O Spotify possui alguns recursos pouco conhecidos, mas que podem tornar a experiência do app mais interessante no Android e no iPhone (iOS). No quesito musical, é possível, por exemplo, criar sessões em grupo para ouvir músicas em tempo real com amigos que estão distantes, descobrir novos artistas e estilos musicais em rádios automáticas e ainda usar recomendações do próprio streaming para criar playlists.

Na parte técnica, o Spotify também permite trocar a capa de playlists próprias pelo celular, deixando as listas com um estilo próprio, pesquisar faixas usando trechos de músicas, como o refrão, por exemplo, e ainda compartilhar as letras das canções nos Stories do Instagram ou em outras redes sociais. Confira, a seguir, sete funções pouco conhecidas do Spotify para celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Compartilhar letra de músicas nas redes sociais

Além de acompanhar as letras das músicas para cantar junto, os usuários do Spotify também podem compartilhar trechos da canção nos Stories do Instagram, Twitter ou Facebook. A letra é exibida dentro de um cartão com foto, nome do artista e da música, e pode ser clicada para que o amigo da rede social possa ouvir a faixa no streaming.

Para compartilhar a letra de uma música, basta reproduzir a canção no celular, abrir a letra, selecionar o trecho desejado e tocar no botão de compartilhamento. Então, é só escolher a rede social desejada e publicar.

Buscar músicas pela letra da canção

Além do nome do artista, da música ou do álbum, o Spotify também permite que o usuário encontre uma faixa pesquisando pela letra da canção. A ferramenta de busca é capaz de identificar um item mesmo que o usuário só digite parte da letra, como o refrão, por exemplo. Após realizar a varredura, o streaming exibirá entre os resultados a música correspondente, acompanhada da mensagem “Correspondência de letra”, indicando que ela foi encontrada a partir do texto.

Trocar capa da playlist pelo celular

Pelo celular também é possível alterar a capa das playlists criadas pelo usuário, substituindo as tradicionais imagens automáticas que reúnem capas dos álbuns contidos naquele compilado, deixando as listas personalizadas com um visual próprio. A opção, no entanto, só é disponibilizada depois que a playlist for criada e tiver, pelo menos, uma faixa adicionada. Feito isso, basta acessar as configurações, selecionar a opção “Editar playlist” e optar por “Alterar imagem”.

Escutar música sem ninguém ver

Por padrão, o Spotify mostra em tempo real o que o usuário está ouvindo para as pessoas que seguem seu perfil. Mas aqueles que preferem um pouco mais de privacidade podem recorrer a uma opção simples que esconderá essas informações. Para isso, basta acessar as configurações do perfil, localizar a seção “Redes sociais” e ativar a chave “Sessão particular”.

Com essa configuração ativa, as outras pessoas imediatamente deixarão de ver o que está sendo escutado na sua conta. Vale destacar também que todas as faixas reproduzidas em uma sessão particular não serão utilizadas pelo aplicativo para futuras recomendações e sugestões de conteúdo.

Criar sessões com amigos para ouvir músicas

É possível criar uma sessão grupal para ouvir músicas em tempo real com amigos ou parentes que estão distantes pelo Spotify no celular. Usando um código de pareamento que pode ser enviado pelas redes sociais e escaneado com a câmera do smartphone, um anfitrião pode convidar até 100 pessoas para ouvirem a mesma playlist ao mesmo tempo. Os participan

... tes podem controlara a reprodução, adicionar mais faixas à lista de reprodução, assim como pular ou retroceder faixas.

Para criar uma sessão grupal no Spotify, basta abrir a tela de reprodução de músicas e tocar no ícone que alterna os dispositivos disponíveis naquele momento. Nesta aba, será possível visualizar o código de pareamento que fará a sincronização da playlist entre os participantes.

Usar recomendações do Spotify para completar playlists

O Spotify mostra sugestões de músicas na hora da criação de playlists para ajudar usuários indecisos a fazer listas perfeitas. No momento da criação, enquanto a listagem tiver menos de 15 faixas, o próprio sistema oferecerá opões de faixas e artistas com base nos gostos musicais do indivíduo e no título da lista de reprodução. Segundo o streaming, quanto mais o usuário ouvir música no serviço, melhores serão as sugestões. Além disso, depois da criação, também é possível ver recomendações de músicas na parte inferior de cada lista que você criar. Assim, é possível fazer ou atualizar playlists mais rapidamente e encontrar faixas diferentes para ouvir.

Conhecer novos artistas com a função Rádio

O Spotify cria uma coleção de músicas com base em qualquer artista, álbum, playlist ou música que o usuário acessar. Essas coleções são chamadas de “rádios”, e reúnem outras canções semelhantes à principal e que podem ser do interesse de quem está ouvindo, dando oportunidade para a descoberta de novos artistas e estilos musicais. Para acessar, basta tocar no ícone de três pontinhos e selecionar a opção “Ir para o rádio”. As rádios do Spotify são atualizadas periodicamente pelo próprio streaming.

Com informações do Spotify (1, 2 e 3)

Spotify ou Deezer? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.