Nem todo troféu do PlayStation é fácil de conseguir. Alguns demandam muito esforço e dedicação por parte dos jogadores, como é o caso do “Mein Leben”, de Wolfenstein 2, "Infalível”, de Fall Guys, e "Corrida de Ouro", de Red Dead Redemption 2. Esses são alguns que fazem parte apenas de 0,1% dos perfis da PlayStation Network (PSN), segundo dados divulgados pela própria Sony. Na lista a seguir, conheça os dez troféus mais raros de conseguir no PlayStation.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale lembrar que os troféus estão disponíveis somente para PlayStation 5 (PS5) e PlayStation 4 (PS4). Em 2020, o sistema em que eles funcionavam foi atualizado, sofrendo algumas mudanças.

1. Mein Leben – Wolfenstein 2: The New Colossus

O troféu “Mein Leben” é, de longe, o mais difícil em Wolfenstein 2. Para desbloqueá-lo, o jogador precisa terminar o jogo no modo mais difícil, mas com algumas complicações: você não pode morrer nem mesmo uma vez, tampouco pode salvar o jogo. Caso morra no meio de alguma das caóticas batalhas contra os nazistas, precisará começar tudo do zero.

Considerando que Wolfenstein 2 é um título com dificuldade elevada mesmo no modo normal, liberar “Mein Leben” vai envolver muita dedicação e paciência. Memorização de cada cenário, domínio das armas e estratégias para controlar as situações são práticas essenciais. Segundo as estatísticas do momento, apenas 0,1% dos jogadores do jogo nos consoles da Sony conseguiram essa proeza.

2. Infalível – Fall Guys

“Infalível” (ou “Infalible”) de Fall Guys é o troféu que dá dor de cabeça aos jogadores interessados em completar a lista e obter a platina no Battle Royale. Para desbloqueá-lo, é preciso vencer cinco episódios consecutivos no jogo. Essa tarefa, no entanto, não é nada simples, já que o game é completamente multiplayer, e muitas de suas partidas (que têm até 60 jogadores) são resolvidas em lances de pura sorte.

Além disso, outro fator que dificulta sua obtenção é que cada episódio pode oscilar entre partidas com modos que o jogador domina e outros de maior dificuldade. Isso, é claro, sem contar a impossibilidade coordenar perfeitamente 60 estranhos em cinco disputas consecutivas. Nas estatísticas, 0,1% dos jogadores foi capaz de obter “Infalível” até o momento.

3. Número Recorde de Vitórias – Gran Turismo Sport

O troféu “Número Recorde de Vitórias” (“Record Number of Wins”), de GT Sport, exige que o jogador vença um total de 91 corridas no modo online competitivo do jogo. Para se ter ideia, isso é equivalente ao antigo número de vitórias atingidos por Michael Schumacher, que bateu 91 vitórias na Fórmula 1. Embora cite o heptacampeão de F1, o troféu pode ser obtido vencendo corridas de qualquer tipo – ou seja, não obrigatoriamente da competição.

O que torna sua liberação difícil é o fato de que apenas corridas vencidas no modo Sport de Gran Turismo contam para o feito. Ou seja, aquelas realizadas no multiplayer comum não têm validade aqui. No modo Sport, as corridas são organizadas de forma automática pelo jogo, reunindo jogadores por nível de habilidade e de forma aleatória. Isso significa que, para vencer 91 vezes, você precisará efetivamente ter braço suficiente para ser melhor do que jogadores com nível técnico parecido com o seu.

4. Piloto Definitivo – Gran Turismo Sport

“Piloto Definitivo” (“Ultimate Driver”) não é um troféu difícil: você precisa apenas atingir o nível 50 dentro do jogo. Para isso, basta simplesmente acumular pontos de experiência. Esses pontos de GT Sport são liberados em corridas single e multiplayer e também em eventos dentro do jogo, como os D

... esafios de Circuito, por exemplo.

O problema de “Piloto Definitivo” não é mesmo a dificuldade, mas sim a progressão da pontuação necessária para chegar ao nível 50. A curva que define os níveis dentro do jogo é exponencial e progride de uma forma tão acentuada que o jogador basicamente precisa da mesma quantidade de tempo que levou do nível 0 ao 49 para pular do 49 ao 50. As estimativas variam, mas o processo de desbloqueio de “Piloto Definitivo” pode consumir sozinho algumas centenas de horas.

5. Corrida do Ouro – Red Dead Redemption 2

“Corrida do Ouro” (“Gold Rush”), de Red Dead 2, é um caso parecido com o de “Piloto Definitivo”, de GT Sport. Em si, o troféu não é tão difícil: você precisa apenas coletar 70 medalhas de ouro em missões de história. Isso, na prática, significa completar objetivos opcionais dentro das missões. Como Red Dead tem mais de 110 delas, você pode escolher somente as mais fáceis, sem se preocupar em refazer 100% dos objetivos das missões.

Mesmo que algumas missões apresentem alguns objetivos um pouco mais elaborados, o troféu não é tão difícil de ser adquirido. Sua raridade pode ser explicada pelo fato de que Red Dead Redemption 2, embora seja um título extremamente popular, a maioria de seus jogadores concluiu a história somente uma vez, sequer chegando perto de concluir 110 missões.

6. Joga Bem em Conjunto – Fortnite

“Joga Bem em Conjunto” (“Play Well With Others”), de Fortnite, também não é um troféu especialmente difícil. Ele, na realidade, é apenas demorado, já que exige que o player tenha disputado um total de 1.000 partidas no modo Jogar com Outros Jogadores. O que faz com que apenas 0,1% dos usuários tenham obtido o troféu é o fato de que essa modalidade de gameplay só está disponível para quem comprou uma cópia do Save The World original de Fortnite.

Antes de virar o enorme sucesso gratuito com Battle Royale, Fortnite era pensado como um modo de jogo, que envolvia um misto entre construção de bases e trabalho em equipe para se defender de hordas de inimigos. Como muita gente que joga o título na verdade só tem interesse pelo modo Battle Royale gratuito, a lista de troféus do game fica em segundo plano. Por isso, modos específicos e troféus mais exigentes, como o próprio “Joga Bem em Conjunto”, acabam não sendo obtidos por muita gente.

7. Beat Zico: HD – Wipeout Omega Collection

“Beat Zico: HD”, de Wipeout Omega Collection, requer que o jogador iguale ou bata o tempo de 30,82 segundos na pista de Anulpha Pass, usando Venon Speed e a nave Piranha. Para atingir o tempo necessário, o jogador precisa de um alto nível de coordenação, além de muito controle e memorização de pista para aproveitar todos os boosts espalhados no traçado. É necessário, também, não errar nas curvas e saber aproveitar bem as chances de ganhar tempo com manobras.

O troféu de Wipeout é um exemplo de item raro nas coleções dos jogadores dos consoles da Sony por conta da dificuldade. Sua complexidade, inclusive, tem irritado jogadores desde o PlayStation 3 (PS3), já que está disponível também no Wipeout HD, de 2009. Nas estatísticas atuais, ele aparece liberado em apenas 0,1% das contas de jogadores que já jogaram Wipeout Omega Collection no PS4 e no PS5.

8. Emperor! – The Elder Scrolls Online

Para obter o troféu “Emperor!”, de The Elder Scrolls Online, o jogador precisa ser o líder na classificação geral da aliança que controlar todos os seis keeps no entorno da cidade de Cyrodiil, em uma campanha. Como trata-se de um MMORPG, essa tarefa se torna complicada, já que não depende só da sua habilidade no jogo, mas também da dos seus oponentes e players de sua equipe.

The Elder Scrolls Online tem ainda outros troféus raros e difíceis de se obter, mas “Emperor!” se destaca como uma grande barreira no percurso de quem deseja completar o jogo e obter todos os troféus. No momento, ele foi liberado por apenas 0,1% dos jogadores do MMORPG da Bethesda.

9. Fresh Lettuce – NBA 2K21

Disponível na versão para PS5 do jogo (a edição de PS4 tem troféus diferentes), “Fresh Lettuce” requer do jogador tarefas inusitadas: entrar na G-League em vez da rota pela universidade, jogar mal para receber avaliação nota F em todas as partidas e dar vexame em entrevistas (tanto na G-League, quanto na NBA). O objetivo é ir mal de propósito para que o jogador seja mandado de volta para a G-League, apenas para continuar tirando F até ser dispensado do time.

Embora não seja tão difícil, o troféu requer algum investimento de tempo e, no momento, aparece como liberado por apenas 0,1% dos jogadores de NBA no PS5. Como o jogo é recente, e o console andou em falta, é provável que esse troféu deixe de ser tão raro com o passar do tempo.

10. To Live Forever – No Man’s Sky

“To Live Forever” é um troféu parte da atualização Path Finder, de No Man’s Sky, disponível gratuitamente para todos os jogadores do game. Ele basicamente requer que o jogador refaça o percurso original do jogo, indo de um planeta de início até o centro da galáxia. Não seria nada propriamente difícil, mas sim algo apenas demorado, se não fosse por um detalhe: para valer o troféu, é preciso fazer o processo todo no modo permadeath, em que, caso morra, o jogador perde todo o progresso no jogo.

A condição de basicamente terminar No Man’s Sky com permadeath acaba tornando esse troféu algo mais exigente, já que planetas com ambiente extremamente tóxico e inóspito, com ataques de piratas espaciais, são comuns no jogo. Esses fatores explicam porque, no momento, apenas 0,1% dos jogadores liberaram “To Live Forever” em seus perfis.

Com informações de PlayStation Blog

Qual sua platina ou troféu mais difícil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.