O Google está mudando a forma de exibir os resultados de pesquisa no buscador. Desde a última segunda-feira (1), usuários dos Estados Unidos estão visualizando um novo ícone de menu ao lado dos sites encontrados. O recurso permite que as pessoas encontrem informações sobre a procedência e a segurança das páginas. O objetivo é que os visitantes se sintam seguros antes de clicar em um link, de modo que não seja preciso pesquisar a reputação do veículo em uma nova busca.

A ferramenta está sendo lançada em um momento em que outros buscadores estão ganhando mais usuários no mundo. É o caso do serviço DuckDuckGo, motor de busca que promete mais segurança e maior proteção dos dados. Esse fato poderia estar motivando o Google a investir mais nesse quesito dentro de sua plataforma. Ao TechTudo, o Google confirmou que não há previsão da chegada da função ao Brasil.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No novo recurso, as informações de segurança são exibidas em um balão na parte inferior da tela. Quando disponível, o Google exibirá uma descrição do site retirada da Wikipédia para que o usuário saiba se a página é confiável. Caso não haja registro do site no catálogo da enciclopédia, o buscador mostrará quando o site foi indexado pela primeira vez pelo Google.

A nova ferramenta está disponível ao clicar em um menu no canto direito do resultado. Ela também deve mostrar informações contextuais adicionais, como o aviso de conexão segura com base no uso do protocolo HTTPS. Nos casos em que os resultados de busca forem listas de emprego ou listas de empresas, o Google exibirá informações sobre como foi feita a captação desses itens na web.

Além das informações sobre as páginas, o novo menu também deve oferecer um botão para que o usuário acesse rapidamente suas opções de privacidade nas configurações do navegador, além de um indicativo de transparência, que informa o usuário sobre como funciona a busca do Google.

O novo recurso está disponível em inglês nas versões do Google para web, nos navegadores dos celulares e no aplicativo do buscador para Android. Assim como acontece em todos os serviços em fase de lançamento, a ferramenta está sendo liberada aos poucos para os usuários, e inicialmente apenas

... nos Estados Unidos. O Google não informou quando a opção será disponibilizada em outros países.

Com informações de Google

Veja também: Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Resultados de pesquisas do Google mudando, como resolver? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.