Caixas de som inteligentes são capazes de ouvir batimentos cardíacos à distância. É o que diz um estudo feito por cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Os pesquisadores criaram um sistema que utiliza Inteligência Artificial junto a dispositivos como Amazon Echo e Google Nest Mini para captar as batidas do coração. A invenção foi testada tanto em participantes saudáveis quanto em pacientes cardíacos hospitalizados, e os resultados apresentaram dados que correspondiam à detecção de aparelhos padrões.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para fazer a medição, o usuário precisa se posicionar a uma distância entre 30 e 60 centímetros do dispositivo. O aparelho, então, reproduz um som contínuo inaudível que vai até a pessoa e retorna ao speaker com efeito ricochete.

Com base no comportamento do som, o algoritmo isola os movimentos da pessoa e detecta movimentos de elevação do tórax de acordo com a respiração. Segundo os cientistas, o mecanismo é similar ao utilizado por assistentes virtuais, como a Alexa, para identificar comandos de voz, por exemplo.

Para testar o experimento, foram separados dois grupos de pacientes: 26 saudáveis e 24 hospitalizados com comorbidades como insuficiência cardíaca. Dos 12.300 batimentos monitorados pelos participantes saudáveis, as caixas de som inteligentes estavam dentro de 28 milissegundos do monitor padrão. Os dados foram de 5.600 e 30 milissegundos para os que tinham algum problema no coração.

Segundo os pesquisadores, o desempenho do algoritmo é comparável ao do monitoramento por aparelhos cardíacos tradicionais. Isso acontece graças a um sistema de inteligência artificial que aprende o ritmo dos batimentos do usuário de forma quase imediata, facilitando a coleta de dados.

Atualmente, o software está configurado apenas para verificações pontuais, em que o usuário deve se sentar em frente ao speaker para que a leitura dos dados esteja completa. Os pesquisadores, no entant

... o, esperam que versões futuras possam monitorar continuamente os batimentos cardíacos enquanto as pessoas estão dormindo, algo que poderia ser útil para o diagnóstico de doenças como a apneia do sono, além da prevenção de infartos.

Com informações: News Medical e The Next Web



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.