A nova política de privacidade do WhatsApp deve ser aceita pelo usuário até o dia 15 de maio, senão ele perderá acesso ao aplicativo. Ao alertar sobre a mudança, o WhatsApp oferece a opção de apagar a conta caso discorde dos novos termos. Na lista abaixo, o TechTudo responde a quatro perguntas sobre o que acontece se o usuário optar por excluir a sua conta pessoal do WhatsApp.

A seguir, você também pode conferir quais são as diferenças entre desinstalar, desativar e deletar a conta do WhatsApp. Além disso, pode entender melhor como as mudanças nas políticas de privacidade do mensageiro afetam os usuários, e quais informações o WhatsApp poderá compartilhar com as empresas parceiras do Facebook.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que acontece ao apagar a conta do WhatsApp?

Ao deletar a sua conta pessoal no mensageiro, todo o seu histórico de mensagens e os backups das suas conversas do WhatsApp na nuvem serão excluídos automaticamente. Caso você participe de grupos, também será removido dos chats coletivos de forma automática.

No entanto, excluir sua conta não apaga as mensagens que foram enviadas aos seus contatos do WhatsApp, então seus amigos ainda terão acesso aos conteúdos que foram trocados entre vocês. Vale lembrar que a ação de excluir sua conta não pode ser desfeita e, por isso, não é possível recuperar uma conta do WhatsApp que foi apagada.

Os seus dados serão deletados dos servidores do WhatsApp em até 90 dias e, após esse período, o mensageiro ainda pode manter alguns dos seus dados armazenados em backup. Essas informações, segundo o WhatsApp, podem permanecer salvas nos casos de erros de software ou em eventos de perda de dados. O mensageiro também afirma que pode manter cópias de algumas informações, especialmente em casos que envolvam problemas legais e de violação dos termos de uso.

Qual a diferença entre desativar, desinstalar o app e apagar a conta do WhatsApp?

Desativar e desinstalar o WhatsApp são ações bastante semelhantes e que podem ser revertidas, enquanto apagar a conta do mensageiro é uma atividade que não pode ser desfeita. O usuário que optar por excluir sua conta do WhatsApp deve ter em mente que não poderá recuperá-la, assim como perderá o acesso às mensagens e conversas que foram trocadas pela plataforma.

Enquanto isso, ao desinstalar o app do celular, o perfil do WhatsApp ainda é mantido, bem como as informações da conta — como dados de status, visto por último e foto de perfil. Além disso, apesar de não ter mais o app no smartphone, os contatos do WhatsApp poderão continuar enviando mensagens e fazer chamadas pelo serviço. A diferença é que as mensagens só terão um tique cinza, em vez de dois tiques azuis — indicando que o conteúdo foi apenas enviado e não foi lido —, e as chamadas não serão concluídas, uma vez que o app foi retirado do celular do destinatário.

A opção de desinstalar o app pode ser útil em casos em que o usuário quer se afastar do aplicativo por um determinado período sem excluir sua conta — já que essa ação traz resultados definitivos. Assim, ele ficará temporariamente sem enviar e receber mensagens e chamadas, mas não perderá o acesso à conta, caso queira voltar a utilizar o serviço. No entanto, vale lembrar que o WhatsApp apaga automaticamente contas inativas por mais de 120 dias.

O que acontece com a conta se não aceitar os novos termos de uso até o dia 15 de maio?

É obrigatório aceitar os novos termos de privacidade do WhatsApp para continuar utilizando os serviços do mensageiro. As contas que não aceitarem as novas políticas poderão ser suspensas pela plataforma. O WhatsApp sugere excluir a conta do mensageiro caso não concorde c

... om as novas condições — que incluem o compartilhamento de dados com as empresas parceiras do Facebook.

É importante que o usuário avalie as vantagens e desvantagens da implementação das novas políticas do WhatsApp. Enquanto a integração entre plataformas pode melhorar a experiência de compra — de acordo com o Facebook —, as empresas parceiras da companhia poderão ter acesso a uma série de dados do usuário, que incluem informações sobre seu número pessoal de telefone, marca, modelo e número de IP do celular, empresa de telefonia utilizada pelo usuário, dados de status como o "online" e "visto por último", tempo de uso no mensageiro e como interage com outras empresas do Facebook.

No entanto, o WhatsApp também afirma que a interação com contas comerciais é opcional, e que os chats e as chamadas realizadas pela plataforma continuarão sendo protegidas com a criptografia de ponta-a-ponta. O mensageiro afirma que não mantém nenhum tipo de registro sobre a localização do usuário e sobre os contatos nos quais foram enviadas mensagens ou realizadas chamadas. O WhatsApp também sugere o uso das mensagens temporárias para ter maior privacidade.

Como apagar a conta do WhatsApp?

Para apagar definitivamente a sua conta do WhatsApp, abra o aplicativo e toque sobre o menu de opções, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, acesse as configurações do app e toque em "Conta". Depois, toque sobre a opção "Apagar minha conta", insira o seu número de telefone no formato internacional (incluindo o código do país e o DDD) e conclua a ação. Na sequência, descreva o motivo pelo qual deseja excluir sua conta e toque sobre a opção "Apagar minha conta" novamente.

Com informações de WhatsApp (1, 2 e 3)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.