O Pix transformou a forma de fazer transferências bancárias, oferecendo facilidade, rapidez e economia nas transações. Entretanto, o sistema de transferência instantânea pode ser utilizado de formas diferentes e curiosas. Alguns usuários estão aproveitando a possibilidade de escrever uma mensagem no Pix para paquerar ou para enviar dinheiro como presente de aniversário para amigos e parentes, por exemplo.

Além disso, o serviço permite criar códigos de pagamento com valores específicos e ainda pode garantir descontos na hora de fazer compras online, assim como acontece com os boletos bancários. O Pix também vem sendo bastante utilizado como prêmio em sorteios e concursos online, facilitando o recebimento da bonificação. Confira, a seguir, seis segredos ou formas curiosas de usar o Pix.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. "Pixtinder"

A possibilidade de escrever uma mensagem ao enviar um Pix criou uma nova forma de paquerar na Internet. O chamado "Pixtinder" é uma brincadeira que consiste em divulgar sua chave Pix e aguardar que pretendentes lhe enviem dinheiro, acompanhado de mensagens românticas. Nas redes sociais, existem até tabelas que indicam qual a intenção do relacionamento — transferir R$ 10, por exemplo, sinalizaria um convite para um encontro com o destinatário.

Além da paquera, o Pix também está servindo de alternativa para casais que brigaram e acabaram bloqueando o parceiro nas redes sociais. Como no Pix não há a possibilidade de bloquear as transferências de alguém, abre-se um canal de comunicação para enviar novas mensagens e pedidos de perdão. Neste caso, é necessário abrir mão de alguns centavos ou reais para conseguir enviar os textos e tentar recuperar a pessoa amada.

2. Presente de aniversário

O Pix também pode ser útil naqueles momentos em que as pessoas não sabem o que dar de presente para um amigo ou parente, especialmente durante a pandemia, quando muitas pessoas estão distantes umas das outras. Fazer um Pix de aniversário se tornou um comportamento comum, e até aguardado pelos aniversariantes. Além do dinheiro, o remetente também pode aproveitar o campo de descrição do Pix para escrever uma mensagem de parabéns para deixar o presente ainda mais especial.

3. Fazer um Pix para si mesmo

O Pix também é uma forma de transferir dinheiro para si mesmo, já que o sistema permite que o usuário cadastre várias chaves em bancos diferentes. Essa opção se torna útil, por exemplo, para enviar dinheiro para um cartão específico no momento de uma compra ou para facilitar a transferência de saldo para instituições bancárias que possuam maior rendimento, sem que seja necessário pagar tarifas no envio.

Vale lembrar que cada chave só pode ser associada a uma conta do usuário. Por isso, é necessário cadastrar telefones e e-mails diferentes para conseguir realizar o procedimento — ou uma chave aleatória.

4. Colocar Pix em QR Code ou criar um código de pagamento

Ao se cadastrar no Pix, cada usuário passa a ter um QR Code vinculado à sua conta que contém seus dados bancários. Para receber pagamentos, basta enviar o código e aguardar que o pagador faça a leitura. Depois disso, ele informará o valor que deseja transferir e você receberá a quantia imediatamente. Esse QR Code está disponível junto às chaves Pix, dentro de todos os aplicativos de banco.

Além disso, o Pix possui uma função nativa que permite criar um QR Code único para receber um valor específico. O código é dinâmico e armazena seus dados bancários e o valor que você deseja receber. Quando o pagador fizer a leitura do código, o aplicativo do banco identificará todos o

... s dados e debitará a quantia exata que você determinou.

Os bancos, inclusive, trabalham em um novo formato de boleto bancário, que passará a ser emitido com o código de barras normal e com o QR Code para pagamento via Pix. Inicialmente, o novo modelo só permitiria pagar a fatura integral, mas futuramente o código poderá aceitar valores menores, como o pagamento mínimo de um cartão de crédito, por exemplo.

5. Usar o Pix para obter descontos

Grandes varejistas estão oferecendo o Pix como forma de pagamento na finalização de compras online, ao lado de opções como cartão de crédito e boleto bancário. O benefício é que várias dessas lojas oferecem desconto para pagamentos via Pix, que são feitos à vista e compensados na hora. Na maioria dos casos, o desconto é a mesmo oferecido nos pagamentos com boleto.

Atualmente, para pagar compras online com o Pix, as lojas solicitam que o usuário abra o aplicativo do banco, selecione a opção do Pix e escaneie um QR Code com a câmera do celular, realizando o pagamento instantaneamente.

6. Usar como prêmio de sorteios

O Pix também está sendo bastante utilizado como prêmio em sorteios online, especialmente os realizados por perfis de redes sociais. Nessas promoções, é comum que lojas ou influenciadores ofereçam celulares, produtos físicos ou até dinheiro vivo como forma de premiação.

Esses itens estão sendo substituídos pelo Pix devido à facilidade de pagamento e rapidez na entrega, já que não é necessário enviar pacotes pelos Correios ou pagar taxas de transferência bancária. Nesses casos, o vencedor informa somente sua chave Pix pelo chat para que o criador possa enviar seu prêmio direto à conta.

Com informações de O Globo e Valor Investe

Veja também: Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar compra com boleto? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.