2020 foi um ano em que grandes empresas ou serviços apresentaram bugs de funcionamento. Uma das falhas afetou celulares Android, que colocou aparelhos automaticamente em horário de verão, enquanto outras comprometeram o uso do iPhone (iOS), travando o smartphone ao receber mensagens com emojis ou permitindo que apps espionassem as informações dos usuários. Aplicativos como WhatsApp e Spotify também foram vítimas de erros importantes que bugaram seus serviços. Confira, a seguir, seis grandes bugs que afetaram celulares em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Bug do horário de verão

No dia 30 de novembro, alguns celulares com Android tiveram seus horários alterados automaticamente pelo sistema. Isso aconteceu porque nesta data teria início o horário de verão 2020 no Brasil, se o governo não tivesse revogado a prática em 2019. Mesmo com o cancelamento tendo acontecido há bastante tempo, o Google informou que as mudanças afetaram o banco de dados usado para garantir a pontualidade do relógio nos celulares, e alguns aparelhos com Android 9 ou versões anteriores não teriam acesso à informação atualizada. No Twitter, vários usuários reclamaram da mudança de horário repentina no celular.

iPhone buga com mensagem

Uma mensagem que combinava caracteres do idioma sindi acompanhados de emojis de bandeiras de países congelava iPhones, macOS, Apple Watch e iPads quando visualizada em notificações ou em conversas nos mensageiros, como o WhatsApp. A falha aconteceu em abril deste ano e paralisava o uso do touch da tela, forçando os usuários a reiniciarem seus aparelhos para que ele voltasse a funcionar — a grande maioria dos dispositivos afetados possuía iOS 13 instalado.

A falha acontecia porque o iOS consumia muita memória para renderizar textos no idioma sindi. O problema foi consertado em atualizações posteriores do sistema, mas enquanto o update não foi liberado, era preciso desativar as notificações do celular para não ser surpreendido com a mensagem congelante em alertas push.

Bug do iFood expõe dados pessoais

O iFood também passou por momentos de erro na manhã do dia 19 de junho. O app de entregas passou a exibir informações de outras contas nos perfis dos usuários. Os clientes afetados visualizavam endereço de entrega desconhecido, histórico de pedidos diferente do realizado e restaurantes disponíveis em regiões distantes daquela em que o usuário estava.

Em nota, o iFood informou que o problema durou 30 minutos e que exibiu dados de clientes de maneira aleatória no app. A empresa disse ainda que, durante o período de bug, ninguém conseguiu realizar pedidos em contas de terceiros, e que também não houve vazamento de dados de cartões de crédito, pois essas informações ficam armazenadas no celular do usuário, e não no banco de dados da empresa.

Apps com bug acessavam área de transferência do iPhone

Desenvolvedores descobriram um bug que permitia que aplicativos coletassem informações armazenadas na área de transferência do iPhone. O problema foi percebido por profissionais que instalaram a fase beta do iOS 14. A falha acontecia graças ao recurso de privacidade lançado na nova versão do sistema, que alerta quando aplicativos acessam a área de transferência do smartphone — o problema era que os apps tinham acesso a essas informações sem restrições e não se sabia como esses dados eram manuseados.

Um dos apps flagrados praticando o ato foi o TikTok, que se defendeu alegando que acessa a área de transferência para conferir se os usuários estão praticando spam ou comportamento repetitivo. O TikTok também prometeu uma atualiza�

... �ão do aplicativo para remover o acesso e evitar confusões nesse sentido.

Bug com SDK do Facebook trava apps

Aplicativos como Spotify, Nubank, Waze e Pinterest apresentaram o mesmo problema de inicialização em iPhones no dia 10 de julho, e o bug estava relacionado ao Facebook. Ao tentar abrir um dos apps, o usuário percebia que ele era inicializado, mas logo depois era encerrado repentinamente, tornando seu uso bloqueado pelo erro. Alguns jogos, como Free Fire e Call of Duty Mobile, também sofreram do mesmo problema.

A falha aconteceu devido a um erro no sistema de login do Facebook utilizado pelos serviços. O mesmo problema aconteceu em maio no Spotify. O Facebook teria desativado uma atualização no servidor que aciona o sistema de login, fazendo com que usuários que utilizam a rede social como credencial de entrada não conseguissem acessar os serviços.

Figurinhas animadas muito grandes bugam WhatsApp

As figurinhas animadas finalmente chegaram ao WhatsApp, mas foi preciso controlar a empolgação dos usuários e colocar limite no tamanho dos stickers. Isso aconteceu porque algumas figurinhas exibiam animações muito longas — algumas delas mostravam filmes como Shrek e Procurando Nemo na íntegra, dentro do mensageiro. Por serem muito grandes, os stickers poderiam causar congelamento do app e provocar o fechamento forçado do mensageiro. Por isso, deste agosto, figurinhas animadas do WhatsApp só podem ter, no máximo, 1 MB.

Bug na barra de progresso do YouTube; como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.