Amácio Mazzaropi é o tema do Doodle exibido na tela inicial do Google nesta sexta-feira (9). O 109º aniversário do ator foi homenageado com uma ilustração que mostra três desenhos do artista em frente à palavra "Google", realizando diversas ações relacionadas ao cinema: escrevendo, filmando e atuando. A caracterização de Mazzaropi no Doodle remete a um dos seus personagens mais conhecidos, o caipira Jeca Tatu.

O Doodle de Amácio Mazzaropi está sendo exibido somente no Brasil e pode ser visualizado nas versões do buscador para computador e celular. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para os resultados de pesquisa sobre a vida do artista. Também é possível compartilhar a arte por e-mail ou pelas redes sociais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quem foi Amácio Mazzaropi?

Amácio Mazzaropi nasceu em São Paulo, no dia 9 de abril de 1912. Durante a infância, visitava a casa de campo de seu avô, maior influência para a representação da caricatura caipira que mostrava em seus filmes. Na adolescência, trabalhou no Circo La Paz, onde começou a materializar o personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato.

Durante a carreira, Mazzaropi produziu obras para rádio e televisão antes de estrear seu primeiro filme, "Sai da Frente", em 1952. Seis anos depois, abriu sua própria produtora, a PAM Filmes, responsável pela realização de vários dos seus sucessos, como "A Tristeza do Jeca", de 1961, primeiro longa filmado em cores por ele. Pouco antes disso, já havia alcançado a fama com o filme "Jeca Tatu", lançado em 1959. O artista também trabalhou na TV Excelsior, onde manteve um programa de variedades por três anos.

O Doodle foi criado pelo ilustrador brasileiro Arthur Vergani, que assistiu aos filmes de Amácio Mazzaropi para compor a figura. "É inspirador ver um artista desenvolver seu trabalho de forma independente, enquanto abre portas para que outros diretores, escritores e atores expressem sua arte ao lado dele. Espero que as pessoas fiquem curiosas sobre quem era Mazzaropi — curiosas o suficiente para ler sobre ele e assistir alguns de seus filmes".

Mazzaropi morreu no dia 13 de junho de 1981, aos 69 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de um

... câncer de medula óssea. Seu 33º filme, intitulado "Maria Tomba Homem", não chegou a ser produzido por conta da doença do ator.

Com informações de Google

Veja também: A história dos Doodles do Google

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.