O Google está desenvolvendo um recurso capaz de alertar usuários que estiverem olhando para a tela do celular enquanto andam na rua. O objetivo seria evitar acidentes em ambiente urbano. Com testes iniciados em novembro do ano passado, a ferramenta chamada de Heads Up foi encontrada por Jay Prakash Kamat no Pixel 4A, um dos celulares da grife do Google. Ele compartilhou a descoberta no Twitter.

A ferramenta deve integrar a área de Bem-Estar Digital do Android, junto com outros recursos que já são encontrados na opção “Reduzir interrupções”. A aplicação, entretanto, ainda não está disponível para todos os dispositivos, visto que apenas os celulares Google Pixel têm acesso ao Heads Up por enquanto.

O recurso tem como objetivo alertar aquelas pessoas que, ao andar na rua, continuam olhando para a tela dos smartphones. Isso pode causar acidentes de várias procedências, seja esbarrar em alguém, tropeçar em algo, passar por algum buraco e, em casos mais sérios, ser atingido por um veículo. É possível encontrar função semelhante na Realidade Aumentada do Google Maps, testada pelo TechTudo em 2019.

Nesse sentido, o Google pretende emitir alertas como “olhe para frente”, “cuidado onde pisa”, "mantenha o foco” e “olho para cima” toda vez que o sistema detectar que a pessoa está olhando para o celular enquanto caminha. É válido lembrar que, assim como as outras ferramentas, essa também só pode fazer os alertas quando for ativada pelo usuário.

É possível encontrar configurações adicionais que orientam situações como as do controle de permissão para atividade física ou até mesmo a chave para desabilitar os lembretes.

O próprio aplicativo ressalta que ele não deve substituir a atenção da própria pessoa. O uso do celular, um distrativo, pode gerar a chamada “cegueira por desatenção”, fenômeno que explica a fragmentação da atenção daqueles que estão distraídos com algo. Isso pode resultar em um tropeção ou até mesmo uma colisão com algo ou alguém por não estarem atentos ao que está acontecendo ao redor.

Mesmo sem previsão da distribuição da atualização do Bem-estar digital com o Heads Up, espera-se que a ferramenta passe a integrar os demais celulares em breve.

Com informações de

... "_blank">The Next Web, XDA Developers e 9to5Google

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.