Os desafios e brincadeiras tomaram conta do Instagram em 2020. Por conta da pandemia de Covid-19 e do isolamento em casa, a rede social foi palco de diversas modinhas neste ano. #DesafioAceito, Monte seu BBB – Versão Quarentena e #10ToquesChallenge foram algumas das correntes que usuários participaram, ou pelo menos assistiram, no feed, Stories, IGTV e, mais recentemente, no Reels.

Além disso, brincadeiras famosas no TikTok, como a tendência de se vestir como personagens de séries, também invadiram a rede social rival. Neste clima de retrospectiva, o TechTudo lembra as principais febres do Instagram em 2020. Reveja e faça a sua aposta sobre quais brincadeiras voltarão em 2021.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. #DesafioAceito entre mulheres

Uma onda incentivando a sororidade e o fim da competitividade entre mulheres tomou o Instagram com a hashtag #DesafioAceito em março. Na campanha, mulheres postavam uma foto de si mesmas e marcavam 10 amigas, inserindo uma variação da seguinte legenda no post ou Story:

"Se eu não marcar você, por favor, não se ofenda, tentei escolher pessoas que eu pensava que iriam participar. Com demasiada frequência, algumas mulheres acham mais fácil criticar uma a outra ou a si mesmas, em vez de se fortalecerem. Com toda a negatividade por aí, vamos fazer algo possível! Carregue 1 foto sua ... SOMENTE VOCÊ. Em seguida, marque 10 outras mulheres bonitas para fazer o mesmo. Construa-se em vez de se destruir. COPIE E COLE. Se eu te marquei, não me decepcione. Vamos espalhar alguma positividade."

A hashtag ainda voltou à rede social em julho, desta vez com fotos predominantemente em preto e branco e sem o texto da corrente. O desafio continuou focado nas mulheres e na ideia de apoio mútuo, mas a quantidade de perfis marcados ficou mais livre na segunda onda da brincadeira.

2. Monte seu BBB – Versão Quarentena

Também em março, o template 'Monte seu BBB – Versão Quarentena' viralizou nos Stories. Com referência ao Big Brother Brasil, a brincadeira consistiu em marcar amigos atribuindo-lhes características comuns nos participantes do reality, como "vilão", "vtzeiro" e "faria casal". O template ainda emulava uma das brincadeiras do programa, o "Jogo da Discórdia", em que o usuário poderia indicar quem seria influenciador e quem seria influenciável dentro da casa.

3. #10ToquesChallenge

Fazer 10 embaixadinhas com o papel higiênico foi o desafio proposto pelo #10ToquesChallenge ou "desafio dos dez toques". Os protagonistas foram, em sua maioria, jogadores de futebol. A brincadeira fez sucesso em março, logo após a paralisação dos campeonatos em virtude da pandemia de Covid-19.

Craques como Lionel Messi, Di Maria e Roberto Carlos foram alguns dos que participaram da corrente. Eles eram marcados por colegas e, ao postar o vídeo, desafiavam outros amigos futebolistas. Na mesma época, uma polêmica envolvia o papel higiênico: a escassez do produto nos supermercados, principalmente na Europa.

4. Dancinhas do TikTok

Alguns desafios iniciados no TikTok vão parar no Instagram. Esse é o caso das coreografias de músicas famosas, como a Nonstop, do rapper Drake. O hit inspirou o #FlipTheSwitchChallenge, em que casais trocavam de roupas e acessórios quando a música chegava ao verso "I just flipped the switch" (eu acabei de apertar o interruptor, em tradução literal).

O desafio ao som de Drake bombou em março, mas as danc

... inhas pipocaram no Instagram durante todo o ano. Outro exemplo foi o Hit Every Beat, desafio em que os dançarinos sincronizavam os movimentos dos braços e mãos com as batidas de "U Can't Touch This", de MC Hammer. As músicas "Supalonely", de Benee, e "Say So", de Doja Cat, também estiveram entre os desafios de coreografia que migraram do TikTok para a rede social "vizinha".

5. Frase nos Stories

Pegadinhas nos Stories também foram sucesso na quarentena. Neste caso, o usuário postava uma foto ou texto indicando um acontecimento bombástico, que surpreenderia seus seguidores. No entanto, a postagem se tratava de uma armadilha. Caso um seguidor respondesse ao Story, precisaria entrar na brincadeira e compartilhar em seu próprio perfil uma postagem relacionada à alguma situação da lista.

O número era selecionado pelo usuário que aplicou o "golpe". Dentre as opções, havia alternativas mais simples, como "vou ficar sem celular por um mês", e cenários mais desafiadores, como anunciar uma gravidez.

Veja também: Como fazer quiz e perguntas no Instagram Stories: Eu nunca, Stop e mais

6. Desafio das Séries

Em abril, a moda do Instagram foi o Desafio das Séries. A brincadeira consistia em um template de Stories sobre séries de TV, trazendo tópicos como "primeira série que assisti", "todo mundo gosta menos eu" e "não consegui terminar". O layout foi criado por @caiodaquino, que mantém o template no destaque dos Stories.

7. Filtro de Sorriso

Outra moda do TikTok invadiu o Instagram em julho: o filtro de sorriso, que colocava um riso realista no rosto do usuário. Para usá-lo no Instagram, era preciso gravar um vídeo no TikTok, ativar o compartilhamento e depois escolher entre o feed e os Stories.

8. “Como me vestiria se estivesse em uma série”

Em julho, a tendência era compartilhar como o usuário se vestiria se estivesse em determinada série de TV. A publicação, feita em formato de vídeo, exibia a pessoa com roupas no estilo das usadas pelos personagens do programa. Algumas das produções mais comuns na brincadeira foram Friends, Stranger Things, Gossip Girls e Lucifer. A indumentária mudava com um pulinho do usuário, que também marcava a transição da trilha sonora das séries.

Filtros do Instagram Stories não aparecem: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.