A Samsung detalhou as mudanças e inovações trazidas pela One UI 3.0 aos celulares Galaxy. A nova interface é baseada no Android 11, mas traz recursos adicionais para o sistema da fabricante sul-coreana. A empresa afirma que o objetivo é tornar os celulares mais elegantes, práticos e interativos. A atualização pesa pouco mais de 1,5 GB e foi oficializada com a chegada do Galaxy S21.

No Brasil, a Samsung liberou recentemente o update para os modelos das famílias Galaxy S10, Galaxy S20, Galaxy Note 10 e para alguns aparelhos intermediários das séries A e M, como o Galaxy M21S. Entre as alterações mais marcantes da interface estão a renovação da tela de bloqueio e dos ícones e mais personalização para o usuário.

Tela de bloqueio

A Samsung trouxe mudanças para a tela de bloqueio na nova interface. O relógio ficou maior e mais centralizado, e os atalhos de aplicativos agora ficam na parte inferior, em cinza. O display também está mais escuro e suave, segundo a fabricante.

Os widgets de tela de bloqueio foram redesenhados e agora permitem controlar músicas e ver informações importantes, como eventos e rotinas do calendário, sem ter que desbloquear o dispositivo. Esses widgets também podem ser configurados para o modo de tela escura.

É possível ainda mudar a transparência dos widgets, para que eles combinem melhor com o papel de parede, e alterar a cor do relógio da tela de bloqueio.

Outro recurso que foi aprimorado é o Always On Display, função que disponibiliza informações básicas, como data, hora e notificações enquanto a tela está desligada. O recurso recebeu diversas opções novas de personalização como os GIFs, que são executados logo após o bloqueio do telefone e param alguns segundos depois.

A Samsung também atualizou as opções de papel de parede da tela de bloqueio com base em certas categorias, como arte, animais e lugares, entre outros. É possível escolher várias categorias e exibir uma imagem diferente cada vez que o celular é desbloqueado.

Para bloquear o telefone, agora basta tocar duas vezes em qualquer área da tela de trabalho que não seja ocupada por ícones ou widgets.

Personalizações

Uma grande mudança na personalização da nova interface está na barra de notificações. A função ficou mais transparente e ocupa toda a tela. Os ícones estão mais arredondados, o relógio foi centralizado e os botões de configurações, menu e energia foram reposicionados no canto superior direito. Os atalhos para dispositivo e mídia ganharam destaque e ficam logo acima dos demais ícones.

Esse painel rápido também pode ser customizado pelo usuário. É possível adicionar as funções mais usadas para acessá-las mais rapidamente, simplesmente deslizando a tela.

Os destinos de compartilhamento de imagens, vídeos e documentos também podem ser fixados. O One UI 3 agora permite que os principais contatos de e-mail e de aplicativos de mensagens do usuário fiquem em destaque na tela. Outra personalização é a capacidade do sistema de separar os perfis pessoal e profissional do usuário. Isso evita o envio de mensagens e arquivos para os contatos errados.

O sistema usa um aplicativo que ajuda a identificar e gerenciar melhor os hábitos digitais do usuário. A função de bem-estar digital monitora as informações de uso e o tempo gasto semanalmente com o dispositivo, o que ajuda tomar decisões sobre como usar melhor o aparelho, segundo a fabricante.

Widgets

A Samsung já utiliza widgets há um tempo, mas foi somente com a chegada do One UI 3.0 que a ferramenta sofreu alterações significativas. Tornou-se possível adicionar widgets à tela inicial e ajustar a transparência, de modo que o ícone combine com

... o fundo.

Ao pressionar um widget no menu principal, aparece o nome do aplicativo, as ações disponíveis dentro dele e a opção de adicionar à tela principal. Portanto, para acessar mais rapidamente as funções dentro de um aplicativo, basta clicar e segurar o widget e as opções irão aparecer. Em vez de 16, o menu agora mostra apenas 12 ícones dentro de cada pasta.

Notificações de mensagens

Uma das maiores mudanças na nova interface foram as notificações. A Samsung adotou a cor cinza para a aba de notificações e, toda vez que o usuário recebe uma mensagem, o comunicado surge por meio de uma animação. Cada notificação é organizada em títulos diferentes, dependendo de sua importância. Para customizar a aba, basta pressionar a notificação e definir ser grau de importância.

A empresa também mudou a forma como os alertas aparecem no topo da tela quando o usuário recebe uma mensagem, por exemplo. Essas notificações aparecem de forma menor e mais simples e quase não ocupam mais espaço. As mensagens ficam agrupadas na frente e no centro da tela, para possibilitar uma rápida visualização.

Ao clicar na notificação, a conversa é aberta no próprio aplicativo. Caso o usuário ignore o alerta, ele irá para a aba de notificações.

Além disso, o aparelho agora suporta também bolhas de bate-papo, semelhantes ao Facebook Messenger. Para ativar a função, basta ir nas configurações e escolher quais aplicativos poderão operar nesse formato.

Controle de mídia e volume

Na aba de notificações, há um widget de reprodução de mídia que permite alternar rapidamente entre os players ativos no aparelho. Além disso, o novo sistema também permite controlar músicas na tela de bloqueio sem precisar desbloquear o aparelho.

Já em relação ao volume, a Samsung renovou a aparência da barra de controle de som. Ao clicar nas teclas para mudar o volume, aparece uma barra na vertical, alinhada à lateral da tela, com aparência mais minimalista.

Ao tocar no ícone de expansão da barra, o painel completo será aberto. Ele agora ocupa grande parte da tela e exibe apenas os controles de som, sem qualquer texto, também na vertical. Por aqui é possível controlar o volume de notificações, mídia, entre outros.

Galeria de fotos e câmera

A nova interface da Samsung se conecta ao Microsoft OneDrive para guardar as fotos da galeria na nuvem. Ao sincronizar os lembretes e documentos do aparelho com a Microsoft, é possível gerenciá-los pelo Outlook e pelo Teams, já que os aplicativos são conectados.

A empresa ainda garante que as categorias de organização na galeria de fotos ajudam a encontrar imagens mais rapidamente. Ao ver uma foto, basta deslizar a tela para cima e um grupo de fotos relacionadas irá aparecer.

Além disso, para garantir que nenhuma dessas memórias se percam, é possível reverter as fotos editadas para o original a qualquer momento, mesmo depois de salvas. O celular ainda lida com imagens de baixa resolução e aumenta a qualidade delas, mesmo que sejam fotos já antigas.

A atualização também trouxe melhorias para a câmera. O zoom baseado em Inteligência Artificial foi aprimorado, bem como o foco e a exposição automática. Além disso, o sistema permite customizar vídeo chamadas com fotos e vídeos.

Device Care

O Device Care otimiza o telefone para que ele opere da melhor forma possível o tempo todo. Essa otimização verifica o consumo de bateria, o armazenamento, a memória e possíveis ameaças no dispositivo. Ao abrir a função, o telefone executa um diagnóstico e confere uma pontuação de 0 a 100. Isso ajuda a identificar maneiras para otimizar o dispositivo.

Com a nova atualização, algumas funções de melhoria de performance também foram atualizadas. Apesar de manter a tela sempre ativa, o One UI 3 disponibiliza opções para tornar a bateria mais duradoura, como o novo modo de economia e o fundo escuro, presente em várias funções agora.

Aplicativos em segundo plano também foram limitados. Agora, poucas funções poderão funcionar simultaneamente em paralelo com o sistema principal, o que economiza bateria e pouca o processamento da memória. Com essas mudanças, a Samsung garante que o telefone pode ficar ótimas condições com o Device Care.

Teclado inteligente e Game Booster

O teclado nativo da Samsung ganhou funções extras, como as sugestões de preenchimento automático e a opção de copiar/colar imagens. Além disso, suas configurações agora organizarão as principais ferramentas para que sejam exibidas primeiro.

O teclado também expandiu o número de idiomas para 370 e passou a incluir sugestões de emojis e stickers quando o usuário insere um emoticon de texto.

Outro ponto de melhoria que pode agradar aos gamers é o Game Booster. O recurso foi projetado para melhorar a experiência de jogo e usa Inteligência Artificial para aprender sobre os padrões de cada jogador. A função ainda fornece gráficos mais suaves e movimentos realistas durante os jogos e permite gravar e compartilhar capturas de tela do jogo.

Com a nova atualização, a Samsung afirma que a função pode bloquear chamadas e mensagens enquanto o usuário joga e gerenciar mais recursos para condições ideais de jogo.

Integração com tablet e computador Windows

A possibilidade de integrar diferentes dispositivos é outra novidade inserida pela nova interface. No One UI 3, é possível sincronizar o Notas com o OneNote, Outlook, To-Do e Teams, da Microsoft. Assim, todas as anotações feitas no celular poderão ser acessadas pelo computador Windows ou pelo tablet.

Isso permite, por exemplo, começar um projeto no celular e terminar em outro dispositivo. A função sincroniza até mesmo imagens, caso elas sejam manuscritas usando a S Pen. A função também vale para lembretes criados no celular.

A nova atualização também facilita a transferência de conteúdos de celulares antigos para modelos mais atuais. A Samsung garante que mantém todo o conteúdo antigo com a interface da nova atualização.

Com informações de Android Authority, SamMobile e Samsung

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.