Só no ano passado o Brasil teve 6,5 mil vítimas de stalkerwares, aplicativos espiões utilizados para monitorar e rastrear atividades de uma pessoa específica. O relatório divulgado pela companhia de cybersegurança Kaspersky nesta quinta-feira (18) revela que cerca de 12% dos ataques globais com apps de espionagem de 2020 aconteceram no Brasil, o que fez o país ocupar o segundo lugar no ranking de vítimas dos programas maliciosos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Rússia, com 12.389 ataques, ocupa o primeiro lugar no ranking global de vítimas dos programas maliciosos para rastrear parceiros e namorados. A lista dos países com o maior número de ataques por stalkerwares também inclui o México, com um total de 1.570 vítimas, a Índia, com 4.627, e os Estados Unidos, com 4.745.

A pesquisa conduzida pela Kaspersky ainda põe em evidência que a utilização deste tipo de programa está diretamente relacionada aos casos de abuso e violência doméstica contra mulheres em nível global. Segundo a Coalition Against Stalkerware (CAS), instituição criada pela Kaspersky em conjunto com outras nove organizações para conscientizar o público e melhorar a detecção de stalkerwares, o público feminino representa a maioria das vítimas dos ataques envolvendo os programas de espionagem.

O relatório também aponta que ano passado houve uma redução de 17% no número de ataques com stalkerwares no Brasil em comparação com o ano anterior. Isso se deu principalmente em meio as medidas de restrição impostas para a contenção ao novo coronavírus, já que as pessoas estiveram mais tempo em suas respectivas casas. No entanto, com o afrouxamento das restrições, o uso dos programas espiões voltou a crescer no país.

Saiba se proteger de app espião

Apesar de silenciosos, os stalkerwares podem ser identificados pelas vítimas. Alguns sinais observados a partir da utilização dos aparelhos podem indicar que o celular está infectado com stalkerware. Por isso, se você suspeita que o seu smartphone está com um app espião instalado, fique atento ao uso de dados e a bateria do celular. Como esses programas funcionam em segundo plano e precisam de acesso à Internet para enviar informações aos stalkers, é comum notar queda drástica na bateria e um pico no uso de dados móveis durante o dia.

Também vale checar as permissões concedidas aos aplicativos instalados no celular e suspeitar de permissões abusivas, já que um app espião pode estar disfarçado. Como exemplifica a Kaspersky, não faz sentido que um app de Wi-Fi peça permissão para acessar a sua localização, por exemplo. Com isso em mente, também é importante excluir apps que não são utilizados com frequência e desinstalar aplicativos que você não lembra ter baixado no celular.

O

... utra dica é verificar se a configuração que permite instalar apps de fontes desconhecidas está habilitada. Stalkerwares não estão disponíveis para download na Play Store e, por isso, precisam ser baixados de fora da loja oficial do Google. Para checar o ajuste foi ativado, acesse as configurações do Android, vá em "Segurança" e veja qual o status da opção "Instalar Apps Desconhecidos".

Como saber se fui hackeado? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.