O YouTube completa 16 anos de existência nesta segunda-feira (15). Ao longo deste tempo, a plataforma passou por muitas mudanças e reinventou o modo de assistir a vídeos na Internet. A compra pelo Google em 2006 foi um dos principais capítulos dessa história, que fez o site se tornar não apenas o maior de vídeos do mundo, mas o segundo maior motor de buscas da Internet, atrás apenas do próprio Google.

Lançada em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários do PayPal, a plataforma passou de um lugar para compartilhar vídeos com amigos próximos para uma das principais ferramentas de marketing nos dias de hoje. A seguir, relembre os primeiros anos do YouTube e suas principais mudanças de visual e recursos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Página inicial do YouTube

Em 2005, a identidade visual geral da Internet era muito diferente do que é hoje, e isso se aplica também ao YouTube. A página inicial de sua primeira versão era bem enxuta, exibindo a logo da plataforma, um campo de buscas, algumas tags com categorias de vídeos e apenas cinco vídeos em destaque na parte inferior da tela.

A primeira grande mudança na homepage aconteceu ainda em 2005. Em agosto, o site abandonou a presença dominante do branco no plano de fundo e ganhou muito mais elementos gráficos, incluindo abas. A seção "vídeos em destaque" passou a se chamar "Vídeos em destaque de hoje", indicando mais conteúdo e atualização.

Em 2006, o site foi comprado pelo Google por um valor estimado de US$ 1,65 bilhão. No ano seguinte, o YouTube exibia a logo da empresa na home. A partir desse momento, era possível fazer login com a conta da gigante de buscas, que reposicionou a barra de pesquisas para o centro da tela. Nela, os usuários ganharam a possibilidade de ver os resultados como thumbnails.

A página inicial ainda ganhou uma seção destinada aos vídeos que estavam sendo assistidos no momento. A disposição das informações dos vídeos em destaque também foi alterada, passando a ocupar menos espaço no display.

Nos anos que se seguiram, a homepage não passou por muitas mudanças drásticas. Um das mais significativas foi o abandono do ranqueamento dos vídeos por estrela, eliminando esse elemento gráfico da tela inicial. As abas ganharam um visual mais moderno e o site ficou mais limpo, de maneira geral, mas sem um design tão atraente até 2011.

Reprodutor de vídeos

O reprodutor de vídeo em si também passou por muitas mudanças. No início, o player exibia a logomarca do YouTube no canto inferior direito, em um tamanho nada discreto. A opção de tela inteira não existia na época, assim como a indicação de tempo na barra de reprodução. O campo de descrição trazia apenas texto, sem o nome do usuário ou canal, como acontece atualmente.

No ano seguinte, a plataforma já registrava uma média de 100 milhões de visualizações de vídeo por dia, sucesso que fez com que os desenvolvedores implementassem melhorias rapidamente. Em 2006, o player ganhou o recurso de tela cheia e controles adicionais, como volume e timer. Ele também eliminou a marca do YouTube, que, no entanto, continuava a aparecer nos vídeos incorporados em outros sites.

A opção de pular cenas dos vídeos e assistir a partir de qualquer ponto só foi adicionada em 2007. Era possível utilizá-la mesmo que o conteúdo não tivesse sido carregado completamente. Também nessa época, os vídeos ganharam clipes relacionados, exibidos como thumbnails ao longo de sua reprodução, e setas para que o usuário pudesse pular para o próximo vídeo ou voltar para o anterior. Outra melhoria da época foi a adição do botão "Menu", que dava acesso ao código de incorporação ou

... à URL da página do vídeo no YouTube.

Em 2008, o reprodutor começou a suportar a resolução 480p e a inclusão de legendas pelos criadores, que podiam adicionar arquivos de vários idiomas. No final do mesmo ano, o Google incluiu a tradução automática com o uso do Google Tradutor. A geração de legendas automáticas, porém, só chegou em 2009, ano em que o player também ganhou conteúdo em 720p (HD).

Foi em 2010 que página do player viu surgir um dos ícones mais marcantes do YouTube: o botão de curtir com o dedo para cima. A plataforma também passou a dar mais destaque para as inscrições, introduziu as reproduções automáticas, otimizou a fila de vídeos e mudou a cara das playlists. Todas as ações eram pensadas para incentivar o hábito de assistir a um vídeo após o outro.

Recursos antigos

Como mencionado acima, o atual botão de like chegou ao YouTube apenas em 2010. Até então, os vídeos eram classificados por estrela, no clássico sistema de um a cinco. Em vez de "deixe seu like/joinha", os criadores pediam para o público "avaliarem com cinco estrelas". Além disso, outro recurso descontinuado foi a opção de criar grupos. Lançada em 2006, a função permitia participar de uma comunidade voltada para um assunto específico, como futebol, games e bandas.

Mas talvez uma das mudanças mais significativas do início da plataforma em relação aos dias de hoje é a inexistência de anúncios até agosto de 2006. A partir daquele momento, o YouTube começou a vender espaço em sua página para veicular publicidade em vídeo, que os usuários podiam avaliar com estrelas e compartilhar. Na ocasião, a companhia também criou canais oficiais para os anunciantes, como o de Paris Hilton.

Ainda em 2007, o serviço ganhou um recurso chamado Active Sharing (compartilhamento ativo), que permitia ver outros usuários que tinham visto o mesmo vídeo que você. Para isso, porém, ambos deveriam ter a funcionalidade ativada.

Além das legendas nos vídeos, 2008 foi o ano em que o YouTube lançou as anotações. As caixas de texto interativas, que permitiam escrever recados ou mesmo direcionar o espectador para outros endereços na Internet, foram descontinuadas nove anos depois.

Uma nova aba destinada a programas de TV deu as caras em 2009, inaugurando a era de aluguel de títulos pela plataforma. A seção, formulada em parceria com empresas de TV como a CBS, disponibilizou conteúdos como "A Família Addams" e os episódios de Star Trek, além de um catálogo de poucos filmes.

Em 2011, o recurso de transmissão de vídeo ao vivo foi disponibilizado. A funcionalidade foi muito usada durante a Primavera Árabe, acontecimento que eclodiu na mesma época.

Primeiros vídeos publicados

O primeiro vídeo do YouTube foi postado dia 23 de abril por Jawed Karim, um dos fundadores do site. Intitulado "Me at the Zoo" (eu no zoológico), o clipe de 19 segundos figura o executivo no zoológico de San Diego, Califórnia, falando sobre como "os elefantes são legais".

Apesar se ter se tornado popular pelo caráter histórico, o vídeo de Jawed não chegou a viralizar. O primeiro viral da plataforma foi uma dublagem da música "I Want It That Way", do grupo BackStreet Boys, feita por dois adolescentes. A brincadeira foi o 20º vídeo a ser publicado no YouTube e teve 6 milhões de visualizações. O número pode não ser o suficiente para que um clipe atual seja considerado um viral, mas, na época, foi considerado um grande sucesso.

A primeira marca a perceber o potencial de propaganda do YouTube foi a Nike, que produziu o primeiro vídeo comercial do portal. O clipe, que fez muito sucesso no Brasil e no mundo, mostrava Ronaldinho Gaúcho acertando a bola na trave repetidas vezes. O craque, naturalmente, calçava as chuteiras da empresa de itens esportivos.

Veja também: Como baixar uma playlist inteira de vídeos do YouTube

Primeiros canais de sucesso

O contraste entre os números atuais com 15 ou 16 anos atrás é impressionante. Em julho de 2006, o canal com mais inscritos era o LisaNova, que somava pouco mais de 1.200 inscritos e 99 mil visualizações. O canal continua ativo até hoje e reúne 510 mil inscritos.

O site também possibilitava customizar a página do canal de forma mais livre. Os criadores podiam alterar todo o esquema de cor, incluindo o plano de fundo, o que deixava cada canal com a "cara" do dono. Alguns anos depois, a plataforma resolveu uniformizar o layout, restringindo a personalização ao banner.

E se você está se perguntando qual foi o primeiro canal da história do YouTube, a resposta é fácil de adivinhar: é o do cofundador Jawed Karim, onde foi postado o vídeo "Me at the Zoo" e que recebeu o nome de "Jawed". Até hoje, este permanece como a única postagem do canal. Ainda assim, Jawed possui 1,6 milhão de inscritos e 152 milhões de visualizações.

Qual app grátis permite baixar vídeos do YouTube no Android? Saiba mais no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.