A Apple é alvo de uma nova ação coletiva nos Estados Unidos. O processo visa indenizar consumidores afetados pelos sucessivos problemas do teclado com mecanismo borboleta, presente em MacBooks, Air e Pro lançados entre 2015 a 2019. A acusação aponta que a Apple teria escondido o fato de que o teclado dos modelos era propenso a falhas, alegando também que os programas de recall e reparos gratuitos não resolveram a situação por completo.

A ação cobre qualquer consumidor que adquiriu um computador com esse tipo de teclado nos estados norte-americanos da Califórnia, Nova York, Flórida, Illinois, Nova Jersey, Washington e Michigan. O TechTudo procurou a Apple no Brasil, mas a mesma não se pronunciou sobre o assunto.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

No processo, os consumidores lesados afirmam que os programas de reparos gratuitos que a Apple ofereceu para atender ao grande volume de problemas com o teclado borboleta são insatisfatórios. Segundo os proponentes da ação, o conserto não elimina completamente os problemas, uma vez que as trocas são por teclados do mesmo tipo.

Tornado público, o processo judicial mostra que a Apple chegou a tentar combater a ação em 2019. Entretanto, o juiz considerou que a marca teria de ser confrontada com a insatisfação do consumidor perante a um programa de reparos ineficaz e, possivelmente, ressarcir quem eventualmente tenha precisado gastar dinheiro para corrigir o problema.

O teclado borboleta leva esse nome por conta do mecanismo que, abaixo da tecla, aciona os interruptores no teclado. Desenhado pela Apple para permitir teclados mais baixos e notebooks mais finos, o sistema acabou se revelando extremamente frágil. O ingresso de partículas maiores de poeira era suficiente para emperrar teclas, prejudicar o reconhecimento do toque ou mesmo manter um botão pressionado indefinidamente.

A Apple, além de programas de reparos gratuitos e garantia estendida aos MacBooks, MacBooks Air e MacBooks Pro afetados, criou também uma série de revisões no design para tentar resolver as fragilidades do

... teclado.

As correções, no fim das contas, se mostraram insuficientes. Com o lançamento do MacBook Pro de 16” a Apple jogaria a toalha, aposentadoria o design borboleta e retornaria ao teclado tradicional com acionamento por mecanismo tesoura.

Com informações: The Verge e MacRumors



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.