Dirt 5 é a nova versão do tradicional jogo de corridas off-road, desenvolvido e publicado pela CodeMasters para os consoles da nova geração (PS5 e Xbox Series X/S), para os antigos PlayStation 4 (PS4) e Xbox One e para PC. Enquanto no PS5 aparece com gráficos mais aprimorados, no PS4, o título é bem mais modesto. Um dos destaques na nova plataforma da Sony é a qualidade de seus três modos gráficos, que podem gerar visuais mais detalhados, resoluções mais altas ou maior desempenho em frames por segundo. Confira, a seguir, a comparação de Dirt 5 rodando no PS5 e no PS4.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Resolução

Resoluções dinâmicas se tornaram bastante frequentes desde a última geração de consoles, e Dirt 5 utiliza tecnologia para equilibrar sua carga com o hardware dos consoles. No PS5, o jogo mira em 4K (3840 x 2160), mas a resolução pode variar de acordo com o número de elementos na tela, chegando a 1440P (2560 x 1440). Uma das alternativas para quando isso acontece é selecionar o "Modo Resolução" nas opções do jogo, que desliga alguns dos detalhes gráficos para priorizar o aspecto do game. A configuração funciona bem, fazendo com que Dirt 5 rode praticamente "cravado" em 4K.

Já no PlayStation 4, o alvo é 1080p (1920 x 1080), com a resolução variando até a casa dos 900p (1600 × 900). No PS4 Pro, o modo que prioriza a qualidade, que também está disponível para os consoles de antiga geração, a resolução varia entre 1800p (3200 x 1800) e 1440p (2560 x 1440), mas tem queda no FPS.

Detalhamento gráfico

A principal diferença entre as versões de Dirt 5 está no detalhamento gráfico do jogo, que é muito superior no PlayStation 5. Desde os efeitos de chuva e iluminação até as texturas dos carros e dos terrenos, tudo é mais caprichado no PS5. Além disso, os aspectos podem ficar ainda melhores de acordo com o modo de qualidade habilitado, que sacrifica performance para tornar o game mais bonito.

No PS4, além da ausência de alguns efeitos, há elementos que são completamente removidos dos cenários, como pequenas árvores, poças e regiões com grama. Carros e outros objetos têm mais serrilhados também, e a geometria de partes das pistas foram simplificadas para permitir que o título rode bem no antigo aparelho.

Ray Tracing

Assim como diversos outros jogos da nova geração, Dirt 5 tem a tecnologia de Ray Tracing aplicada às suas versões para PS5, Xbox Series X/S e PC. Os efeitos podem ser vistos com clareza nas poças espalhadas pelo terreno acidentado das pistas, que acumulam água em diversos pontos, e na própria lataria dos veículos e seus vidros também.

O efeito é discreto, mas garante uma experiência visual mais agradável para os jogadores. Quando comparado lado a lado com a versão da antiga geração, fica claro o impacto dos reflexos com a tecnologia, que cria gráficos mais realistas e competentes para o game de corrida.

Desempenho

No PlayStation 5, nos modos de resolução e qualidade, Dirt 5 roda a 60 frames por segundo. Especialmente na segunda modalidade, em que diversos efeitos são ressaltados para deixar o jogo mais bonito, é possível perceber quedas na taxa de quadros, que acontecem quando há vários carros na tela ou quando o jogador está em áreas com muitos reflexos e iluminação.

Uma segunda alternativa é a de 120 frames por segundo, que exige uma TV ou monitor compatível com 120hz. Dessa forma, o game da CodeMasters abandona boa parte de seus caprichos gráficos para entregar máxima fluidez. O modo é ideal para jogadores mais competitivos

... , que não abrem mão de uma taxa de atualização comparável à vista nos PCs.

Como era de se esperar, o PlayStation 4 sofre um pouco quando o quesito é performance. Suas opções variadas, no entanto, são uma boa para os donos do console. É possível optar por gráficos (ainda) mais simples e uma taxa de 60 frames por segundo, ou manter o jogo travado em 30 quadros para deixá-lo mais bonito. O mesmo funciona para o PS4 Pro, que consegue segurar o FPS com mais facilidade do que a versão base.

Tempo de carregamento

Uma das mudanças "garantidas" em jogos disponíveis nas duas gerações são os tempos de carregamento, que muito se beneficiam do veloz SSD do PlayStation 5. Embora não chegue a impressionar, como é o caso em jogos como Spider-Man: Miles Morales ou FIFA 21, o jogo da CodeMasters é mais rápido no PS5 do que no PS4.

Até o menu principal, são pouco mais de 30 segundos no novo console, enquanto no PS4 pode demorar cerca de um minuto. Início de corridas variam de acordo com a complexidade da pista, mas também levam boa vantagem no PS5, que, além disso, carrega texturas com mais facilidade do que o antigo aparelho.

Com informações de Digital Foundry e Cycu1



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.