O mundo foi transformado. A pandemia estimulou todo o mercado digital. As pessoas ficaram mais em casa e tiveram mais tempo para aprender algo novo, ou aprofundar em algum assunto.

Olhando para o número de pesquisas no Google, é possível ver o aumento da procura por termos como Marketing Digital e Cursos online durante este ano.

Algumas empresas de pesquisa de mercado projetam que até o ano de 2030 todas as organizações do mundo terão algum tipo de infoproduto.

É o caso da Forrester, empresa de pesquisa de mercado dos EUA, que afirma que em 10 anos - desde empresas de software e tecnologia até empresas de alimentação - todas trabalharão com pelo menos um infoproduto.

Mas afinal, o que são infoprodutos e como você também pode ganhar dinheiro com eles.

O que é um infoproduto

Infoproduto é uma mercadoria criada e distribuída no meio digital. Normalmente, oferece algum tipo de conhecimento ou informação. Além disso, possuem riscos e custos baixos, tendo portanto um alto potencial de lucro e escala.

Livros digitais, cursos online, aulas em vídeo, consultorias virtuais, livros em áudio, eventos digitais, planilhas, todos são exemplos de infoprodutos.

Vamos conhecer um pouco mais os principais tipos de infoprodutos:

Cursos online

Os cursos online são os infoprodutos mais conhecidos e vendidos atualmente. Este formato é muito utilizado porque entrega conhecimento de qualidade de forma organizada para o aluno.

Normalmente, é utilizado uma plataforma para a entrega do curso, onde são disponibilizadas aulas em vídeo, materiais escritos, ferramentas e tudo que for necessário para que o aluno aprenda o que está sendo transmitido.

Neste formato, o aluno tem total liberdade de acesso, e pode estudar a hora que desejar, rever o conteúdo quando precisar e inclusive receber certificado ao final do curso.

Ebooks - Livros digitais

Os livros digitais também são muito utilizados neste mercado e são uma boa fonte de renda. São produtos mais fáceis de serem produzidos, por isso podem ser comercializados por um valor mais acessível.

Eles podem ser vendidos no formato PDF e entregue diretamente para o cliente, ou podem ser feitos em formatos mais profissionais e comercializados inclusive em plataformas de vendas como a Amazon.

Assinaturas

Assim como Netflix, Amazon Prime e tantos outros serviços de assinatura, você também pode criar um infoproduto neste formato.

Uma área de membros, com acesso pago mensal ou anual, onde você entrega conteúdos com regularidade, seja em vídeo, texto, áudio ou qualquer outro formato.

Este tipo de produto é muito indicado para conteúdos que são constantemente atualizados. Para manter um produto como este, é muito importante pensar na frequência de publicação de conteúdos e na estratégia de retenção dos clientes.

Evento ao vivo

Este é outro tipo bastante conhecido de infoproduto. Você pode organizar uma única palestra ao vivo, entregue por você mesmo, assim como pode reunir outros profissionais e montar um grande evento para palestrar durante um ou mais dias.

A experiência é muito parecida com eventos presenciais. A grande diferença está no poder de escala. Você pode colocar um número ilimitado de pessoas para assistir a essas palestras ou aulas sobre determinado tema.

Consultorias individuais ou em grupo

Uma opção muito interessante são as consultorias, que podem ser individuais ou em grupo.

Na consultoria, ao contrário do curso que você disponibiliza um único material para milhares de pessoas, você trabalha um conteúdo mais personalizado.

Você pode fazer de for

... ma individual, ou reunir um grupo de pessoas com negócios e interesses comuns. Se você é especialista em alguma área, talvez esse seja o jeito mais simples de monetizar o seu conhecimento.

Por onde começar?

Se você tem algum conhecimento ou é especialista em algum assunto e conseguiu imaginar uma forma de ganhar dinheiro transformando ele em um infoproduto, existe uma forma simples e prática de começar.

O The Checklist, como o nome diz, é um checklist onde você vai aprender a fazer e colocar à venda o seu infoproduto. O mais importante, você não vai ficar meses estudando o assunto. Você vai aprender fazendo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.