O PIN é um código que acompanha o chip do celular e que ajuda a manter o aparelho seguro. Quando ativado, o número impede que o celular realize determinadas funções sem informar o código, sendo ideal para manter informações sigilosas bem guardadas. Pensando nisso, o TechTudo separou informações sobre esse número e ainda como ativar o número PIN de cada operadora.

O que é PIN

Ao comprar um chip novo de celular, é muito provável que ele venha em um envelope ou cartão plástico e que tenha um número gravado no verso. Esse código é o PIN, que quer dizer Personal Identification Number ou Número de Identificação Pessoal. Isto quer dizer que o PIN é um número que identifica o chip de celular e que protege os dados e informações.

O PIN é uma senha pessoal que pode bloquear ou desbloquear o cartão SIM, ou seja, é possível adicionar uma camada extra de segurança ao chip. Toda vez que o usuário reiniciar o telefone ou colocar o chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar a senha.

Geralmente, os chips vêm com dois códigos gravados: o PIN 1 e o PIN 2. O primeiro é a senha que bloqueia o acesso ao telefone, ligações, SMS e chamadas de emergência. Já o PIN 2 é usado para bloquear serviços e aplicativos específicos que o usuário escolher, como lista de contatos e redes de internet, entre outros.

Esse código é uma boa maneira de manter algumas informações do celular em sigilo, longe do alcance de terceiros. Ele impede que outra pessoa tente usar o telefone para fazer ligações e receber mensagens, por exemplo.

O que é PUK

Caso o usuário digite a senha PIN incorretamente três vezes seguidas, o chip será bloqueado e só será possível recuperar o acesso por meio de outra senha: a PUK. Esse código significa PIN Unlock Key, ou Chave de Desbloqueio do PIN, e serve como uma segunda chave de segurança do chip.

Assim como o PIN, o PUK vem impresso no verso do cartão do chip, muitas vezes escondido sob uma tarja preta que pode ser raspada com um objeto de metal. Assim, se uma pessoa tentar acessar algumas informações do celular e inserir várias vezes a combinação errada do PIN, será necessário digitar o PUK para desbloquear o chip.

O chip também pode vir com PUK 1 e PUK 2, o que significa que os números são utilizados para desbloquear o PIN 1 e PIN 2, respectivamente. É importante pontuar que, se o usuário errar 10 vezes seguidas o código PUK, o chip será bloqueado definitivamente e será preciso ir até a operadora para comprar outro chip com o mesmo número.

Como saber o número do PIN

A melhor maneira de saber o número do PIN é olhando no verso do cartão do chip. Ali é possível saber também o número do PIN 2, caso haja, e do PUK 1 e PUK 2. Caso o usuário não tenha mais a embalagem do chip, há outras formas de descobrir o código.

Cada operadora tem um código PIN padrão de quatro dígitos. Se o usuário nunca tiver modificado o número, é provável que o código seja um dos listados abaixo:

  • Código PIN padrão da Claro: 3636
  • Código PIN padrão da Oi: 8888
  • Código PIN padrão da TIM: 1010
  • Código PIN padrão da Vivo: 8486

Esses códigos são válidos apenas para o PIN 1. Caso o usuário tenha já modificado o número ou queira saber o PIN 2 ou PUK 1 e 2, será necessário entrar em contato com a operadora por meio da Central de Atendimento e solicitar o código diretamente a um atendente. Apenas o titular da linha móvel pode alterar ou solicitar novos códigos à operadora. Os números são:

  • TIM: ligue para*144 ou 1056
  • Vivo: ligue para 1058 ou*8486
  • Oi: ligue para *144 ou 1057
  • Claro: ligue para 1052
{module
... [57]}

Como ativar e modificar o número do PIN

O bloqueio de funções do PIN geralmente vem desativado nos celulares. Para proteger o aparelho, é preciso ativar o PIN.

Passo 1. Em celulares Android, basta ir em Configurações e clicar em Segurança. Em Seguida, clique em Configurar Bloqueio do SIM.

Passo 2. Ao abrir a opção, ative a chave ao lado da opção "Bloquear Cartão SIM" para ativar a função. Caso o usuário nunca tenha alterado a senha do PIN, o chip deve vir com o código padrão da operadora. Clique em ‘OK, entendi’.

Passo 3. A senha PIN será solicitada. Digite a senha padrão da operadora ou a senha pessoal caso já tenha alterado. Em seguida, o bloqueio do cartão SIM será ativado. Basta reiniciar o aparelho e, toda vez que o usuário usar serviços como redes de internet e chamadas, o código será solicitado. Para alterar o código PIN, basta clicar na opção Alterar PIN do SIM, embaixo da opção de bloqueio.

Passo 4. Para alterar o código, o PIN antigo será solicitado. Digite o PIN padrão ou o antigo e clique em OK. Em seguida, digite o novo PIN desejado e clique em OK. Em seguida, o PIN 1 será modificado e estará ativo. Cuidado para não esquecer o número, porque isso ocorrer, será preciso ligar na operadora para recuperar o acesso ao chip ou saber o código PUK.

Em alguns smartphones, a opção para ativar o código PIN pode estar em ‘Configurações’, ‘Tela de bloqueio e Segurança’, ‘Outras Configurações de Segurança’ e ‘Configurações de bloqueio do cartão SIM’. Para iOS, basta acessar ‘Ajustes’, ‘Celular’ e ‘PIN do SIM’. Os demais passos são similares.

Como alterar o PIN por telefone

Outra maneira de alterar o número do PIN de algumas operadoras é digitando um código no celular. Basta ligar para os seguintes números, de acordo com as operadoras:

TIM: Digite o código **04*PIN ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#. Por exemplo, se o PIN antigo for 1010 e o novo for 2020, ficaria assim: **04*1010*2020*2020#.

Vivo: Digite o código **04*PIN ATUAL*PIN NOVO*PIN NOVO#. Por exemplo: **04*8486*2020*2020#.

Claro: Digite o código **04*NÚMERO DO PIN ATUAL*NÚMERO DO PIN NOVO*NÚMERO DO PIN NOVO#. Por exemplo: **04*3636*2020*2020#.

Como recuperar o acesso caso o PIN seja bloqueado

Caso o usuário mude a senha, não há como saber o PIN a não ser ligando na operadora. Uma função que pode ajudar nesse caso é o Smart Lock, que permite que o dispositivo seja desbloqueado enquanto estiver em local seguro ou perto do dono. Para ativar a função, basta acessar ‘Configurações’, ‘Segurança’ e ‘Smart Lock’.

Será pedido o PIN para continuar e, em seguida, será possível ativar a função com base na detecção no bolso, lugares confiáveis ou dispositivos confiáveis.

Com informações da Claro, Oi, Tecnoblog, TIM e Vivo

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.