O PlayStation 5 (PS5) recebe sua primeira grande atualização de sistema na próxima quarta-feira (14). Entre as principais novidades oferecidas pelo update, está o aguardado armazenamento de jogos em discos externos, que deve aliviar a demanda sobre o SSD interno do console. Além disso, será possível usar o recurso Share Play para compartilhar games via stream com amigos no PlayStation 4 (PS4), ou vice-versa.

Mais do que apenas essas mudanças, a novidade também promove uma série de ajustes ao console next-gen da Sony, com um maior nível de personalização em diversos recursos do sistema. As informações foram reveladas nesta terça-feira (13), em postagem no blog oficial da PlayStation. Confira todas as mudanças trazidas pela nova atualização a seguir.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Salvar games em HD ou SSD externo

Como uma das principais novidades, a capacidade de mover jogos para um HD ou SSD externo pode agradar jogadores que viram dificuldade em manter espaço livre no armazenamento interno do console – que, vale dizer, é de apenas 825 GB de capacidade, com parte inclusive consumida pelo próprio sistema. Segundo divulgado pela Sony, os usuários, agora, podem arquivar jogos de PS5 em armazenamentos paralelos, como uma forma de poupar espaço.

Para isso, entretanto, será necessário copiar o arquivo de volta para o SSD interno do console sempre que o jogador quiser rodar os games. O blog explica que a razão para isso está no fato de que jogos de PS5 são desenvolvidos já contando com a alta velocidade do armazenamento do videogame. Por isso, não poderiam rodar diretamente do HD externo, que é cerca de 100 vezes mais lento do que o SSD.

Jogos de PS4, por outro lado, continuarão permitindo instalação e execução direto das unidades externas conectadas via USB. Da mesma forma, os usuários que preferirem podem, também, instalar games do console de geração anterior em seu SSD interno.

Share Play

Outra novidade interessante é a expansão do recurso Share Play. Agora, amigos presentes em uma mesma party poderão compartilhar seus jogos via streaming. Caso você tenha um PS5, poderá, por exemplo, transmitir sua partida para outro jogador que tenha um PS4. Há a possibilidade, inclusive, que o contato jogue um game do novo console diretamente de seu PS4, pela Internet. Além disso, o caso em vice-versa também será possível, com players do antigo videogame compartilhando seus títulos com usuários da plataforma next-gen.

Vale dizer que, como já funcionava o Share Play no PS4, o recurso de compartilhamento de jogos é dependente da sua conexão com a internet, variando conforme a sua qualidade. Mais do que apenas permitir que seus amigos experimentem seus games, a ferramenta também pode ser usada para títulos com modos cooperativos, segundo afirmou a Sony.

Personalização, mais ajustes e PlayStation App

A atualização do sistema vem com novas opções para ajustes de interface, sobretudo, no painel Game Base. A ideia seria tornar o acesso de recursos mais ágil. Há ainda novidades na biblioteca de jogos, com opções para facilitar a organização dos títulos, e no painel de estatísticas de troféus, que permite que as capturas de tela e vídeo

... automáticas sejam feitas apenas em troféus mais raros.

Já o aplicativo oficial do PlayStation para celulares deve ganhar algumas novas funcionalidades nos próximos dias. Entre as principais novidades, estão a capacidade de gerenciar o armazenamento do PS5, de entrar em uma sessão multiplayer diretamente do app e até mesmo de comparar coleções de troféus com seus amigos.

Com informações de PlayStation Blog



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.