O WhatsApp liberou algumas funções interessantes no aplicativo para Android e iPhone (iOS) em 2020. Alguns recursos, como o que permite ativar as configurações de modo escuro, por exemplo, já eram aguardadas para o ano. Além disso, funções muito pedidas por usuários do mensageiro também foram anunciadas e, entre elas, estão a possibilidade de pesquisar figurinhas por meio de palavras-chave e enviar mensagens que se autodestroem.

Na lista abaixo, o TechTudo separou 11 funções anunciadas pelo WhatsApp que marcaram o ano de 2020 para o mensageiro. A seguir, você pode conferir uma retrospectiva dos lançamentos do app para o ano, quais são os recursos liberados e como eles podem auxiliar os usuários do app de mensagens mais popular do mundo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modo escuro

O WhatsApp introduziu o tema escuro no aplicativo para Android e iPhone (iOS) este ano. O recurso já estava em fase de testes na versão experimental do aplicativo e foi liberada para todos os usuários da versão estável do mensageiro em março. O tema preto pode trazer alguns benefícios, incluindo a possibilidade de irritar menos os olhos em ambientes menos luminosos ou com pouca claridade, oferecendo maior conforto à vista principalmente à noite. Além disso, o recurso também pode ajudar a economizar bateria em celulares com tela OLED.

2. Adicionar a grupos usando QR Code

Em julho, o mensageiro anunciou os QR Codes na plataforma. O código, capaz de identificar usuários, permite adicionar contatos à lista do app sem a necessidade de ter que salvá-los manualmente na agenda do telefone. Os códigos pessoais são únicos e podem ser acessados a partir das configurações do app. Por lá, também é possível iniciar uma conversa utilizando o recurso. Para isso, você deve escanear o código do contato usando a câmera do celular. Também é possível convidar contatos para grupos por meio dos QR Codes.

3. WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay foi anunciado em 2020 e chegou a passar por uma fase de testes na Índia até ser lançado oficialmente em junho. O recurso permitiria que usuários realizassem transferências de dinheiro pela plataforma, além de efetuar pagamentos para empresas e lojas no WhatsApp Business. No entanto, o Banco Central suspendeu o serviço em julho e, até o momento, não há previsão do retorno da funcionalidade e nem se ela será, de fato, liberada pelo órgão regulador.

4. Limitar encaminhamento de mensagens

O WhatsApp tem anunciado uma série de recursos que visam frear a disseminação de notícias falsas na plataforma. Em abril, o mensageiro anunciou uma nova medida para limitar o encaminhamento de mensagens frequentemente compartilhadas. Desde então, as mensagens encaminhadas mais de cinco vezes — além de receberem um selo indicativo de seta dupla — estão limitadas para até um contato por vez.

5. Chamadas de vídeo com oito pessoas

O ano de 2020 foi marcado pelo aumento no número das chamadas de vídeo em todo o mundo. A partir das medidas de isolamento e distanciamento social, necessárias para frear o contágio da Covid-19, as videoconferências ficaram bastante populares tanto parar reunir amigos e familiares quanto para as reuniões no trabalho remoto. Nesse cenário, o WhatsApp aumentou o limite de participantes nas chamadas de vídeo, que agora podem ser realizadas com até oito contatos.

6. Pesquisa de mensagens no Google

Em mais um esforço para combater a disseminação de notícias falsas na plataforma, o WhatsApp começou a liberar em agosto uma função que permite pesquisar no Google o conteúdo de mensagens muito encaminhadas. O recurso atribui um ícone de lupa às mensagen

... s com selo de seta dupla, que indicam que o conteúdo foi compartilhado muitas vezes. Assim, usuários podem pesquisar a veracidade das informações contidas na mensagem diretamente pelo Google, tocando sobre o ícone de lupa no WhatsApp.

7. Stickers animados

O WhatsApp também introduziu as figurinhas animadas neste ano. O recurso foi liberado no início de julho para testadores da versão beta do aplicativo e, na semana seguinte, foi oficialmente lançado para a versão estável do mensageiro. Os adesivos já eram um recurso presente no aplicativo desde 2018, e em 2020 o WhatsApp aprimorou a funcionalidade atribuindo movimentos e animações aos desenhos.

8. Gerenciamento de armazenamento

Foi também em 2020 que o mensageiro anunciou uma função para liberar a memória do celular e gerenciar o armazenamento interno do dispositivo. O recurso estava em fase de testes desde o final de setembro, e foi liberado para a versão final do mensageiro no mês de novembro. Com a função, usuários podem verificar a quantidade de espaço livre no celular e quanto da memória está sendo ocupada com as mídias recebidas e enviadas no WhatsApp. O recurso também separa os arquivos em pastas e permite organizá-los dos mais pesados para os mais leves, o que facilita na hora de excluir mídias desnecessárias.

9. Busca de figurinhas e papéis de parede personalizados

Uma ferramenta aguardada por usuários do WhatsApp é a possibilidade de organizar o acervo de figurinhas do mensageiro. Em 2020, o WhatsApp deu alguns passos para que os pedidos dos usuários fossem realizados, e anunciou a pesquisa de adesivos no app. O recurso funciona de maneira similar à busca por emojis e GIFs, e é possível encontrar os stickers por meio de palavras-chave.

Além disso, o mensageiro também anunciou a possibilidade de customizar os chats do mensageiro com wallpapers. São 61 modelos de cenários disponibilizados pelo próprio app, que abrangem os temas claro e escuro. Também é possível adicionar um cenário a partir da galeria do dispositivo e, além disso, o mensageiro permite definir um papel de parede diferente para cada conversa, o que pode ser útil para identificar contatos.

10. Silenciar grupos para sempre

O WhatsApp também anunciou a possibilidade de silenciar os grupos do mensageiro para sempre. Ao selecionar o chat coletivo e tocar sobre o ícone para silenciar o grupo, as opções agora são de manter as notificações da conversa desativadas por oito horas, uma semana ou para sempre. A nova opção substitui a alternativa de desativar o chat por um ano.

11. Mensagens temporárias

O WhatsApp também passou a oferecer a função de mensagens temporárias. É possível ativar o recurso diretamente no chat, capaz de apagar as mensagens enviadas e recebidas automaticamente após sete dias. A função é útil principalmente para quem tem pouco espaço de armazenamento disponível do celular, já que, com a função ativa, as conversas não ficam salvas na memória interna do dispositivo. O recurso também apaga arquivos de mídia como fotos, vídeos e áudios. No entanto, se o usuário fizer o download da imagem ou do vídeo no celular, o WhatsApp não é capaz de excluir a mídia da memória interna do dispositivo.

É possível usar WhatsApp com mesmo número de telefone em dois celulares diferentes? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.