A empresa chinesa de celulares Oppo anunciou um novo projeto de aparelho para recarga à distância, chamado de The Flash Iniciative. Lançado no YouTube, o vídeo promocional mostra o que parece ser um tapete que recarrega o celular pelo ar, sem a necessidade de deixar o aparelho em contato direto com o dispositivo.

O modelo foi apresentado durante a abertura da feira MWC Xangai 2021, apenas um mês após a Xiaomi anunciar sua tecnologia para recarregar celular à distância. Diferentemente do modelo anunciado agora, a Xiaomi propôs um carregamento simultâneo e de até cinco metros distante da base.

O dispositivo da Oppo recebeu o nome de Wireless Air Charging e permite o carregamento à distância de aparelhos. No vídeo, é possível ver um Oppo X 2021, celular com tela retrátil e expansiva da fabricante, sendo recarregado sem fio sobre a superfície do gadget.

Mesmo ao ser levantado por vários centímetros, o smartphone continua exibindo o ícone de carregamento no canto – isso indica que o modelo deixa usar o telefone enquanto este é carregado sem a presença de fios.

De acordo com a Oppo, o sistema permite carregar dispositivos pelo ar a uma distância de até 10 centímetros, fornecendo 7,5W de potência, valor baixo para os padrões atuais.

No mês passado, a Xiaomi anunciou que está trabalhando em uma tecnologia capaz de abastecer vários dispositivos, simultaneamente, a alguns metros de distância. Apesar de fornecer apenas 5 W de potência, o protótipo da Xiaomi se difere do modelo da Oppo porque permite que os usuários se movam a uma distância de até cinco metros.

O aparelho funciona com base na posição espacial e na transmissão de energia e tem cinco antenas que determinam a posição do aparelho, além de 144 antenas que transmitem direcionalmente ondas milimétricas por feixes magnéticos.

Por enquanto, não há mais informações sobre o funcionamento do dispositivo da Oppo. Contudo, os dois modelos continuam sendo apenas protótipos e não têm data para serem lançados.

A Xiaomi também está desenvolvendo uma solução de carregamento sem fio de 80W, anunciada poucos meses após a Oppo revelar sua tecnologia de carregamento sem fio de 65W.

Com i

... nformações de The Verge e XDA Developers

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.