As fabricantes seguem ampliando o leque de opções de produtos, eletrônicos e eletrodomésticos no mercado brasileiro para deixar as casas cada vez mais conectadas e automatizadas. É o caso das geladeiras smart. O Shoptime explica as principais vantagens para sua casa e sua rotina com esse eletrodoméstico inteligente.

As geladeiras inteligentes são aparelhos com conexão com a internet que, além de agregarem recursos extras e novas tecnologias em sua operação, podem conversar com assistentes virtuais, como o Google Home, e com outros dispositivos conectados da casa.

Veja algumas vantagens a seguir.

Refrigeração inteligente e economia de energia

Geladeiras conectadas costumam contar com novas tecnologias de sensores que monitoram a temperatura, a refrigeração e a umidade interna, para preservar melhor os itens armazenados.

As funções podem incluir refrigeração diferenciada para áreas distintas do eletrodoméstico, para gelar mais certas prateleiras e gavetas, resfriar alimentos que acabaram de chegar do supermercado ou criar uma zona de descongelamento, para manter os alimentos que você vai utilizar naquele dia, por exemplo.

Há modelos produção rápida de gelo e ainda com luzes e filtros especiais para ação antibacteriana, ou que simulam a luz solar, para que frutas e vegetais mantenham o frescor.

O controle da temperatura e da refrigeração interna, com sensores mais modernos, permite ainda uma maior eficiência com menor consumo de energia.

Isso inclui a aplicação da tecnologia Inverter nos equipamentos, que evita o "liga e desliga" do motor e busca manter o funcionamento constante, evitando picos de consumo de energia. A tecnologia promete reduzir o gasto do equipamento na conta de luz em até 50%.

Porta de vidro e câmeras internas

Geladeiras em posição invertida, com o freezer na parte de baixo, ganham pontos na economia ao colocarem os alimentos e as áreas mais acessadas na altura do olhar. Assim, você mantém a porta aberta por menos tempo e deixa escapar menos ar frio.

Alguns modelos de geladeiras inteligentes levam essa ideia a outro patamar, com portas de duas camadas (sendo a interna em vidro ou material transparente), para que seja possível ter uma área de fácil acesso e ainda visualizar o interior do equipamento sem abrir completamente nem ter perda do ar frio.

Os modelos mais avançados têm telas de LED na porta e câmeras internas, para você conferir todos os itens armazenados sem precisar abrir as portas. Através do aplicativo do fabricante, é possível visualizar o interior da geladeira à distância, pelo celular.

Hub de conectividade

As geladeiras smart com tela touch prometem oferecer mais recursos de conectividade e até entretenimento para a família. Além do controle mais preciso de temperatura, refrigeração e das outras funções, é possível definir perfis de uso e automatizar rotinas.

Com as funções da tela, você pode gravar recados e deixar mensagens para os outros membros da família.

A conexão com apps e plataformas integradas permite criar listas de estoque, para cadastrar os itens armazenados, sua data de compra, abertura ou validade. Assim, você pode receber alertas dos produtos que estão acabando ou perto do vencimento, a fim de organizar melhor as suas compras no supermercado.

A conectividade das geladeiras smart com outros dispositivos da casa e com assistentes de voz, como Google Assistente, pode transformar o eletrodoméstico em um hub central da sua smart home. Você poderá controlar tanto a geladeira como os outros aparelhos para criar rotinas e automatizar ações, e ainda receber notificações dos ap

... ps de trânsito, previsão do tempo e notícias na tela do eletrodoméstico, por exemplo.

Tamanho família

Praticamente todas as geladeiras inteligentes disponíveis no Brasil apostam em um design grande, indicado para cozinhas maiores e para famílias com hábito de cozinhar bastante em casa, que precisam de mais espaço de armazenamento. São modelos com freezer na parte de baixo e portas lado-a-lado, chamado de "french door".

Agora que você já sabe mais sobre as vantagens das geladeiras inteligentes, visite o Shoptime para conhecer os modelos e apostar em uma cozinha mais conectada.

Confira também as ofertas antecipadas do Aniversário Shoptime. Todos os dias, produtos com preço de aniversário e muitos cupons para você aproveitar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.