O Instagram possui alguns recursos nativos que podem garantir mais privacidade ao usuário na hora de publicar Stories. É possível, por exemplo, determinar quais seguidores podem comentar ou reagir às publicações, desativar o compartilhamento de fotos e vídeos para outras pessoas por Direct e ainda ocultar histórias de seguidores específicos, evitando que pessoas indesejadas visualizem seus posts.

Além disso, existem funções como a lista de Melhores Amigos, que permite publicar fotos e vídeos para seguidores selecionados, e a opção de tornar o perfil privado, que garantirá mais segurança na hora de exibir fotos e vídeos particulares para seguidores de confiança. Confira, a seguir, sete funções do Instagram para deixar os Stories mais seguros.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Criar uma lista de Amigos Próximos

A lista de Amigos Próximos pode ser uma solução para publicar Stories com conteúdos particulares ou íntimos, já que somente as pessoas adicionadas ao grupo poderão visualizá-los. Cada usuário pode criar uma lista em cada conta, adicionando quantos amigos quiser. É possível modificá-la a qualquer momento e os contatos não recebem notificação quando são incluídos ou removidos da listagem. Os Stories publicados para a lista de amigos próximos são sinalizados com uma etiqueta verde, o que os diferencia das histórias comuns.

Apesar de o recurso ter sido criado para que o usuário se sinta seguro em compartilhar momentos com amigos nos quais confia, vale lembrar que essas histórias ainda podem ser gravadas ou capturadas por meio de prints sem que o dono da postagem saiba. Sendo assim, vale pensar duas vezes sobre o conteúdo que será publicado e quais perfis serão selecionados.

2. Ocultar Stories de pessoas específicas

O Instagram permite ocultar stories de seguidores específicos, recurso útil para esconder fotos e vídeos de pessoas indesejadas, seja pela privacidade do conteúdo ou para evitar a visualização de curiosos. Com a opção ativada, essas pessoas não visualizarão seu avatar no catálogo de Stories da tela inicial e também não poderão ver a história caso entrem no seu perfil. Vale destacar que esses seguidores também não poderão assistir aos seus vídeos ao vivo.

Para ocultar Stories de alguém, acesse as configurações e vá em "Privacidade". Depois, selecione "Story" e abra o campo "Ocultar story de". Então, marque os usuários que não poderão ver suas publicações.

3. Configurar quem pode responder e reagir aos Stories

O Instagram também permite determinar quais seguidores poderão responder ou reagir ao Stories. Pelas configurações do app, é possível liberar as interações para "pessoas que você está seguindo" ou "todos". Também há a opção de desativar a interatividade com seus Stories de forma geral, fazendo com que ninguém possa responder aos posts. Por enquanto, não há a opção de bloquear comentários ou reações de pessoas específicas.

4. Desativar o compartilhamento de Stories

Outra opção de privacidade é desativar o compartilhamento de Stories. Dessa forma, seus seguidores poderão apenas assistir às suas publicações, mas não poderão enviá-las para outras pessoas por Direct, nem poderão usá-las para criar seus próprios posts. Cada uma dessas opções pode ser desativada de forma independente dentro das configurações de privacidade de Stories do app.

5. Restringir pessoas

A opção de restringir pessoas é direcionada principalmente para evitar interações no feed, mas ela também é

... útil para os Stories. Uma pessoa restrita até poderá reagir a um story seu, por exemplo, mas essas reações, assim como qualquer mensagem enviada pelo Direct, serão encaminhadas para a seção "Solicitações de mensagem", e não para a lista de conversas principais. Desta forma, ela não poderá ver quando você estiver online ou quando tiver lido as mensagens dela.

Veja também: Restringir no Instagram: perguntas e respostas sobre a nova função

6. Remover seguidores

Caso uma pessoa indesejada esteja seguindo você e assistindo aos seus Stories sem que você queira, é possível removê-la dos seus seguidores. Isso fará com que esse perfil pare de seguir você à força — ao realizar a ação, o Instagram não envia notificações para ele. Para fazer a remoção, basta localizar a conta na sua lista de seguidores e tocar no botão "Remover".

Se o seu perfil for aberto e você quiser evitar que essa pessoa volte a seguir você ou veja seus Stories em uma visita, experimente bloquear esse contato. Assim, ele não encontrará seu perfil, publicações ou histórias na plataforma.

7. Deixar o Instagram privado

Uma medida mais drástica, mas que garantirá mais privacidade e tranquilidade ao compartilhar os posts, é tornar o perfil privado. Fazendo isso, somente os seguidores que você permite que acessem o seu perfil poderão assistir aos seus Stories, evitando pessoas curiosas. Para deixar o perfil do Instagram privado, acesse as configurações, selecione a opção "Privacidade" e ative a chave "Conta privada".

Como alterar uma foto já postada no Instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.