Dona Militana é a homenageada do Doodle do Google desta sexta-feira (19). Militana Salustiano do Nascimento, mais conhecida como Dona Militana, foi uma cantora e contadora de histórias potiguar que completaria 96 anos hoje. Nascida em São Gonçalo do Amarante, a artista ficou conhecida por cantar músicas com relatos de romances históricos da época medieval, que havia aprendido com seu pai. Por esse talento, é considerada até hoje a maior romanceira do país.

A ilustração do Doodle foi criada pela designer pernambucana Bel Andrade de Lima e mostra um desenho de Dona Militana em frente a uma casa simples, rodeada por árvores e flores. A figura está sendo exibida na página inicial do Google no Brasil, nas versões para computador e para celular. Ao clicar na imagem, o visitante é direcionado para uma pesquisa sobre a vida da artista.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Militana Salustiano do Nascimento nasceu no dia 19 de março de 1925 em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Ainda criança, trabalhava na lavoura e na tecelagem de cestos com seu pai, que cantava músicas que contavam histórias de uma era medieval, sobre guerreiros, reis e rainhas, algumas delas com mais de 700 anos — canções que nunca saíram da memória da artista.

O talento de Dona Militana ficou desconhecido por muitos anos, até que, na década de 1990, foi descoberto pelo folclorista Deífilo Gurgel. No ano de 2000, a cantora gravou o CD triplo "Cantares", uma coleção de 54 canções com romances, letras e melodias históricas. Após esse lançamento, a artista ganhou projeção nacional. Durante sua vida, Dona Militana também cantou modinhas, coco, toadas de boi, aboios e fandangos.

Em 2005, Dona Militana foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural, condecoração concedida pelo Ministério da Cultura a pessoas, instituições e grupos artísticos em reconhecimento por suas contribuições para a cultura brasileira. Dona Milita

... na morreu no dia 19 de junho de 2010, após complicações de um mal súbito.

Com informações do Google

Veja também: A história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.