A mensagem "o aplicativo apresenta falhas continuamente" tem aparecido com frequência para usuários de celulares Android na noite desta segunda-feira (22). Segundo relatos no Twitter, o smartphone exibe o alerta e, então, o app fecha sozinho. A suspeita é que a pane tenha sido causada pelo WebView do sistema Android, e o erro acontece com os apps usam esse recurso.

Em testes com um Huawei P30 Pro com Android 10, o TechTudo conseguiu reproduzir o bug, e os apps passaram a apresentar erro apenas após atualizar o WebView. Procurado pelo TechTudo, o Google não se pronunciou até o momento de publicação desta matéria. Um porta-voz respondeu ao site americano de tecnologia Engadget que a empresa tem ciência da pane e "seu conserto está em andamento".

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, mostra que o interesse pelo termo "o aplicativo parou de funcionar" aumentou a partir das 17h (horário de Brasília), com pico por volta das 20h. Já no Downdetector, plataforma que monitora o status de funcionamento de serviços online, usuários reclamam de falhas nos serviços Google, com um pico de mais de 300 notificações de bug a partir das 20h. Qualquer app que faça uso do WebView pode dar o erro "o aplicativo apresenta falhas continuamente".

Em geral, usuários explicam que a mensagem aparece na hora de abrir apps comuns, como Nubank, Bradesco, Twitter, Amazon e até mesmo os próprios aplicativos do Google, como o Gmail. O aviso é exibido e, em seguida, o app fecha no smartphone sem razão aparente.

Como fazer o aplicativo parar de travar

Uma das soluções compartilhadas na Internet para resolver a pane temporariamente é desinstalar o WebView do sistema Android. A principal teoria é que a última atualização do componente, que permite exibir páginas da web dentro de aplicativos, esteja danificada e provoque a instabilidade.

Desinstalar o WebView remove do celular a última edição baixada do plug e pode solucionar a pane. Em testes, o TechTudo confirmou que a medida de fato resolve a instabilidade dos aplicativos. É possível desinstalar as atualizações do WebView a partir da lista de apps do celular, nas configurações do sistema, ou pela Play Store.

Caso o botão "desinstalar" não apareça, outra alternativa é pressionar "forçar parada". Outra opção é desativar o Chrome no smartphone.

Outros usuários

... comentam que foi possível resolver a pane desinstalando e reinstalando do celular o aplicativo defeituoso em questão.

O WebView do sistema Android recebeu várias avaliações negativas de uma só estrela na Play Store após a atualização. Os comentários indicam que foi preciso desinstalar o componente para voltar a usar o celular.

Por que aparecem pastas do nada em meu celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.