O TikTok anunciou nesta quarta-feira (3) uma nova ferramenta para evitar a disseminação de fake news e o compartilhamento de informações possivelmente enganosas na plataforma. A partir de agora, os conteúdos publicados na rede social de vídeos curtos serão checados por verificadores de fatos parae identificar dados não verdadeiros ou enganosos. Os vídeos falsos serão removidos do TikTok, e os clipes com informações potencialmente incorretas serão sinalizados pela plataforma com o aviso "Cuidado: vídeo sinalizado por conteúdo não verificado".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O novo recurso já está disponível nos Estados Unidos e Canadá e deve ser disponibilizado gradualmente nos demais países nas próximas semanas. Com a função, o TikTok passará a sinalizar vídeos que passaram por verificação e não puderam ter seus conteúdos confirmados pelas empresas de checagem de fatos. A ação visa diminuir o alcance e o número de compartilhamentos de conteúdos imprecisos na rede social.

Ao abrir um vídeo que foi revisado, mas não pôde ter o seu conteúdo confirmado ou o resultado da verificação foi inconclusivo, um banner aparecerá na parte superior do clipe com um alerta de "conteúdo não verificado". O criador do clipe também receberá uma notificação informando que seu vídeo foi sinalizado pelo TikTok.

Mesmo com o aviso, o clipe poderá ser compartilhado pelo usuário, contudo, uma nova notificação aparecerá na tela lembrando que o conteúdo do vídeo não pôde ser checado. Segundo o TikTok, "essa etapa adicional requer uma pausa para que as pessoas reflitam sobre sua próxima ação antes de escolherem 'cancelar' ou 'compartilhar mesmo assim'".

De acordo com dad

... os divulgados pelo TikTok, durante período de testes com o novo recurso houve redução de 7% no número total de curtidas dos conteúdos sinalizados, ao tempo em que o compartilhamento dos vídeos com o aviso caíram em 24%.

Quando o TikTok vai acabar nos EUA? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.