Uncharted 3, Skyrim, Battlefield 3, Batman: Arkahm City são alguns dos jogos de sucesso que fazem 10 anos de história em 2021. Outros games, que se tornariam importantes ao longo da década, como Dark Souls, Catherine ou The Witcher 2, também apareceram em 2011. Esses lançamentos, à época disponíveis para PS3 e Xbox 360, foram responsáveis pela diversão de muitos gamers nos últimos anos. Eles também abriram espaço para sequências ainda mais famosas e até para a criação de gêneros novos. Relembre abaixo títulos lançados em 2011 que agregam fãs até hoje.

1. Catherine

Desenvolvido pela Atlus, Catherine é um jogo de quebra-cabeça com jogabilidade desafiadora. A história envolvente confronta o jogador com escolhas, responsabilidades e as consequências de suas ações, fatores que contribuem para que seja elogiado pelo tom maduro da narrativa.

A aposta em uma mistura de gameplay criativo e história densa transformou o título de nicho em sucesso cult entre jogadores de PS3, Xbox 360 e PCs. Em 2017, o game somava mais de 1 milhão de cópias – número alto para um jogo do gênero. Catherine teve ainda um relançamento com conteúdo extra para PS4, PS Vita e Nintendo Switch em 2019.

2. Killzone 3

Terceiro capítulo na série de tiro em primeira pessoa da Sony, Killzone 3 chegou em fevereiro de 2011 ao PS3 com gráficos elogiados e um modo multiplayer de alta qualidade. O jogo trazia inovações e tecnologias relevantes para a época, como gráficos 3D para TVs compatíveis, além da opção de controles por meio de movimentos usando o PS Move.

O multiplayer com modos inovadores e jogabilidade mais livre por conta da narrativa de ficção-científica, ao contrário dos mais “realistas” Call of Duty e Battlefield 3, foi o grande destaque do título. A desenvolvedora Guerrilla Games ainda lançaria Killzone Shadow Fall e Horizon Zero Dawn para PS4 nos próximos anos.

3. Portal 2

Portal 2 é uma criação da Valve que, à primeira vista, não inspira muita curiosidade: um jogo de plataforma misturado com quebra-cabeças em primeira pessoa. Entretanto, seguindo o sucesso do primeiro jogo da série, Portal 2 combina esses elementos, uma jogabilidade com desafios, uma história cheia de humor e personagens interessantes, como a IA GLaDOS e Wheatley.

Lançado em abril de 2011, Portal 2 chegou para PCs (Windows, Linux e macOS) e também apareceu nos consoles PS3 e Xbox 360. Grande sucesso de público e crítica, Portal 2, somado a Portal (2007), venderam 8 milhões de cópias.

4. The Witcher 2: Assassin of Kings

Antes de um The Witcher 3 houve um The Witcher 2. Menos conhecido do que o terceiro jogo da série que seria lançado em 2015, The Witcher 2 apareceu em maio de 2011 com elementos de combate mais evoluídos e complexos do que os presentes no primeiro jogo. Disponível para PC (Windows, Linux e macOS), o RPG também teve edição para Xbox 360.

O jogo constrói uma narrativa rica em opções e quests e possibilita que o jogador defina sua história com múltiplos finais diferentes. Embora não tenha tido o mesmo impacto do seu sucessor, The Witcher 2 foi um sucesso, com 1,7 milhão de cópias vendidas em maio de 2012. O número é considerado alto para uma produção do leste europeu e feita por um estúdio (CD Projekt Red), até então pequeno e pouco conhecido.

5. Dark Souls

Lançado em setembro de 2011 como o primeiro capítulo de uma trilogia da From Software, Dark Souls é parte integrante na criação do gênero “souls like”. Os RPGs de ação misturam combate desafiador, dificuldade elevada, ambientação em mundos comple

... xos e cheios de histórias e mistérios para serem explorados. Dark Souls foi originalmente lançado para PS3, Xbox 360 e PCs, mas recebeu relançamentos para PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Dark Souls contém o multiplayer típico dos jogos do estúdio, em que o jogador pode convocar outros jogadores reais para ajudá-lo – ou prejudicá-lo — a partir de invasões. O game permite interagir com a comunidade com dicas e informações sobre as melhores estratégias ou induzindo novatos a cair em armadilhas. Constante presença em lista de melhores jogos do século, em apenas um ano no mercado Dark Souls vendeu mais de dois milhões de cópias.

6. Gears of War 3

Assim como Uncharted 3, Gears of War 3 foi um lançamento bem recebido por fãs da série de jogos de tiro em terceira pessoa exclusiva da Microsoft. O jogo foi elogiado pela história, apresentação gráfica, trilha sonora e qualidade do elenco, e assim como Uncharted 3, mereceu algumas criticas por não oferecer grandes inovações. Ainda assim, Gears 3 vendeu mais de três milhões de cópias em apenas uma semana no mercado.

O jogo chegou apenas para Xbox 360 e foi figura constante entre as listas e prêmios de melhor jogo de 2011 no gênero tiro, mesmo em um ano com tantos lançamentos de peso. O modo multiplayer de Gears 3 também rendeu elogios e fortaleceu a série a ponto de garantir o desenvolvimento de Gears of War 4 (2016) e Gears of War 5 (2019).

7. Batman: Arkham City

Sequência de Batman: Arkham Asylum, enorme sucesso de 2009, Arkham City é muito mais ambicioso que seu antecessor. O jogo de 2011 trazia mundo aberto em Gotham City, diversos inimigos históricos dos quadrinhos, história original que acaba com a morte de um vilão — sem esquecer as atuações impecáveis de Kevin Conroy, interpretando Batman, e de Mark Hamill, o Luke Skywalker de Star Wars como o Coringa.

Batman:Arkham City chegou em outubro daquele ano para PS3, Xbox 360, PC (Windows e macOS) e Wii U. Em 2016, o relançamento para PS4 e Xbox One vinha em um pacote que trazia também o primeiro jogo. Arkham City, que incentivaria Arkham Knight, vendeu 12,5 milhões de cópias em seu primeiro ano no mercado.

8. Battlefield 3

Battlefield 3 chegou em outubro de 2011 com gráficos de alta qualidade para a época e um componente multiplayer empolgante, com direito às famosas partidas do modo conquista com 64 jogadores no PC. Com campanha para um único jogador, o ponto forte de Battlefield 3 era o modo online com mapas variados e amplos, veículos e uma estrutura de classes complexa.

BF3 teve versões para PS3, Xbox 360 e PC e exigia computadores poderosos para rodar nas melhores configurações e performance possíveis. As edições para consoles tinham sacrifícios importantes, como partidas em escala menor em virtude da limitação de até 32 jogadores por mapa. Extremamente bem recebido, Battlefield 3 registrou 5 milhões de cópias em apenas uma semana no mercado.

9. Uncharted 3: Drake’s Deception

Terceiro capítulo das aventuras de Nathan Drake nos consoles PlayStation, Uncharted 3 foi lançado em novembro de 201. Embora não tenha alcançado o mesmo sucesso de Uncharted 2, ainda assim é tido como um dos melhores jogos da série, tendo somado 6,6 milhões de cópias até 2015, altura em que o jogo ganharia sobrevida com uma versão remasterizada para PS4.

Em Uncharted 3, é investigado o mistério em torno da cidade de Ubar, a lendária “Atlântida do Deserto”. Em meio à busca, a história conduz os personagens por cenários na Inglaterra, França, Síria e no deserto de Rub’ Al-Khali. O jogo investe forte nos personagens mais queridos da série, mostrando a adolescência de Nathan e o começo de sua relação de pai e filho com Sully.

10. The Elder Scrolls 5: Skyrim

Lançado em 11 de novembro de 2011 – dia 11/11/2011 – Skyrim se sagrou como sucesso de vendas e de crítica, misturando um amplo mapa para ser explorado, quests elaboradas e uma história envolvente. O personagem do jogador, o dovakhiin (o “filho dos dragões” na língua fictícia da série), era encarregado por uma profecia milenar de destruir Alduin, um dragão super poderoso que poderia acabar com o mundo.

O sucesso do jogo justificaria diversos relançamentos para plataformas mais recentes, fator que contribui para que Skyrim seja um dos jogos mais vendidos do mundo, com mais de 30 milhões de cópias em PC, PS3 e Xbox 360, PS4 (inclusive com uma edição especial para o PlayStation VR), Xbox One e Nintendo Switch.

Você ainda joga games retrô no console? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.