Opera GX é o navegador gamer da Opera. O software gratuito é derivado do Chromium, mesma base usada pelo Google Chrome. Embora tenha a mesma origem, seja bastante personalizável e rode as mesmas extensões, o Opera GX difere no aspecto dos recursos integrados. O navegador dispõe de mais ferramentas e maior variedade que o Chrome, além de contar com uma interface gráfica diferenciada.

O GX tem controle preciso de consumo de memória RAM e processador, além de funcionalidades como VPN grátis embutida, e versões web de Instagram, WhatsApp, Messenger e Discord integradas ao navegador. No entanto, embora esteja disponível para Windows e Mac, a versão gamer do Opera ainda não tem suporte para sistemas baseados em Linux, como o Ubuntu. No comparativo abaixo, confira uma análise das diferenças entre Opera GX e Google Chrome para que você possa escolher qual dos dois é o mais recomendado para o seu dia a dia.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desempenho

O Opera GX é destinado para o público gamer. Por isso, segundo os desenvolvedores, o browser tem um enfoque especial em garantir um consumo menor de recursos do sistema que navegadores concorrentes. A promessa tem sido colocada à prova, e alguns reviews indicam que o GX ocupa menos memória e onera menos o processador do que navegadores rivais.

Além de ser mais eficiente de saída, o Opera GX conta com o GX Control, uma ferramenta acessível na barra lateral e que permite controlar o consumo de processador e memória RAM. Com esse recurso, é possível reduzir o consumo do GX de forma manual, liberando mais tempo de processador e espaço de RAM para que o sistema use em outros aplicativos ou em games.

Os desenvolvedores do Chrome têm trabalhado para reduzir o consumo de recursos do navegador nas últimas versões. Entretanto, falta à opção do Google uma ferramenta que, similar àquela do Opera, permita que o usuário tenha o poder de ajustar as demandas do navegador durante o uso.

2. Personalização

Tanto o GX quanto o Chrome permitem que o usuário instale temas e faça modificações na interface gráfica do navegador, de forma que atenda a suas preferências pessoais. No GX, o nível de personalização é completamente integrado ao navegador e, com apenas alguns cliques, o usuário pode mudar o padrão de cores, as animações e os efeitos de transição, sons de ações no navegador, além de características da barra lateral. Até mesmo o papel de parede pode ganhar outro visual, além da possibilidade de escolher uma opção animada.

No Chrome, os temas podem ser encontrados na Chrome Web Store e, de forma similar ao que ocorre no Opera, interferem em características mais gerais do navegador: cores, botões, itens de interface, estilo de abas e barras do navegador podem ser modificados com a instalação e aplicação de temas. Como os temas do Chrome são pacotes instalados pelo usuário, é possível encontrar opções que modificam o navegador de forma mais profunda do que é possível no Opera GX.

3. Funções específicas

O Opera GX, assim como o Opera convencional, vem com um conjunto acessório de recursos que não aparecem no Chrome, tornando o navegador gamer uma opção mais completa. Os mais significativos desses recursos são o modo de economia de energia, que pode ser útil para poupar bateria em notebooks; VPN integrada, para navegar de forma anônima na Internet; o GX Cleaner, ferramenta que simplifica a limpeza de arquivos temporários do navegador e recurso de captura de telas integrado. Além disso, ainda há o Meu Flow, que permite compartilhar abas abertas entre celular e desktop na barra lateral, com integração entre apps de mensagens e redes s

... ociais.

Além destes, ainda há o GX Control e o suporte integrado a temas, já citados anteriormente. Nenhum dos recursos aparece no Chrome e é uma tarefa difícil encontrar algo que o navegador do Google ofereça e que não haja equivalente, ou mesmo uma implementação mais completa, no Opera GX.

4. Extensões e integração com serviços externos

Um dos grandes diferenciais do Opera GX (e que vale também para o Opera convencional) é a barra lateral. Nesse espaço, o usuário pode fixar atalhos para redes sociais e mensageiros. Com isso, é possível rodar WhatsApp, Telegram, Messenger, Twitter, Twitch e Instagram direto do Opera, sem precisar de uma nova aba dedicada ou fazer download das versões Windows desses serviços.

Em relação às extensões, há um empate. Derivado do projeto Chromium, que também é a base do Chrome, o Opera GX ainda oferece suporte integral às extensões do navegador do Google. Isso significa que o usuário tem acesso a extensões nativas, criadas para Opera, além de poder instalar normalmente as extensões disponíveis para o Chrome.

5. Suporte a mais de um usuário

Uma diferença entre os dois navegadores fica por conta do suporte a múltiplos usuários simultâneos. O Chrome permite o uso de conta para visitante, ou mesmo a adição de outros perfis ao navegador. No Opera GX, é possível permanecer logado em apenas uma conta de usuário. O recurso do Chrome permite compartilhar o navegador entre mais de um usuário, o que possibilita que cada conta tenha suas configurações, temas e histórico de navegação próprios.

Com informações de Opera, Google, LifeWire, TechNeg e PCMag

Veja também: Como usar o Facebook em modo escuro no PC

Por que notebooks sempre ficam lentos rapidamente? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.