O Facebook vai testar a redução da exibição de posts relacionados a política no feed de notícias dos usuários. A mudança entra em vigor nesta semana para usuários no Brasil, no Canadá e na Indonésia, e na próxima semana nos Estados Unidos. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (10), a empresa diz que o objetivo da redução é encontrar um equilíbrio sobre o conteúdo que as pessoas desejam ver durante o uso da plataforma.

Neste primeiro teste, somente uma pequena porcentagem de usuários desses países selecionados será impactada pela mudança. O Facebook diz que, durante o período experimental, vai explorar diferentes maneiras de classificar o conteúdo político exibido no feed, a fim de decidir quais abordagens pode tomar no futuro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em uma conferência realizada no dia 27 de janeiro, Mark Zuckerberg já havia anunciado que pretendia iniciar a redução desse tipo de conteúdo no feed. Segundo ele, a iniciativa atenderia a frequentes feedbacks dos usuários que não queriam que posts políticos prevalecessem em seus feeds e comprometessem toda a experiência dentro da rede social. O empresário afirmou que a mudança busca "baixar a temperatura e desencorajar conversas e comunidades que causem divisões".

No comunicado divulgado nessa quarta, Aastha Gupta, diretora de Gestão de Produtos do Facebook, ressalta que a rede social não removerá os conteúdos por completo. Segundo ela, a plataforma continuará dando espaço para discussões políticas respeitando o interesse de cada pessoa em consumir esse tipo de post.

A rede social deixou claro que informações sobre a Covid-19 oriundas de organizações oficiais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos nacionais ou regionais, não serão removidas do feed durante o experimento. Conteúdos de agências e serviços oficiais do governo também não serão incluídos no teste.

Para avaliar o andamento da mudança, o Facebook perguntará às pessoas impactadas como está sendo a experiência com menos posts políticos no feed. À medida que os testes avancem, a empresa compartilhará os resultados e as abordagens que se mostrarem mais promissoras.

Segundo apurou o TechTudo, diversos fatores são levados em conta para escolher os países participantes dos testes, e o Brasil já tem sido selecionado para vários deles.

Responsabilidade política

Atualmente, 6% de todo o conteúdo exibido no Facebook nos Estados Unidos está relacionado a política. A rede social é frequentemente acusada de abrir espaço para discussões que levam à polarização e de ser negligente no que diz respeito ao controle de informações e fake news compartilhadas dentro da plataforma, facilitando a viralização desses conteúdos.

A rede lembra que possui ferramentas que permitem ao usuário controlar o conteúdo que consome dentro da rede social, como o gerenciador de Feed

... de Notícias e a opção de colocar páginas e pessoas em Modo Soneca, ocultando seus posts temporariamente. Além disso, o Facebook também permite bloquear anúncios políticos.

Com informações de Facebook, The Verge e TechCrunch

Veja também: Cinco coisas que seus amigos do Facebook sabem de você e como se proteger

Facebook não carrega no computador? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.