O Google adicionou novos comandos ao aplicativo da assistente virtual para Android e iPhone (iOS) no ano passado. Os recursos incluem funções bastante úteis mas pouco conhecidas, como enviar mensagens de áudio para contatos no WhatsApp apenas por comandos de voz, que pode ajudar quando se está dirigindo ou ocupado com outras tarefas manuais, por exemplo.

Outra função interessante e recentemente adicionada à Google Assistente é encontrar músicas sem precisar saber a letra, apenas cantarolando ou assobiando a melodia da canção. Na lista abaixo, o TechTudo traz quatro novas funções que a assistente virtual do Google ganhou no ano passado. A seguir, você pode conferir como acessar os comandos e como os novos recursos funcionam.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reconhecer músicas

Uma função bastante útil adicionada ao Assistente no ano passado é a que permite utilizar a sistema de captura de voz para reconhecer músicas. O recurso pode ser utilizado até por quem não sabe a letra da canção: basta cantarolar trechos da música ou assoviar no ritmo da melodia. Para acessar a função no Google Assistente, é só utilizar o comando "Ok, Google", seguido da pergunta "Qual é a música?" e, logo depois, entonar uma parte da canção de até 15 segundos.

O Google, então, oferece opções de canções que correspondem à sua pesquisa, incluindo o nome da música e do artista. Ao tocar sobre uma das respostas da pesquisa, você pode conferir uma página na web sobre a música, que traz opções como ver a letra da canção ou acessá-la pelo Spotify, YouTube Music ou Deezer. O recurso também é capaz de reconhecer uma música por meio de trechos da letra da canção e pela captura da batida em ambientes, de forma similar ao Shazam.

2. Mandar áudio no WhatsApp

A Assistente do Google também passou a permitir o envio áudios no WhatsApp por meio de comandos de voz. Antes, o recurso só funcionava para as mensagens de texto. Agora, a assistente virtual também passa a aceitar o envio de mídias com áudios.

Para enviar uma mensagem de voz pelo WhatsApp com a assistente, basta ativá-la com o comando "OK, Google", seguido da frase "Mande uma mensagem de áudio no WhatsApp para [nome do contato] dizendo [sua frase]". Em seguida, a assistente do Google permite que você ouça a mensagem antes de confirmar a ação e enviá-la.

3. Ler páginas na Internet em voz alta

A Google Assistente também pode ler páginas na web em voz alta, função que é útil principalmente quando se está dirigindo ou ocupado com outras tarefas. Para ativar o recurso, basta acionar a Assistente e dizer o comando "Ler esta página" ou "Leia" com a página da web aberta.

É possível acompanhar o texto enquanto a assistente o lê, já que os trechos são destacados no decorrer da narração, e a página é deslizada para baixo automaticamente. O recurso, no entanto, não está disponível em todos os idiomas e, para funcionar, é necessário que o inglês esteja configurado como idioma da Assistente.

4. Ativar rotinas no nascer ou pôr do sol

Outro recurso interessante da assistente virtual permite criar rotinas para ativá-las nos horários próximos ao nascer ou pôr do sol. As rotinas podem ser acessadas a partir das configurações do Google Assistente e, ao criar uma nova ação pela plataforma, você pode definir que ela se inicie ao amanhecer ou entardecer.

Para isso, você deve sele

... cionar um local para que o Google calcule os horários em que os eventos ocorrem. Em seguida, você pode definir ações, como ligar as luzes da casa uma hora após o nascer do sol caso você tenha dispositivos inteligentes, por exemplo. Ou, ainda, pode escolher receber informações sobre a previsão do tempo ao acordar, e permitir que a Assistente toque suas músicas favoritas nesses horários.

Via Google (1, 2 e 3), 9To5 Google e How-To Geek

Assistente de foco do Windows 10 ativando sozinho: como parar? Descubra do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.