A geração anterior de consoles – PlayStation 4 (PS4) e Xbox One –viu avanços importantes na qualidade gráfica dos games. Resolução 4K, aplicação de HDR com realce de cores e intensidade de brilho em mundos cada vez mais complexos se tornaram possíveis. Além disso, efeitos realistas de iluminação viraram quase um lugar comum em grandes produções presentes na lista a seguir, como Red Dead Redemption 2, The Last of Us Part 2 e Forza Horizon 4.

Nas linhas abaixo, o TechTudo selecionou 10 jogos com gráficos impressionantes da geração passada. No entanto, a tarefa não foi nada fácil, pois foi preciso deixar de fora destaques como Battlefield 5, Gran Turismo Sport, Assassin’s Creed: Origins e Unity e muito mais.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Red Dead Redemption 2

Lançado em 2018 para PS4 e Xbox One – posteriormente, o jogo chegaria também aos PCs – o mundo aberto da Rockstar ainda impressiona pelo nível de detalhes e pelo mapa enorme. Outro destaque é o sistema de iluminação global que dá ao game um aspecto de realismo difícil de ser encontrado, mesmo em grandes lançamentos mais recentes.

Em Red Dead Redemption 2, o jogador encontra campos abertos, regiões de matas densas, margens de rios, áreas montanhosas, pântanos, lagos, regiões cobertas de neve e mesmo uma grande área de deserto árido, tudo simulado com um grande nível de capricho. O interior de construções e o aspecto das áreas urbanas do mapa também impressionam e são um convite a capturas de tela caprichadas.

2. The Last of Us – Part 2

Aguardada continuação de The Last of Us, o exclusivo do PS4 chegou aos consoles em 2020. A exemplo do que o título original fez em 2013, ele representou um marco importante para a geração. Seus gráficos extremamente detalhados dão o tom de cenários mais complexos, amplos e convidativos à exploração do que ocorria no primeiro jogo.

Além do capricho em modelos e texturas, The Last of Us 2 conta com um sistema de iluminação que acentua o caráter muitas vezes sombrio do jogo. O recurso também dá realismo a cenas e missões que se passam tanto ao ar livre como no interior de áreas abandonadas. O grande sucesso da Naughty Dog entra na lista como representante do estúdio que emplacaria ainda Uncharted 4 (2016) e Uncharted: The Lost Legacy (2017), outros grandes exemplos de gráficos exuberantes da geração.

3. Batman: Arkham Knight

Último jogo da trilogia desenvolvida pela Rocksteady sobre o personagem, Arkham Knight (2015) tem lá seus defeitos, mas nenhum deles diz respeito à apresentação gráfica de alta qualidade que permeia a recriação de mundo aberto da cidade de Gotham. A direção de arte capricha na tarefa de misturar o moderno com o ar gótico tradicional das histórias do Homem Morcego.

Nunca é dia durante o jogo e a ação toda se passa em uma noite de chuva forte. O aspecto da chuva caindo, iluminada pela luz da cidade, e o efeito natural da água acumulando e escorrendo sobre o traje do herói impressionam ainda hoje. Batman Arkham Knight está disponível para PS4, Xbox One e PCs.

4. The Order: 1886

Detratores deste exclusivo para PS4, lançado ainda em 2015, criticam a história curtinha e a pouca ação do jogo. No entanto, ninguém põe defeito nos gráficos da produção que pode facilmente ser confundida com cinema, com imagens realistas complementadas por aspecto de tela 21:9 e efeitos que tornam a Inglaterra vitoriana de The Order um cenário bastante realista.

O jogo impressiona pela complexidade dos personagens e a riqueza de detalhes dos modelos de armas e outros itens com os quais o jogador interage. Efeitos de ilu

... minação realçam a qualidade de materiais e texturas, dando aspecto realista para revestimentos de diversos tipos, como madeira bastante aparente nos interiores.

5. Ghost of Tsushima

De 2020, Ghost of Tsushima tem gráficos de alta qualidade, mas talvez o que mais impressione na produção exclusiva do PS4 é a direção de arte. O Japão feudal demonstrado na produção investe pesado em composições de cena que brincam com efeitos de luz, contraste e sombra a partir da incidência de luz pela folhagem. Cenas com folhas e flores em suspensão no ar são uma obrigatoriedade para quem resolver brincar com o modo fotográfico do jogo.

A beleza da composição gráfica de Ghost of Tsushima investe também em algum nível de inovação, pois permite que os jogadores apliquem um filtro que deixa o jogo em preto e branco. A escolha pode parecer estranha, mas dá ao game uma pegada de filme clássico de samurai simplesmente imperdível para fãs do gênero. Quem tiver a oportunidade de testar o jogo no PlayStation 5 (PS5) conta ainda com gráficos a 60 FPS.

6. Horizon: Zero Dawn

Grande sucesso da Guerrilla de 2017, o mundo aberto com elementos de RPG para PS4 oferece gráficos com cores vibrantes, riqueza de efeitos e bastante variação. Há biomas bastante diferentes no mapa de Horizon e que quebram a mesmice, comum em games de mundo aberto com mapas enormes.

Os gráficos de Horizon funcionam porque convergem para atenuar os extremos de uma história que se passa em um mundo pós apocalíptico, com ruínas da civilização industrial em meio a uma população sem o nosso domínio tecnológico, permeadas ainda com a presença dos dinossauros robóticos. Efeitos de iluminação, o suporte a HDR e os mecanismos de upscaling para PS4 Pro e PS5 ainda são uma referência na indústria.

7. Forza Horizon 4

Grande sucesso do Xbox One, Forza Horizon 4 foi lançado em 2018 com gráficos que rapidamente viraram referência não apenas para demonstrar as capacidades da plataforma da Microsoft, mas também para todo o gênero de games de corrida. Sistema de iluminação global, implementação de HDR e o alto nível de detalhe nos modelos de carros presentes no jogo são os pontos fortes de FH4.

Outro ponto forte do arcade de corrida fica por conta dos ambientes com variação climática, que acaba contribuindo para cenários com grande variação. Para jogadores com acesso ao Xbox One X (e superiores) há ainda o reforço da capacidade de rodar o jogo em resolução 4K nativa com 60 FPS de atualização – sem nenhuma perda de qualidade de imagem. Xbox One, One S e Series S rodam o jogo em Full HD a 30 quadros por segundo, também sem nenhuma perda de qualidade.

8. Marvel’s Spider-Man

Outro grande exclusivo para PS4, Spider-Man de 2018 impressiona pela reconstrução fiel da ilha de Manhattan. A cidade, densamente povoada, é retratada com grande variedade de arranha-céus que fogem da mesmice e parecem diferentes entre si. Há ruas, tráfego intenso, grande volume de pedestres, parques e vias detalhadas, além de animações detalhadas das ações do herói.

Os gráficos de Spider-Man são de alta qualidade no PS4, mas quem resolver experimentar a versão remasterizada do jogo para PS5 tem acesso a imagem de maior fidelidade. No novo console, a resolução pode ser 4K nativa – além do acesso a efeitos de ray tracing que, em uma cidade cheia de prédios envidraçados, dá um aspecto ainda mais realista aos reflexos.

9. The Witcher 3: Wild Hunt

Ao longo desta lista, citamos títulos como Ghosts of Tsushima e Red Dead 2 por conta da riqueza de detalhes e alta qualidade gráfica na renderização de folhagem, florestas à distância e as formas pelas quais a luz interage com elementos dentro dos mundos dos jogos. Todas essas virtudes são também destaques de The Witcher 3, ainda que o game seja muito mais antigo que os outros dois.

O mundo de The Witcher 3 é variado e os elogios não ficam só na forma como o jogo retrata florestas e folhagem, mas também água, inclusive com o personagem mergulhando. Cidades e vilas também merecem destaque, com direção de arte que capricha na tarefa de reproduzir o aspecto de Europa medieval ao RPG.

10. Gears of War 5

A Microsoft não investiu tanto em produções exclusivas durante a geração e isso se reflete na lista com presença maior de jogos do PS4. Gears of War 5, no entanto, é um exemplo de que o sistema da Microsoft tinha potencial para garantir jogos tão evoluídos do ponto de vista gráfico quanto os pesos pesados dos estúdios de primeira linha da Sony.

Com cenas renderizadas em tempo real à exemplo dos sucessos da plataforma rival, o jogo oferece um espetáculo visual para jogadores com acesso a telas HDR. Além do grande salto em nível de complexidade e detalhes dos personagens, os ambientes são mais vibrantes, têm geometria mais complexa e revelam um texturas e materiais de alta qualidade, que batem de frente perante o que de melhor grandes exclusivos da Sony têm a oferecer.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.