A Apple é uma das grandes empresas de tecnologia do mundo, e deve anunciar diversas novidades em 2021. Os rumores vão desde a maior presença do M1, processador próprio da marca que substituiu os chips Intel, chegando em modelos como o Mac Pro, até nova tela Mini LED em MacBooks Pro e Air. O laptop profissional pode até mesmo ganhar um redesign, enquanto AirPods e AirPods Pro também chegariam em novas versões, assim como a Apple TV 4K. O TechTudo traz a seguir as principais expectativas de lançamentos da Apple em 2021.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Novos Macs com processador M1 e tela Mini LED

A Apple deu início ao processo de transição dos processadores Intel para as CPUs M1 com os novos MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac Mini. Para 2021, as apostas indicam o aumento da linha de computadores com processador próprio, sobretudo com a chegada do MacBook Pro de 16 polegadas equipado com M1.

Outros formatos também devem aderir ao chip ARM da Apple: produtos como o iMac de 24 polegadas, e mesmo um Mac Pro menor, são alguns dos nomes ventilados. Destes dois, o All-in-one parece ser a aposta mais segura, já que suas dimensões, perfil de uso e design favorecem a adoção do processador M1.

Analistas de mercado conhecidos por suas previsões, como Ming-Chi Kuo, estão entre os primeiros a adiantar com precisão a chegada dos processadores Apple aos computadores da marca. O especialistas também acreditam que a maçã pode estrear o MacBook Pro de 14” ao longo deste ano.

Os novos MacBooks passariam a contar com telas de tecnologia Mini LED, com pontos de luz de tamanho reduzido, o que permite que um número maior de LEDs no mesmo espaço. Sendo assim, áreas da tela passam a ser iluminadas de maneira diferente, gastando menos energia, aumentando a qualidade das cores e a profundidade da cor preta.

Novo processador Apple Silicon para computadores

Novo ano, novo processador. A exemplo do que já faz com a linha de CPUs que equipa os iPhones, a Apple deve apresentar um novo modelo de processador em 2021, derivado do M1, e que deve ser instalado nos MacBook Pro de 16”, iMac e em um potencial Mac Pro.

Rumores apontam que a Apple estaria de olho em processadores com até 16 núcleos de alta velocidade e 4 núcleos de baixo consumo de energia para esses computadores. Outra opção, com 32 núcleos de alto desempenho, também estaria sendo avaliada – e que teria tração suficiente em produtos como um eventual Mac Pro.

Por fim, espera-se que a Apple revele processadores gráficos de alto desempenho, com performance superior aos chips de AMD e Intel que são atualmente usados nesses produtos.

MacBook Pro com novo design

Os MacBooks Pro devem ganhar um novo desenho já em 2021 e, embora tudo seja especulação no momento, é de se esperar que isso aconteça primeiro com a versão de 16 polegadas, que será projetada para tirar proveito do processador M1 da Apple, sendo mais fino e silencioso. Isso porque o novo chip e seus prováveis derivados esquentam menos e permitem designs mais compactos, o que já acontece na atual geração dos MacBooks Air e Pro de 13 polegadas.

Outro detalhe que pode se confirmar é o uso de telas Mini LED nos computadores portáteis da Apple. A tecnologia é superior aos painéis LCD LED usados atualmente pela Apple em termos de qualidade de imagem.

AirPods 3 e AirPods Pro 2

O ano de 2021 pode marcar ainda a chegada de novas gerações dos fones de ouvido totalmente sem fio da Apple. No caso dos AirPods 3, a expectativa de Ming-Chi Kuo é de que o fone mude pouco em termos de recursos e funcional

... idades. Apesar disso, é provável que o produto ganhe um redesign, além de mudanças internas com novos componentes, o que pode abrir espaço para ganhos de eficiência, qualidade de som e bateria, por exemplo.

Por fora, o modelo pode trazer proposta semelhante à dos AirPods Pro, com hastes reduzidas e formato intra-auricular. Por dentro, o fone deve adotar o chamado design SiP (sigla em inglês para “sistema em um pacote”), sem uma placa-mãe propriamente dita, e passar a usar um módulo único que condensa todos os componentes eletrônicos internos do fone. A solução tende a baratear custos de fabricação e pode economizar espaço.

Essa noção de design SiP também deve aparecer no AirPods Pro de segunda geração que, no entanto, poderia ter lançamento apenas no início de 2022 – embora, em qualquer caso, a fabricação em massa do acessório deva começar ainda em 2021.

Apple TV 4K 2021

Não há rumores muito quentes a respeito de uma versão revolucionária do media center da Apple prestes a ser lançada. Entretanto, apostar em um novo modelo da Apple TV ainda em 2021 não é loucura: a última edição do produto é de 2017, ou seja, uma atualização não deve estar longe de chegar.

A possível Apple TV 4K de 2021 teria versões com 64 ou 128 GB de espaço para dados e poderia trazer processadores A12 ou A14X, derivados de iPhones e iPads, a depender do modelo. A aposta no A14X teria relação com os rumores de que a Apple estaria trabalhando em suporte para games de maior ambição no produto, posicionando o media center como uma alternativa aos consoles.

O media-center também ganharia controle remoto redesenhado com recurso para ajudar o usuário a encontrar o acessório perdido pela casa ou em qualquer lugar.

Via MacRumors, Apple Insider (1 e 2), Tech Radar, MacWorld

Como melhorar a conexão com a internet? Tire essas e outras dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.