O PicPay ganhou a função de mensagens diretas (direct message, ou DM) nesta quarta-feira (31). O recurso chega à carteira virtual com a proposta de facilitar o processo de pagamento a amigos e lojas, e a previsão é que o mensageiro permite em breve mandar áudios, enviar fotos e vídeos e criar grupos. A ferramenta está disponível na página inicial do aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS).

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A DM do PicPay permite entrar em contato com colegas ou lojas no app para fazer transações com o saldo da carteira ou por cartão de crédito, seja para emprestar ou dividir uma quantia com alguém. No caso de vendas, o cliente pode acompanhar as etapas do pedido direto pelo chat, além de solicitar a troca ou devolução das compras, tudo em um só lugar.

Entre as funções de segurança do mensageiro, estão as opções de bloquear ou silenciar usuários, desativar notificações de contatos específicos e não receber mensagens de desconhecidos. O PicPay garante que não tem acesso às mensagens trocadas no aplicativo nem guarda o backup na nuvem; o conteúdo é armazenado no celular do usuário.

Todas as mensagens trocadas no chat são criptografadas, e o PicPay traz camadas extras de segurança além do login e senha, como o uso de biometria e algoritmos para verificar a identidade dos usuários. O diretor de Social do PicPay Luiz Fernando Diniz ressalta a segurança financeira da carteira virtual como aliada para garantir a proteção de dados: “O PicPay nasceu com a segurança de um banco e todo esse conhecimento é transferido para as mensagens criptografadas”.

A rede social dentro do PicPay

O objetivo das mensagens é trazer para dentro do PicPay a comunicação que acontece antes e depois de um pagamento, e a novidade é mais um passo da carteira como rede social e super app — nome dado a aplicativos que acumulam muitas funções e atraem usuários com a promessa de praticidade.

O PicPay tem planos para incrementar ainda mais as interações sociais dentro da carteira virtual. A expectativa é que o aplicativo ganhe chamadas de voz e vídeo até o final do ano, e o recurso já está em fase de testes. “Nós também teremos funcionalidades de grupos com compras coletivas, e haverá benefícios como uma oferta com número mínimo de participantes ou desconto progressivo de acordo com a quantidade de compradores”, explica Diniz.

O feed do PicPay também deve receber mais conteúdo, como a opção de compartilhar suas compras para que outras pessoas aproveitem descontos, por exemplo. A página mostrará não só as informações de hoje em dia de ações de amigos, como também exibirá as ofertas disponíveis no PicPay e o que as conexões estão compartilhando na rede social.

Diniz enfatiza que o PicPay é focado nas interações sociais desde sua criação: “Nascemos uma carteira de pagamentos focadas em pessoas pagarem pessoas”. Porém, o empenho em impulsionar funcionalidades de redes sociais na wallet se dá também por receita, já que usuários com interações sociais têm mais chances de voltar a usar o PicPay

... e têm um gasto médio mensal 53% maior do que quem não é socialmente ativo.

O PicPay aposta na “onipresença” do dinheiro no cotidiano para se manter relevante para os usuários: “Do momento em que um ser humano acorda até o momento em que ele volta para casa, ele tem quatro ou cinco momentos que envolvem pagamentos com estabelecimentos ou amigos. Acreditamos que, trazendo as ferramentas corretas, mais pessoas vão recomendar e usar o PicPay ao perceber sua facilidade”, declara Diniz.

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