Resetar o celular é um procedimento importante antes de vender ou doar o aparelho a outra pessoa. O recurso, que restaura o sistema às configurações de fábrica do Android ou iPhone (iOS), também é indicado para solucionar problemas de software, como lentidão e travamentos, por exemplo. No processo, as suas informações pessoais, como contatos e fotos, serão apagadas e os aplicativos e contas do Facebook e WhatsApp serão removidos e desvinculados do seu número de telefone.

No tutorial a seguir, aprenda a resetar o seu celular aos ajustes padrões de fábrica. O passo a passo foi realizado em aparelhos Android da Samsung, Motorola, LG e Xiaomi rodando uma versão recente do sistema do Google, além do iPhone com iOS 14. Antes de realizar o procedimento, lembre-se de fazer um backup das suas fotos e demais arquivos que você deseja preservar.

Celular Samsung

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em "Gerenciamento geral".

Passo 2. Em seguida, vá em "Restaurar" e toque em "Restaurar padrão de fábrica".

Passo 3. Toque em "Redefinir" e confirme o seu padrão ou senha PIN. Por fim, toque em "Apagar tudo".

Celular Motorola

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em "Sistema", no fim da lista.

Passo 2. Em seguida, expanda a seção "Avançado" e toque em "Opções de restauração".

Passo 3. Agora, selecione a opção "Apagar todos os dados (restauração de fábrica)" e toque em "Limpar todos os dados".

Passo 4. Se necessário, confirme a sua senha PIN ou padrão de bloqueio. Por fim, toque em "Limpar todos os dados" e aguarde até que o processo seja concluído.

Celular LG

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em "Sistema", no fim da lista.

Passo 2. Em seguida, expanda a seção "Avançado" e toque em "Redefinir opções".

Passo 3. Agora, selecione a opção "Limpar todos os dados (redefinição para configuração original)" e toque em "Limpar todos os dados".

Passo 4. Se necessário, confirme a sua senha PIN ou padrão de bloqueio. Por fim, toque em "Limpar todos os dados" e aguarde até que o processo seja concluído.

Celular Xiaomi

Em aparelhos Android com MIUI, acesse as configurações e vá em "Configurações adicionais". Role a tela até "Fazer backup e redefinir" e toque em "Configuração original". Na parte inferior da tela, pressione "Redefinir telefone" e confirme a senha de sua conta Mi. Por fim, toque em "Avançar" para que o processo de restauração seja iniciado. Confira o passo a passo detalhado em como restaurar as configurações de fábrica do celular da Xiaomi.

iPhone (iOS)

Passo 1. Abra o app "Ajustes" e toque em "Geral".

Passo 2. Deslize a tela até o fim e toque em "Redefinir". Em seguida, toque em "Apagar Conteúdo e Ajustes".

Passo 3. Caso o backup do iCloud esteja desatualizado, você será alertado. Toque em "Continuar" para proceder com a restauração ou acesse as configurações de backup. Se o iPhone estiver sincronizando algum document

... o ou dado, você pode optar por aguardar o envio ou apagar imediatamente.

Passo 4. Em seguida, digite o código de desbloqueio e confirme tocando em "Apagar iPhone".

Passo 5. Você pode optar por apagar ou preservar o seu plano de celular armazenado no e-SIM do aparelho, caso esteja utilizando o chip virtual. Por fim, digite a sua senha da sua conta iCloud e toque em "Apagar", no canto superior direito, para desativar o bloqueio de ativação e restaurar o aparelho.

Pelo modo de segurança do Android

Caso não esteja conseguindo acessar as configurações e resetar o aparelho pelo modo tradicional, você pode tentar usar o modo de segurança do Android, que desativa todos os apps de terceiros. Para isso, mantenha o botão de bloqueio de tela pressionado. Em seguida, toque em "Desligar" e segure por alguns segundos. Por fim, toque em "OK" para reiniciar o celular em modo de segurança e tente realizar a restauração seguindo os passos acima.

Pelo modo de recuperação do Android

Passo 1. Em último caso, você pode tentar resetar o celular pelo modo de recuperação. Para isso, desligue o telefone normalmente. Com o aparelho desligado, pressione o botão diminuir volume e liga/desliga por alguns segundos – a combinação de teclas pode variar de acordo com a marca e modelo do celular. Use as teclas de volume para selecione "Recovery Mode" e pressione o botão liga/desliga para iniciar o modo de recuperação;

Passo 2. Agora, pressione e segure o botão liga/desliga. Sem soltar, aperte rapidamente o botão de aumentar o volume. No menu de opções, use as teclas de volume para selecionar "Wipe data/factory reset" e pressione o botão liga/desliga.

Passo 3. Novamente, use as teclas de volume para selecionar a opção "Factory data reset" e confirme pressionando o botão liga/desliga. Por fim, basta confirmar em "Yes--Delete All User Data" e aguardar até que o processo seja finalizando.

iPhone: pelo iTunes no computador

Você também pode resetar o iPhone usando o computador. Para isso, conecte o aparelho ao computador usando o cabo USB e abra o Finder, no caso de Macs com versões recentes do macOS, ou o iTunes, em PCs com Windows ou computadores da Apple antigos. Aguarde até que o dispositivo seja identificado e selecione o iPhone na barra lateral à esquerda. À direita, clique em "Restaurar iPhone..." para realizar o procedimento de restauração e resetar o telefone.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.