso, o Instagram Direct chegou à versão web, permitindo enviar e responder todas as mensagens pelo navegador. De acordo com o app, a atualização veio para ajudar a manter os usuários em contato no período da pandemia do Coronavírus. A a novidade também trouxe a possibilidade de responder aos Stories pelo computador.

3. Novas fontes para Stories

Uma das novidades do Instagram em 2020 foi as novas fontes para os Stories. Entre as letras disponíveis, agora é possível encontrar tipografias serifadas, em caixa alta, cursiva e outras. Atualmente os usuários contam com nove tipos de letras para os posts que duram 24 horas, sem a necessidade de usar outros aplicativos.

4. Celebração dos 10 anos

Para comemorar seus primeiros 10 anos, o Instagram preparou uma surpresa na plataforma. Durante o mês de outubro, os usuários poderiam mudar o ícone do app. A rede ofereceu 12 opções entre versões antigas e cores alternativas para o modelo atual. Outras novidades que vieram junto com o aniversário da plataforma foram as atualizações de bem-estar, com o objetivo de reduzir as interações negativas na rede social, e o Mapa de Stories, que traz um calendário com os Stories postados nos últimos três anos.

5. Integração com Messenger

A ideia de integrar os chats do Instagram e Facebook veio com o objetivo de igualar as funções entre os mensageiros. Assim, a partir de agosto deste ano, o Direct do Instagram passou a ter recursos que estavam disponíveis apenas no WhatsApp e no Messenger, como a possibilidade de enviar respostas rápidas para mensagens individuais deslizando para o lado.

6. Instagram Guias

Outra novidade lançada pelo Instagram em 2020 foram as Guias, um novo tipo de post focado em curadoria de conteúdo. A seção fica no perfil do usuário e permite reunir publicações, produtos ou lugares de um tema específico e organizá-los em um arquivo único.

7. Modo temporário

O Modo Temporário no Instagram pe

... rmite enviar mensagens que desaparecem no Direct. O usuário que usar o recurso terá as conversas apagadas automaticamente logo depois que todos visualizarem o chat. Vale lembrar que a ferramenta pode ser usada uma vez ou constantemente em um chat.

Veja também: 4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

8. Instagram Shop

O Instagram Shop já estava em funcionamento nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em julho de 2020. O recurso oferece ao usuário uma lista de produtos de marcas e de criadores de conteúdo, que são exibidos de acordo com os seus interesses. A seção de compras no app funciona como uma vitrine digital para vendedores e pode facilmente ser acessada pela página inicial. No entanto, ainda não é possível concluir a compra direto no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.