O Windows 10 tem uma falha que pode danificar o HD do computador e fazer o usuário perder seus arquivos. O sistema operacional pode corromper o disco rígido do PC ao ler um simples atalho de arquivo ou pasta. Para que isso aconteça, o item precisa ter sido previamente modificado por um invasor.

A origem do problema é uma vulnerabilidade no sistema de arquivos NTFS e ainda não tem solução disponível. Por ora, no entanto, não há registros de pessoas afetadas. A Microsoft declarou que investiga a falha, mas não especificou uma data para disponibilizar uma forma de corrigi-la.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Estamos cientes desse problema e forneceremos uma atualização em uma versão futura [do Windows 10]. O uso dessa técnica depende de engenharia social e, como sempre, incentivamos nossos clientes a praticar bons hábitos de uso do computador online, incluindo o cuidado ao abrir arquivos desconhecidos ou aceitar transferências de arquivos", explicou a empresa em nota ao site The Verge.

Ao portal Bleeping Computer, o especialista Jonas L. afirma que é provável que a falha tenha aparecido primeiro no Windows 10 build 1803, lançado em abril de 2018. O bug estaria presente em todos os computadores que rodam o sistema desde então, inclusive em atualizações posteriores. Mais tarde, porém, surgiu a informação de que até mesmo versões antigas do sistema estariam vulneráveis, o que inclui o Windows XP.

Para isso, um hacker precisa apenas inserir uma única linha de código no arquivo ou fazer o usuário baixá-lo e extrai-lo no próprio PC. O ataque também pode ser realizado remotamente, desde que a vítima visite um site com um arquivo malicioso escondido na página. Ainda não se sabe por que motivo esse código causa a anomalia no software.

Ao ler o nome do item, o sistema entra em pane e começa a exibir notificações solicitando que o usuário reinicie o PC e repare o disco corrompido. Ao reiniciar, o utilitário de verificação de disco (chkdsk) do Windows pode entrar em ação e ajudar a restabelecer o funcionamento do HD.

No entanto, é possível que os arquivos não possam ser recuperados. Além disso, nada garante que o utilitário realmente funcione após o disco rígido ser corrompido. De acordo com testes conduzidos pelo site Bleeping Computer, a falha também pode acionar a formatação indesejada de qualquer disco con

... ectado ao computador, incluindo HDs externos e pendrives.

Com informações de Bleeping Computer e The Verge

Veja também: Como encontrar a senha Wi-Fi de sua rede atual no Windows

Como fazer o Windows 10 parar de mudar os programas padrão? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.