Os celulares foram a plataforma mais popular entre os gamers brasileiros em 2021. Segundo a Pesquisa Game Brasil 2020, um estudo anual que avalia diversos dados sobre o consumo de jogos no país, os smartphones Android e iPhone (iOS) foram os mais usados por 86,7% dos entrevistados. Os consoles, como PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X e Xbox One, ficaram em segundo, com metade do público (43%). Já os PCs foram a opção de 40%. Os dados refletem a popularização da indústria de games e a acessibilidade proporcionada pelos celulares e jogos mobile.

O sistema Android é de longe o mais popular: 81,4% o usam, contra 13,3% do iPhone. Jogadores de smartphone estão concentrados, em sua maioria, nas classes sociais B2/C1 (55%), e outros 30% nas classes C2/DE. A plataforma do Google é a mais popular também entre as populações de renda mais baixa. Entre os games mais jogados do Brasil nos celulares Android estão Among Us, Free Fire, 8 Ball Pool, Call of Duty Mobile e Brain Out.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Dirigida pela GoGamers, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Blend New Research, a pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 16 de fevereiro e cobriu todos os estados brasileiros. No total, foram mais de 5.8 mil participantes que ajudaram a levantar dados importantes sobre o mercado brasileiro de jogos. O levantamento conta, ainda, com algumas outras informações sobre o mercado nacional de games, como as faixas etárias dos jogadores, suas plataformas favoritas e os gêneros mais jogados.

Quando perguntados sobre suas plataformas favoritas, 52% dos entrevistados responderam preferir jogar em smartphones. Consoles de mesa seguem na segunda posição, com 19,9%, enquanto computadores têm 14,2% do público. Se comparados os números da edição de 2020 à de 2019, é possível perceber que smartphones cresceram tanto em popularidade, quanto na preferência dos usuários.

Entre os jogadores de smartphone, 63% afirmam que nunca gastam dinheiro em jogos ou em micro-transações, contra um pequeno público que alegou investir em skins ou itens para jogos. Apenas 48% dos entrevistados costumam jogar online nos celulares, contra 65% nos PCs, e 58% nos consoles de mesa.

Outro dado importante é a lider

... ança das mulheres quando o assunto é consumo de games no Brasil. A pesquisa indica que 53,8% das pessoas que jogam no Brasil são do sexo feminino, contra 46,2% do masculino. Essa proporção se mantém relativamente estável desde 2016. Já as informações sobre faixa etária revelam que pessoas entre 25 e 34 anos são o principal público, com 34,7%.

Qual é o melhor jogo de tiro? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.