A Apple pode lançar MacBooks com tecnologia de carregamento sem fio no futuro. Produtos como iPhone, Apple Watch, iPad e outros passariam a ser carregados na superfície do computador, sem a necessidade de cabos. Além disso, o próprio notebook poderia ser recarregado a partir de um dos dispositivos. A ideia é descrita em duas patentes registradas pela Apple e que foram divulgadas nesta terça-feira (5). A nova ferramenta se junta a outras tecnologias de carregamento da empresa, como o MegSafe no iPhone 12.

Vale ressaltar que o registro da patente apenas demonstra que os engenheiros da Apple trabalharam em cima da ideia em algum momento, mas não garante sua implementação em um produto final. Além disso, apesar ser descrita em duas patentes registradas recentemente, a tecnologia já vem sendo noticiada desde dezembro de 2019.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A documentação submetida pela Apple expande uma patente anterior sobre a mesma ideia, que descreve o uso de bobinas de cobre para carregamento via indução eletromagnética em MacBooks. Isso não só permitiria carregar o notebook sem fio, mas também usá-lo como carregador wireless para dispositivos e acessórios como iPad, iPhone e fones AirPods.

Há a descrição de cenários de uso do recurso em viagens ou em situações em que o usuário não tem acesso a carregadores específicos e tomadas livres para todos os dispositivos. As ilustrações mostram os aparelhos sendo posicionados em cima do MacBook ou na sua frente para receber a recarga.

Um detalhe a respeito dessa ideia é que a Apple não poderia usar o alumínio nas superfícies em que a recarga sem fio poderia ocorrer: o metal impede a indução e é por isso que smartphones com recarga sem fio têm traseira de vidro ou plástico. Isso significa que, para oferecer a tecnologia no laptop, a Apple teria de abrir mão da construção em peça única de metal, praticamente uma marca registrada dos MacBooks há mais de uma década e uma das grandes razões do visual premium da linha.

As patentes mostram a mesma técnica associada ao iPad, explorando a mesma capacidade dos MacBooks equipados com a tecnologia. Uma segunda patente associada com carregamento se

... m fio é mais voltada aos iPhones e fala em uma case MagSafe com bateria extra capaz de realimentar o iPhone e também os AirPods.

Descontada a necessidade de rever o uso do alumínio nos MacBook, a tecnologia de recarga sem fio em duas vias em si já vem sendo usada em smartphones top de linha da Samsung desde 2019.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.