O Yahoo Respostas será encerrado no dia 4 de maio, após 16 anos de atividade. O site, em operação desde 2005, é uma das plataformas de perguntas e respostas mais antigas da Internet e teve seu auge no final dos anos 2000. A partir da data marcada, o usuário que tentar acessar o endereço será redirecionado para a página inicial do Yahoo. Já não será possível postar novas perguntas desde o dia 20 de abril, mas será permitido resgatar as informações de perfil até 30 de junho.

O sucesso da plataforma pode ser atribuído, principalmente, ao teor do conteúdo das perguntas e respostas. Por meio da separação em categorias específicas, o Yahoo Respostas possibilita que qualquer tipo de questionamento seja debatido entre os usuários, que podem subir de nível de acordo com a avaliação das suas respostas. A seguir, relembre algumas das perguntas mais controversas feitas no site, que faz parte da história da Internet.

1. Água desaparecida

Em 2012, um usuário relatou preparar um macarrão instantâneo e, enquanto esperava que o prato ficasse pronto, foi usar seu computador. No entanto, ao voltar, percebeu que a água estava em menor quantidade do que havia colocado e concluiu que sua casa pudesse ter sido invadida.

A solução do "mistério" é que a água de cozimento, que estava fervendo, evaporou. Nos comentários, usuários dividem-se entre esclarecer a situação e entrar na brincadeira. A resposta favorita, no entanto, carrega um tom alarmista: um anônimo alerta que seria preciso ligar para a polícia imediatamente, pois o invasor poderia se tratar de um assassino.

2. Saída de Slash da banda Slipknot

Na categoria "Entretenimento e Música", uma usuária questiona quais foram as razões que levaram o guitarrista Slash a deixar a banda Slipknot. Segundo o relato, o motivo da pergunta era impressionar um fã do músico com quem a pessoa estava conversando no momento.

Apesar de favorita, a resposta com mais likes é historicamente incorreta — em diversos sentidos. O anônimo afirma que Slash saiu da banda devido a conflitos com o vocalista, Kurt Cobain. Além disso, o guitarrista também seria o culpado pela morte do cantor. No entanto, termina a explicação indicando que não sabe se esta é a verdade, afinal, Slash também discutia frequentemente com o baterista do grupo, que ele diz ser Chimbinha.

As inconsistências já têm início na pergunta, afinal, o guitarrista Slash tocou na banda Guns N' Roses até 1996 e retornou em 2016, mas nunca fez parte do Slipknot. Enquanto isso, Kurt Cobain era o vocalista do grupo Nirvana, e Chimbinha, aleatoriamente envolvido na história, estava à frente da banda paraense Calypso na época. No entanto, a brincadeira rendeu muitos comentários e, embora alguns usuários tenham explicado o que realmente aconteceu, a maioria das mensagens corrobora a resposta favorita e adiciona um toque próprio à invenção.

3. Como fazer leite em pó?

Além das situações curiosas que pareciam ser relatadas apenas no Yahoo Respostas, o site também foi famoso por abrigar perguntas, no mínimo, inusitadas. Nesta situação, um usuário expôs sua dúvida de como o leite em pó é fabricado, sendo que compartilhou suas hipóteses no próprio questionamento. Em sua visão, haveria duas alternativas: "ralar" o leite congelado ou levar a vaca ao estado de desidratação.

As suposições absurdas não foram perdoadas pelos demais usuários. A resposta favorita, inclusive, é apenas uma risada, enquanto outras são mais irônicas e fingem concordar com o usuário que fez a pergunta.

4. Qual é o nome da música?

Na categoria "Religião e Espiritualidade", um usuário contou com a boa vontade e disposição

... da comunidade do Yahoo Respostas para adivinhar o título de uma canção. A postagem acompanha um trecho do que ele compreendeu da música, que não está em português (nem em inglês). O mais surpreendente do caso é que alguém, de fato, desvendou o "enigma". A dúvida se referia a "Welcome to the Jungle", da banda Guns N' Roses, e o primeiro a acertar a resposta conquistou 87 curtidas na plataforma.

Como a pergunta data de uma década atrás, é preciso considerar que o acesso à informação era notavelmente mais escasso do que hoje em dia. Ferramentas como Shazam, por exemplo, não eram tão populares, o que levava internautas a recorrerem a outros métodos para descobrir os nomes de suas músicas preferidas. A tarefa se tornava ainda mais difícil sem o domínio do inglês, já que não era possível jogar as letras no buscador do Google para obter a resposta.

Veja também: Comandos e perguntas que você deve evitar com assistentes virtuais

5. Baixar tinta de impressora

Assim como o caso do leite em pó, perguntas sem aparente sentido fizeram a fama do Yahoo Respostas como uma plataforma em que é possível encontrar de tudo na Internet. Neste caso, uma usuária questiona se existe algum site para baixar tinta da impressora. Entretanto, como se trata de um material físico, é inviável que seja obtido por meio de um download.

Nos comentários da pergunta, outros usuários resolveram entrar na brincadeira e incentivar a dona da postagem a seguir com a ideia. A resposta mais criativa é a favorita, que indica o passo a passo para baixar a tinta por meio do site da fabricante HP e, depois, carregar a impressora a partir da porta USB do computador. No entanto, os demais internautas chegam até a duvidar se o questionamento foi sério ou se a anônima está brincando.

6. Placa mãe queimada

Semelhante à situação anterior, outro usuário com dificuldades tecnológicas recorreu à comunidade do Yahoo Respostas para resolver um problema. Desta vez, o anônimo relata que a placa mãe do computador queimou, mas que já está "baixando" outra pelo celular. Seu problema é que o download está demorando muito e, por isso, a usuária pede indicações de outros sites mais rápidos.

Novamente, a placa mãe se trata de um componente físico do PC, o que descarta a possibilidade de ser obtida por meio de um download. Entre as poucas respostas, um único usuário não faz piada com a situação e sinaliza que se trata de um hardware. Por isso, o correto a fazer é levar na assistência técnica ou comprar uma peça nova. Outros usuários, no entanto, recomendam baixar a "placa tia" ou ainda procurar em sites populares de downloads.

7. Como fazer uma pergunta?

Há mais de uma década, um usuário anônimo indagou como fazer uma pergunta no Yahoo Respostas utilizando a própria ferramenta. Considerando a ironia da situação, a comunidade respondeu a dúvida com criatividade. Mais de 30 usuários sugerem diferentes soluções, enquanto outros fingem também não entender como a plataforma funciona. "Pior eu que não sei responder", escreveu um dos ajudantes. Já outro foi mais prático: "depende da pergunta", digitou.

Qual é o melhor site de notícias? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.