Yapay é uma solução da Locaweb para receber ou realizar pagamentos online. A plataforma promete facilitar as vendas pela Internet ao descomplicar trâmites e analisar riscos para que possíveis fraudes sejam evitadas. Além disso, o Yapay disponibiliza a integração com o carrinho de compras e garante funcionar bem com grandes e conhecidas plataformas de e-commerce. Para que a loja possa fazer suas vendas sem preocupações, assume o risco de chargeback: quando há o cancelamento de uma compra online realizada por meio de cartão de débito ou crédito.

Além do serviço de intermediador entre o e-commerce e as instituições financeiras, o Yapay ainda oferece a opção gateway. O recurso é escolhido, geralmente, por empresas de grande porte que já possuem boas condições de negociação com bancos e operadoras de cartão de crédito e desejam usar apenas a parte técnica do programa. Para saber mais sobre como o Yapay funciona, confira os tópicos a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é o Yapay?

O Yapay funciona como um intermediário de pagamentos online. O serviço pode ser uma boa opção para os empresários que trabalham com e-commerce, que não precisam investir em um sistema próprio para receber pagamentos ou lidar com as burocracias dos programas e serviços oferecidos pelas instituições financeiras.

Outra opção oferecida é o serviço de gateway, geralmente usado por grandes empresas, que utiliza apenas o sistema do Yapay. Assim, o recurso ajuda a simplificar a integração com outras plataformas.

O Yapay pode ser uma solução para e-commerces, startups e outros setores. Na prática, o cliente vai navegar normalmente da loja e, quando finalizar o pedido, será direcionado para a plataforma do Yapay, em que vai escolher sua forma de pagamento e efetuar a compra.

2. Yapay é seguro?

O Yapay trabalha de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo Governo Federal. No Reclame Aqui, reclamações de usuários geralmente têm a ver com envios de boletos indevidos e demora no estorno após cancelamento. Mesmo assim, o Yapay é considerado confiável segundo os parâmetros do site. O serviço tem uma reputação considerada "ótima", sendo que 74,7% dos clientes voltariam a fazer negócio com a empresa.

Uma forma de segurança do Yapay, principalmente para os lojistas, é o status "reprovado", que ocorre nas transações que não foram aprovadas por não atenderem aos critérios de segurança da análise, que é realizada pelos especialistas da plataforma.

Para que usuário se sinta ainda mais seguro, está disponível a autenticação em duas etapas, em que a conta é vinculada a um aplicativo em celulares Android e iPhone (iOS). Assim, toda vez que o login for realizado, será preciso informar o código que aparece no app.

3. Como funciona para lojas?

O primeiro passo para o lojista é se cadastrar no site, fazer o login e começar a integração. No e-commerce da loja, o cliente será direcionado para o sistema do Yapay e poderá escolher a forma de pagamento e efetuar a compra. Outra opção oferecida é a criação de um link de pagamento que pode ser enviado ao comprador por redes sociais ou aplicativos de mensagem. A segurança desse processo é garantida pela plataforma.

Uma outra vantagem do Yapay é a possibilidade do pagamento do valor integral de forma antecipada para o lojista. O recurso é válido mesmo se as compras tiverem sido feitas de forma parcelada no cartão de crédito, mas exige a abertura de um chamado para que a equipe analise se a solicitação se enquadra nos critérios de antecipação.

4. Quais são as taxas?

... iv>

A Yapay possibilita o pagamento em diversas bandeiras. Para receber o pagamento feito por meio do cartão de crédito em 14 dias, a taxa é de 4,49%. Já em 30 dias, é de 3,99%. Se a opção for boleto, não há tarifa de saque e é possível receber o dinheiro em 14 dias, com taxas de 2,99% ou 1,99% por boleto pago, a depender do valor.

A empresa também oferece uma negociação das taxas, que é realizada por meio do contato com o e-mail corporativo. Dessa forma, caso o lojista queira argumentar condições personalizadas para pagamentos, pode falar com um dos consultores comerciais da Yapay.

Veja também: Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

5. Como funciona para o consumidor?

Para o consumidor, pagar usando Yapay é como usar os demais intermediadores de pagamentos já conhecidos. É preciso fazer o cadastro, selecionar a forma de pagamento escolhida (cartão de débito, crédito, boleto, transferência) e aguardar a confirmação.

6. Como fazer rastreamento no Yapay?

O acompanhamento de uma compra pode ser feito no painel do Yapay. Nesse espaço, é possível fazer a gestão dos pedidos e acompanhar o status. Basta clicar em "Transações" e, em seguida, em "Minhas vendas".

Vale destacar que o Yapay é uma empresa voltada para questões relacionadas a soluções de pagamento, o que significa que não se envolve com a parte do trânsito da mercadoria. A melhor forma de realizar o rastreamento é entrando em contato com a loja para descobrir qual é o código de rastreio e o que deve ser feito para acompanhar a compra.

Para lojistas que usam o Yapay, é importante lembrar que a liberação dos valores é realizada apenas após a comprovação de entrega da mercadoria.

Com informações de Yapay

Como comprar com mais segurança na Internet? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.