O Google começou a alertar usuários do Google Fotos que imagens no formato "alta qualidade" podem ficar pixeladas. Em um e-mail enviado a consumidores, a empresa compara esse modo com a a opção "qualidade original", que não comprime o arquivo e mantém a foto na resolução original.

O aviso chamou atenção porque sugere uma mudança de postura da empresa, que sempre defendeu que a versão "alta qualidade" preserva os detalhes da imagem e aplica mudanças praticamente imperceptíveis. O momento também ajudou a aumentar a controvérsia após o anúncio de que o Google Fotos irá, a partir de junho, cobrar para salvar imagens e vídeos em qualquer resolução depois de ultrapassar a cota gratuita.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em um exemplo utilizado pelo Google, a foto de um pássaro aparece completamente pixelada no modo "alta qualidade", enquanto apenas a versão "qualidade original" aparece intacta. De acordo com a Forbes, uma mensagem do Google a usuários menciona que o upload na "qualidade original" irá preservar o "máximo de detalhes e permitir que você dê zoom, recorte e imprima fotos com menos pixelização".

Em oportunidades anteriores, no entanto, a publicidade da empresa praticamente não diferenciava as imagens salvas nos dois formatos. Inclusive, era comum encorajar o uso da opção de menor resolução, que até junho não consome nenhuma parte do armazenamento gratuito.

O formato "alta qualidade" restringe fotos a 16 megapixels e vídeos à resolução Full HD (1080p). Até 1º de junho de 2021, usuários podem fazer backup de mídia ilimitado de graça no Google Fotos. Após essa data, o serviço de armazenamento passará a oferecer espaço limitado à cota gratuita da conta Google — em geral, de 15 GB.

A partir dessa data, qualquer novo upload consumirá espaço. Portanto, mídias salvas em "qualidade original" tendem a esgotar os gigabytes mais rapidamente. Caso isso aconteça, o usuário será obrigado a pagar por um dos planos do Google One para continuar salvando dados na nuvem. As assinaturas começam e

... m R$ 6,99 mensais por 100 GB e chegam a R$ 349 por mês para ter 2 TB de armazenamento.

Com informações de Forbes

Veja também: Como descobrir pelo celular se outra pessoa está usando suas fotos na web

Como recuperar fotos do Google Fotos? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.