A tecnologia tem permitido, cada vez mais, que pessoas do mundo todo se conectem com o meio ambiente, seja para compartilhar conhecimento ou conhecer a biodiversidade do seu país. A partir do computador ou de dispositivos móveis, é possível ter acesso a informações sobre parques e áreas naturais de todo o Brasil, espécies de animais e plantas e reflorestamento de regiões desmatadas.

Para ajudar você a se sentir mais próximo da natureza, confira a lista com cinco sites e aplicativos que oferecem informações sobre a biodiversidade do Brasil e do mundo. Além de fontes de conhecimento, plataformas como iNaturalist e Sistema Urubu são grandes aliadas no reconhecimento de novas espécies e pesquisas que contribuem para a preservação da biodiversidade e conservação do meio ambiente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. iNaturalist

Um dos aplicativos de natureza mais populares do mundo, o iNaturalist foi criado em 2008 para ajudar a identificar espécies de plantas e animais por meio do registro e compartilhamento de fotos. A plataforma está disponível em português e, além disso, o site tem versões exclusivas para alguns estados brasileiros, visando a estimular a observação e o mapeamento da biodiversidade de cada região. Além da versão web, a ferramenta está disponível para download gratuito em celulares Android ou iPhone (iOS)

2. WikiParques

Semelhante à Wikipédia, o WikiParques é uma plataforma colaborativa que permite compartilhar conhecimentos sobre parques nacionais e outras áreas protegidas no Brasil. Além de consultar todos os parques do país, é possível postar fotos e criar ou editar verbetes sobre as unidades de conservação, sejam federais, estaduais, municipais ou privadas. São mais de 2,8 mil colaboradores, 822 áreas protegidas e 5,4 mil fotos registradas na plataforma até o momento.

3. Sistema Urubu

Lançado em 2014, o Sistema Urubu se tornou a maior rede social de conservação da biodiversidade brasileira. A plataforma tem a proposta de reunir informações sobre a mortalidade de fauna selvagem em rodovias e ferrovias com o objetivo de ajudar governos e concessionárias a reduzir os acidentes e garantir a proteção dos animais. Desde seu lançamento, o sistema já possui mais de 25 mil usuários e 100 mil registros de animais atropelados em todos os estados do Brasil. O app também está disponível para download gratuito em celulares Android e iPhone (iOS).

4. WikiAves

Criado em 2008, o WikiAves é um site interativo direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar e promover a atividade de observação de aves em todo o país. A plataforma reúne informações, imagens e registros sonoros de mais de 1,9 mil espécies de aves, cadastrados por 37 mil observadores. De acordo com o Fatbirder's Top 1000 Birding Websites, o WikiAves ocupa o primeiro lugar no ranking de sites sobre observação de aves mais acessados do mundo.

5. Ecosia

Lançado em 2009, o Ecosia é um mecanismo de busca que doa pelo menos 80% dos lucros mensais para organizações sem fins lucrativos focadas no reflorestamento de locais desmatados ou impactados por queimadas, inclusive no Brasil. De acordo com a empresa, uma árvore é plantada a cada 45 pesquisas realizadas através do site ou aplicativo. Na plataforma há, inclusive, o número de "árvores plantadas pelos usuários" atualizado em tempo real, totalizando mais de 121 milhões até o momento. O buscador possui versão web e mobile, com aplicat

... ivo gratuito para Android e iPhone (iOS).

Essa matéria faz parte da iniciativa #UmSóPlaneta, união de 19 marcas da Editora Globo, Edições Globo Condé Nast e CBN. Conheça o projeto aqui ????

Veja também: Google Maps tem funções inusitadas que podem facilitar sua vida

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.