Pravaler é uma plataforma de financiamento estudantil que funciona como uma espécie de Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) privado. Estudantes de todo o Brasil podem solicitar crédito para pagamento de cursos universitários em instituições de ensino particulares e parcelar o pagamento para até depois de formado.

O programa é ideal para jovens e adultos que desejam cursar o Ensino Superior e desejam reduzir o custo da mensalidade no decorrer da formação. Veja, a seguir, como funciona o Pravaler, quais são os requisitos e como contratar online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona Pravaler?

O Pravaler é um programa de financiamento estudantil privado, que concede crédito universitário para estudantes de ensino superior. A oferta de crédito é realizada em parceria com as universidades cadastradas no programa, possibilitando o pagamento das mensalidades de forma parcelada pelo aluno durante e após o fim do curso.

Por meio da plataforma, o estudante tem a opção de pagar o equivalente à metade da mensalidade no dobro de tempo de duração do curso, com opções de financiamento inclusive sem juros algum, dependendo da parceria do Pravaler com a instituição de ensino.

Quais são as taxas? É possível simular?

Para aderir ao financiamento, o estudante deverá arcar com as taxas de juros da plataforma, que podem chegar a 2,19% ao mês, dependendo da universidade e do curso escolhidos. O interessado pode usar o simulador de valores e prazos de pagamento no site do serviço, selecionando na lista suspensa as informações correspondentes ao semestre que deseja financiar, além de estado, cidade, instituição de ensino e curso.

Em seguida, basta escolher o número de parcelas que deseja pagar para obter a projeção de valores. Em simulação realizada pelo TechTudo, a mensalidade do curso de Direito em uma das principais faculdades do Brasil caiu de R$ 1.458 em seis vezes para R$ 874,80 em dez vezes sem juros.

Como fazer login e contratar?

Para poder contratar o serviço, o usuário deve realizar seu cadastro no site com nome completo e e-mail, e selecionar instituições e cursos conveniados. Na sequência, o usuário terá acesso às opções de número de parcelas. Após escolher o parcelamento, o site encaminha o estudante para um cadastro em que deverá preencher com os dados pessoais, informações do fiador. Por fim, é necessário criar uma senha para completar o cadastro na plataforma e enviar a proposta de financiamento.

As informações são então encaminhadas para confirmação dos dados acadêmicos do solicitante pela instituição de ensino. Em seguida, caso a avaliação de crédito seja pré-aprovada, o fiador e o estudante deverão enviar os documentos necessários para poder assinar o contrato digital e aguardar o e-mail de confirmação do financiamento.

Quais os requisitos para conseguir o financiamento

Para ter o financiamento pré-aprovado é preciso estar com o CPF regular e comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade. A renda pode ser composta ou representada somente pela renda do fiador, caso o solicitante não possua renda própria.

Além disso, o fiador precisa ter renda a partir de um salário mínimo e não pode ter um contrato vigente com o Pravaler, seja como estudante ou fiador de outro aluno. De acordo com o site, a maior parte das instituições parceiras exige, ainda, que os contratantes não possuam restrições de crédito no SPC e no Serasa.

Quais universidades e cursos estão disponíveis?

Mackenzie, FMU, Estácio, UNIP e UNICID são algumas das universidades que estão disponíveis para financiamento pela plataf

... orma e, de acordo com o site, existem mais de 500 instituições conveniadas. A lista completa de cursos e instituições pode ser consultada na tela de simulação de valores e prazos de pagamento.

Pravaler vale a pena?

O Pravaler pode ser interessante para estudantes que buscam reduzir os custos de mensalidade de forma imediata, mas que não cumprem com os requisitos necessários para aderir a programas de financiamento e bolsas públicas, como o FIES. O programa do Governo Federal oferece crédito para pessoas de baixa renda que tenham prestado o Enem, com a possibilidade de devolução somente após a conclusão da graduação.

O Pravaler também é uma alternativa para quem não conseguiu entrar no Programa Universidade Para Todos (ProUni), que concede bolsas parciais e integrais a estudantes que tenham estudado em escola pública ou privada com bolsa integral da instituição, sem necessidade de devolução de valores ao fim do curso.

Embora exija pagamento desde o primeiro mês de curso e possa ter juros mais altos que o Fies (6,5% ao ano), o Pravaler oferece ao aluno a vantagem de não realizar prova para obter o crédito e poder financiar estudos de ensino superior em qualquer período ou semestre.

Pravaler é confiável?

Criado em 2006, o Pravaler tem reputação 8,7 no Reclame Aqui, sendo classificado como "Ótimo" pelos consumidores. Das reclamações existentes no site, 90,6% foram resolvidas e 78,9% dos usuários afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa.

Veja também: Home office: veja ferramentas para trabalhar em casa na pandemia

Quais são os melhores apps para estudar para o Enem? Veja respostas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.