O app que simula o Windows 95 em computadores modernos ganhou uma nova edição na última semana. Agora, o aplicativo conta com versões compatíveis para diversos tipos de sistemas operacionais, como Windows 10, macOS e Linux. A plataforma é gratuita e pode ser baixada em qualquer computador atual. Após a instalação, é possível rodar o Windows 95 com boa parte dos seus recursos clássicos, inclusive com suporte a jogos clássicos como Wolfenstein 3D, Sim Tower, Doom e Grand Prix, que já vêm instalados na cópia do sistema. Abaixo, você fica por dentro de como instalar e testar o Windows 95 em qualquer PC.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como instalar app que simula Windows 95

Passo 1. Para fazer o download do Windows 95, vá até o endereço "github.com/felixrieseberg/windows95/releases" (sem aspas). Na lista, há versões para vários tipos de configurações de computadores e sistemas operacionais. Caso utilize o Windows 10, é preciso escolher o item "windows95-2.3.0-setup-x64.exe";

Passo 2. O processo de instalação não requer nenhum passo adicional e envolve apenas uma animação simples na tela. Apenas aguarde o processo terminar;

Passo 3. Com a instalação concluída, você irá encontrar o Windows95 como um app no seu computador. Basta executá-lo normalmente para ter acesso ao antigo sistema operacional da Microsoft.

Veja também: Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows

Como usar o Windows 95?

O sistema operacional é funcional, embora com algumas limitações. Por exemplo, não há como conectar o sistema à Internet para navegar com o pelo clássico navegador Netscape, que, inclusive, vem instalado no app. Configurações que requerem reiniciar também não funcionam, então é possível usar o aplicativo apenas em inglês.

Para testar o sistema, basta assinalar “Start Windows 95”. Para interagir com o antigo sistema, clique sobre qualquer área da tela para acionar o cursor dentro do app. Para recuperar acesso ao cursor no seu PC, utilize a tecla ESC.

O Windows 95 pode apresentar lentidão de tempos em tempos, em virtude da natureza da emulação usando JavaScript. Entretanto, é possível jogar SimTower, dos mesmos criadores de SimCity, e que vem instalado. Há também relatos de usu

... ários que conseguiram instalar outros games da época, como Doom.

Além disso, você encontra apps e recursos históricos do sistema da Microsoft, como o Painel de Controle (“Control Panel”, no original), e aplicações como o Paint e o Bloco de Notas.

Como instalar Windows 95 e jogos no HD externo para jogar no notebook? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.