A Apple disponibilizou, nesta terça-feira (26), uma atualização para o iOS 14 que corrige falhas que deixaram iPhones vulneráveis a invasão de hackers. O iOS 14.4.4 atualiza patches de segurança para três vulnerabilidades que, juntas, poderiam comprometer o sistema operacional, atraindo vítimas para domínios maliciosos. A empresa aconselha que todos os usuários atualizem os sistemas dos smartphones.

De acordo com relatório da Apple, um dos bugs estava presente no Kernel do iOS, o núcleo operacional do sistema, criando oportunidade para que invasores “elevassem seus privilégios” por meio de aplicativos maliciosos. Outras duas vulnerabilidades estavam alojadas no WebKit, o motor de navegação que alimenta o Safari. Nestes casos, os hackers poderiam “causar a execução arbitrária de códigos”.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Apple não forneceu mais detalhes sobre as vulnerabilidades, mas sabe-se que os bugs eram do tipo “zero-day”. Esse tipo de falha é desconhecido do público e do próprio desenvolvedor, e coloca a empresa em uma situação de urgência, em que ela precisa corrigir o problema em “zero dias”, impedindo a ação de criminosos antes de um ataque.

Segundo a Apple, a vulnerabilidade poderia atingir usuários de iPhones a partir da geração 6S, iPad Air 2 ou posterior, iPad Mini 4 ou posterior e iPod Touch (7ª geração). Diante disso, todos os usuários desses modelos são orientados a atualizar o sistema por meio dos Ajustes.

Em dezembro, o iOS também apresentou falhas que poderiam deixar os celulares vulneráveis, mas em versões anteriores ao iOS 14. A brecha estava alojada no iMessage e era capaz de permitir infecções por spywares que poderiam dar acesso à câmera e ao microfone do iPhone, além de capturar informações sensíveis das vítimas. A falha já foi corrigida.

Outras melhorias no iOS 14

O iOS 14.4.4 também permite que a câmera dos aparelhos reconheça QR Codes menores, além de classificar o tipo de dispositivo Bluetooth com precisão, permitindo uma identificação correta de fones de ouvido de terceiros, por exemplo. A atualização também enviará notificações para usuários de iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Max, quando esses aparelhos não estiverem uma câmera original da Apple. Também há correções de bugs na captura de fotos e no teclado.

Como atualizar o sistema

O iOS 14.4.4 já está dispon

... ível para todos os usuários de dispositivos compatíveis com o iOS 14. Para atualizar, basta acessar os Ajustes > Geral > Atualização de Software e selecione a opção “Baixar e Instalar”.

Com informações de Apple, TechRadar (1 e 2) e MacRumors

Problema com carregamento do iPhone; como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.